...é yurij com i?🏴 Profile picture
May 7, 2020 6 tweets 2 min read Read on X
Homenagem e contribuição no #paCTopelaVIDA e à #MarchaVirtualPelaCiência: para não cairmos em fake news, quero lembrar que é MENTIRA que o povo brasileiro caiu vítima da anti-ciência. Ao contrário: a população brasileira APOIA, a ciência mesmo em momentos de crise! (fio) ImageImage
A fração de brasileiros que acha que devemos diminuir o investimento em C&T é praticamente ZERO (primeiro gráfico: representa toda população adulta do país, em todas as regiões; segundo gráfico: representa todos os jovens, em todas as regiões).
Praticamente, mesmo numa tempestade de calúnias e desinformação, os brasileiros continuam acreditando na importância da ciência. Só a família Bolsonaro e os 7 amigos do Weintraub defendem cortes.
São dois resultados de duas grandes pesquisas nacionais em que participei e analisei os dados: a primeira é o survey do CGEE com MCTIC, 2019. A segunda, o sruvey que fizemos com o INCT-CPCT, instituto nacional para a comunicação pública da ciência.
Em ambas as pesquisas, investigamos também o grau de confiança dos brasileiros e brasileiras. Adivinhe? A confiança dos brasileiros em cientistas de universidades públicas é altíssima, ao contrário do que muitos cientistas acreditam.
#Coronavirus se combate com universidades públicas, saúde pública e ciência: os brasileiros sabem disso, e defendem isso. Importante não esquecer isso.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with ...é yurij com i?🏴

...é yurij com i?🏴 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @ycastelfranchi

Jan 11
Estou em Roma há umas semanas. Do Brasil recebo msgs perguntando se isso aconteceu mesmo, se tem tantos nazistas e fascistas na Itália, se a população e a mídia repudiam. Sim, aconteceu, mas n é como parece e n tem a ver com o governo da Meloni. Vai🧶p entender #AccaLarentia
Image
Image
Como no Brasil teve esquerdistas se dizendo assustados com o fato, vale a pena dizer q esses n têm memória: não foi neste janeiro que se reuniram tantas ratazanas: acontece todo ano, e n tem a ver com a Primeira Ministra ser uma deles, pq no governo de esquerda eram mais ainda. Image
Importante dizer q parecem muitos, pq tiram as fotos sem mostrar o espaço todo e pq, juntinhos, de preto, gritando c a cara feia e o bracinho-up p se dar coragem, parece grande. Eram menos de 2mil e para juntar tiveram que chamar da itália toda, mais uns nazistas do exterior tbm Image
Read 12 tweets
Aug 5, 2023
Sobre pseudociência produzidas por nós, cientistas, (e outras bobagens sem fundamento), tenho dezenas de exemplos. Q mostram que nossa pseudociência pode ser mais perigosa que a do charlatão no instagram. Mas vou mostrar 1 q dá o tamanho do buraco e sua dimensão política (+)
N vou botar nome pq n tenho advogado. Uns anos atrás uma importante instituição de pesquisa britânica (das mais renomadas do mundo) mandou para mim e uma dúzia de colegas de várias áreas, um pedido bizarro: dar palpite se demitir um cientista importante denunciado por racismo.
Até aí, simples. Mas a questão era que tinha sido denunciado nn o comportamento dele, e, sim, um paper científico. De psicologia evolucionista. (A explicação biológica do comportamento humano publica toneladas de pseudociência e ideologia por ano, as sociais tb, no outro lado)
Read 15 tweets
Aug 3, 2023
Mais umas coisas sobre "pseudociência". A primeira, divertida, é que toda vez que a treta volta, muitos cientistas repetem um ritual: defender a ciência demarcando território. Um pouco canino, mas estudado cientificamente, parte da cultura e do mito fundador da ciência
(sim, cientistas tem rituais, crenças, valores não racionais e, sobre tudo, mitos. E vc que diz que divulgador difunde a "cultura científica" deveria lembrar que cultura é feita disso, de mitos, rituais, relações de poder: a cultura científica não é o conhecimento científico)
Essa obsessão ritual de que, para defender a ciência, o mais importante é defender o muro, marcar o que a ciência é, e estigmatizar (ou seja, carimbar) aquilo q "se parece com ciência, mas não é", é muito importante para a ciência funcionar: nos estudos sociais de C&T se chama
Read 12 tweets
Mar 20, 2022
Gostei desse fio da Marina: pega na raiz de muitos dos desentendimentos entre os inexatos e os desumanos (exatas e humanidades). É coisa p discussão grande, mas como é algo q me incomoda tb desde que mudei da física para sociais, vai um fio do q pensei nesses anos :)
Primeiro: sim, uma diferença marcante entre exatas e humanidade é essa mesma: nas exatas, tem alta monossemia dos termos técnicos (ou seja 1 palavra = 1 significado, bem definido e operacional. Tipo: energia, velocidade, aceleração significa o mesmo para todo físico, ou quase)
As sociais são polissêmicas:1 termo, mesmo ligado a um conceito central, pode significar várias coisas e ser mensurado, analisado de formas diferentes (ex.: sociedade, cultura, classe, grupo social, até mesmo "ciência" ou "tecnologia"). Pq nas humanas fizemos essa porcaria?
Read 26 tweets
Mar 18, 2022
Não me meto em treta de twitter (é inútil e estressante: mais divertido olhar como sociólogo amigos sensatos se transformando em haters adolescentes), mas esta do Átila "cancelado" sobre ideologia é legal p pensar umas coisas sobre divulgação científica 🧵longo, p quem gostar.
1. Átila é de longe um dos melhores divulgadores no Brasil. Todo divulgador bom faz escolhas, ou seja não é imparcial: quanto melhor um divulgador, mais provável é discordarmos dele. Por isso, muitos ataques que recebeu são absurdos: discordar sobre resultados científicos ou
sua interpretação não significa que o outro é incompetente, menos ainda q deve ser cancelado como pessoa. Pelo contrário: ajuda e ver como funciona a ciência, por brigas, refutações, disputa sobre conceitos, medidas e seus significados. Dito isso: 2. O que é ideologia?
Read 24 tweets
Mar 5, 2022
Sobre mais 1 história de conservador nojento (Mamãe Falei) vou contar pq na primeira vez que cheguei ao Brasil tentei pagar tudo que tinha p voltar no mesmo dia p casa. Isso tem a ver com o fato de que a cultura de todos nós homens é assim (só nem todos gravamos em áudio) :(.🧵
Tinha acabado de formar em física. Presente que pedi para todos familiares que pudessem dar um: me ajudar a pagar passagem de avião para mais longe possível (da itália... e da física). Destino: Bornéu (eu era ativista ambiental e gosto de viajar e me perder em florestas).
Mas acabei indo p Salvador Bahia...pq a única pessoa que topou uma viagem de mochileiro e caronas, 2 meses, foi um primo artista q tinha uma paixão lá (em troca, a promessa foi 1 semana na bahia, 4 semanas no Pantanal, depois p norte, florestas). Nunca chorei tanto.
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(