...é yurij com i?🏴 Profile picture
físico, sociólogo, divulgador. Prof de universidade. Com muito orgulho e bastante cansaço
Jan 11 12 tweets 4 min read
Estou em Roma há umas semanas. Do Brasil recebo msgs perguntando se isso aconteceu mesmo, se tem tantos nazistas e fascistas na Itália, se a população e a mídia repudiam. Sim, aconteceu, mas n é como parece e n tem a ver com o governo da Meloni. Vai🧶p entender #AccaLarentia
Image
Image
Como no Brasil teve esquerdistas se dizendo assustados com o fato, vale a pena dizer q esses n têm memória: não foi neste janeiro que se reuniram tantas ratazanas: acontece todo ano, e n tem a ver com a Primeira Ministra ser uma deles, pq no governo de esquerda eram mais ainda. Image
Aug 5, 2023 15 tweets 4 min read
Sobre pseudociência produzidas por nós, cientistas, (e outras bobagens sem fundamento), tenho dezenas de exemplos. Q mostram que nossa pseudociência pode ser mais perigosa que a do charlatão no instagram. Mas vou mostrar 1 q dá o tamanho do buraco e sua dimensão política (+) N vou botar nome pq n tenho advogado. Uns anos atrás uma importante instituição de pesquisa britânica (das mais renomadas do mundo) mandou para mim e uma dúzia de colegas de várias áreas, um pedido bizarro: dar palpite se demitir um cientista importante denunciado por racismo.
Aug 3, 2023 12 tweets 4 min read
Mais umas coisas sobre "pseudociência". A primeira, divertida, é que toda vez que a treta volta, muitos cientistas repetem um ritual: defender a ciência demarcando território. Um pouco canino, mas estudado cientificamente, parte da cultura e do mito fundador da ciência (sim, cientistas tem rituais, crenças, valores não racionais e, sobre tudo, mitos. E vc que diz que divulgador difunde a "cultura científica" deveria lembrar que cultura é feita disso, de mitos, rituais, relações de poder: a cultura científica não é o conhecimento científico)
Mar 20, 2022 26 tweets 9 min read
Gostei desse fio da Marina: pega na raiz de muitos dos desentendimentos entre os inexatos e os desumanos (exatas e humanidades). É coisa p discussão grande, mas como é algo q me incomoda tb desde que mudei da física para sociais, vai um fio do q pensei nesses anos :) Primeiro: sim, uma diferença marcante entre exatas e humanidade é essa mesma: nas exatas, tem alta monossemia dos termos técnicos (ou seja 1 palavra = 1 significado, bem definido e operacional. Tipo: energia, velocidade, aceleração significa o mesmo para todo físico, ou quase)
Mar 18, 2022 24 tweets 6 min read
Não me meto em treta de twitter (é inútil e estressante: mais divertido olhar como sociólogo amigos sensatos se transformando em haters adolescentes), mas esta do Átila "cancelado" sobre ideologia é legal p pensar umas coisas sobre divulgação científica 🧵longo, p quem gostar. 1. Átila é de longe um dos melhores divulgadores no Brasil. Todo divulgador bom faz escolhas, ou seja não é imparcial: quanto melhor um divulgador, mais provável é discordarmos dele. Por isso, muitos ataques que recebeu são absurdos: discordar sobre resultados científicos ou
Mar 5, 2022 11 tweets 2 min read
Sobre mais 1 história de conservador nojento (Mamãe Falei) vou contar pq na primeira vez que cheguei ao Brasil tentei pagar tudo que tinha p voltar no mesmo dia p casa. Isso tem a ver com o fato de que a cultura de todos nós homens é assim (só nem todos gravamos em áudio) :(.🧵 Tinha acabado de formar em física. Presente que pedi para todos familiares que pudessem dar um: me ajudar a pagar passagem de avião para mais longe possível (da itália... e da física). Destino: Bornéu (eu era ativista ambiental e gosto de viajar e me perder em florestas).
Mar 3, 2022 5 tweets 2 min read
Pessoal, não leiam as notícias sobre Ucrânia como notícias, mas como propaganda militar. Toda guerra é tb guerra de inteligência, contrainteligência e comunicação. A mídia brasileira decidiu comprar o pacote fechado da propaganda EUA (desde a Criméia) e muito jornalista topou... Aí saem afirmações inacreditáveis em tempo de paz, tipo "é a primeira vez, desde a Segunda Guerra Mundial, que a guerra chega na Europa" (alô Kosovo, Sérvia?), ou "Putin faz aquilo que nunca foi feito neste século: invadir um pais" (tipo Iraq, Afeganistão...), além de fakes mesmo
Dec 2, 2021 12 tweets 4 min read
Instigado por @Digssss (acho q eu nn conheço, mas amo ser instigado por desconhecidos) e pelo interesse da mais aberta e curiosa das intelectuais (a @ninadhora) conto o q meu curso de sociologia tem a ver com computação, filosofia, epistemologia feminista, biologia e física (+) em primeiro lugar, na treta de em q sentido e como algoritmos podem ser racistas, sexistas, classistas, a sociologia ajuda a ver que 1. são sim, mas nem somente pq "depende de como são usados/treinados" e nem pq "a racionalidade científica é de dominação em si" (+)
Oct 7, 2021 18 tweets 6 min read
Imagine uma cientista q ganhou o Nobel com 77 anos. Aos 93, tá quase cega. Acorda todo dia às 4 (“estudo e ninguém me incomoda”). Às 9 vai p laboratório trabalhar. Passa a tarde com outra mulher lendo livros. Foi com essa figura que tomei o chá mais incrível d minha vida. vai 🧵 Telefonema, quase 20 anos atrás, ainda lembro o choque. “A Dra Montalcini” disse uma voz gentil “gostaria de convidá-lo para uma conversa. Sobre seu livro: eu li para ela. Ela gostou”. Morrendo de timidez (e complexo de impostor) tentei recusar: “meu livro já tá ultrapassado..."
Oct 5, 2021 14 tweets 4 min read
Meu prof de física ganhou o Nobel!... E quero contar fofocas sobre ele. Pq Giorgio Parisi, além de um cara entre os mais brilhantes q conheci, é um raro exemplo de cientista-absolutamente-nerd e ao mesmo tempo absolutamente engajado. Figura interessantíssima de cientista. Segue🧵 Image Agorinha ele foi ovacionado na Univ. La Sapienza, Roma. Falou tipo 5 min, menos q a reitora q apresentou ele, menos q a ministra, q falou do governo dela e da volta da importância da pesquisa. Mas já disse 3 coisas super legais, nenhuma de física: Image
Oct 2, 2020 20 tweets 6 min read
Muita matéria sobre "brasileiro n confia em cientista e n gosta de ciência". Pessoal, tá ERRADO. Erradas as matérias, errada a interpretação . Preconceito só. Para jornalistas e cientistas, vai este fio c um pouco de ciência de survey. #ABCdaDC 1. Começando pelo lado do jornalista. Se vc recebe preprint de pesquisa estrangeira dizendo que tem rinoceronte na Amazônia, o que vc faz? Perguntinha rápida para um especialista dizer se é possível? Pois é
Jul 14, 2020 5 tweets 2 min read
Mais ridículo o Gilmar Mendes tentando pedir desculpa ou militares exigindo desculpas de um cara como ele? Polícia, militares, juízes, merecem respeito incondicional? Enquanto não assumem a responsabilidades de crimes e distorções institucionalmente enraizados? Envergonham o país Image
Jul 13, 2020 5 tweets 2 min read
Em homenagem a nosso Ministro, que será convidado para aula inaugural, anuncio minha nova disciplina optativa para o doutorado em sociologia: "Sexo sem limites. Entre biopolítica e necropolítica, a suruba como subversão epistêmica". Segue ementa na thread. Ementa:
1. Desejo, corpo e poder em Michel Foucault: a masturbação como cuidado de si e insubmissão
2. Anarquia como orgia: Apolíneo e Dionisíaco no socialismo libertário insurrecional (Roberto Freire, W. Reich e a somaterapia: uma teoria do erotismo anarquista)
Jun 3, 2020 4 tweets 1 min read
Proposta p amigxs brancxs. Cite 5 artistas, intelectuais, cientistas negras\os que te marcaram, e diga pq. Alguns ficarão admirados em encontrar bem mais do que 5, e não ter reparado nisso. Outros, se darão conta de não conhecer muitos: terão dicas para descobrir. Siga fio: Os meus
- Milton Santos (o primeiro pensador que me mostrou o Brasil como terra genial e cosmopolita)
- Achille Mbembe (um dos autores que mais me fez mudar de ideias)
- Ella Fitzgerald (que me guiou no jazz, me revelando a inteligência no estado mais puro)
May 7, 2020 6 tweets 2 min read
Homenagem e contribuição no #paCTopelaVIDA e à #MarchaVirtualPelaCiência: para não cairmos em fake news, quero lembrar que é MENTIRA que o povo brasileiro caiu vítima da anti-ciência. Ao contrário: a população brasileira APOIA, a ciência mesmo em momentos de crise! (fio) ImageImage A fração de brasileiros que acha que devemos diminuir o investimento em C&T é praticamente ZERO (primeiro gráfico: representa toda população adulta do país, em todas as regiões; segundo gráfico: representa todos os jovens, em todas as regiões).
Apr 21, 2020 5 tweets 2 min read
@grupoconjor obrigado! Divulgação e pandemia. O que vou dizer?
1. Que podemos fazer divulgação científica "na contramão". Não PARA o público, mas COM públicoS: escuta antes, compreende, por fim fala. O clássico é o contrário, a gente falar para pessoas que não compreendemos(1\5) achando que eles é que não compreendem e que nós somos "o cara" que ilumina mentes e corações.
2. Vou mostrar que 90% da divulgação de qualidade (nem vou falar da que nm tem qualidade, que é muita, infelizmente, e faz danos) é feita para chegar a menos de 20% das pessoas (2\5)
Apr 5, 2020 4 tweets 1 min read
Dias antes que a quarentena começasse, o sindicato APUBH​ organizou esta linda mesa sobre ciência e desinformação. Com um diferencial: a transdisciplinaridade. Há intelectuais dizendo que o problema é de "alfabetização" ("informacional", "científica"...).
Há divulgadores achando que neurociência ou psicologia evolutiva explicam como a pessoas compartilham e caem nas fake news. Cientistas, gravam depoimento dizendo que, usando inteligência artificial, questão tá resolvida; para outros, o que precisa é lei.
Mar 20, 2020 4 tweets 1 min read
#coronavirus urgente. Amigos, colegas, estamos montando uma taskforce de enfrentamento à epidemia: informação certificada + processos de solidariedade e mobilização coletiva. Somos 50-60 cientistas, jornalistas profissionais, comunicadores, educadores, divulgadores da ciência , e alunos da UFMG. Problema: precisamos nos reunir virtualmente numa plataforma que funcione. Preciso de dicas de um sistema de videoconferência que seja
a) gratuito
b) aceite 50-60 pessoas (não, zoom não faz, por ex.)
Mar 11, 2020 4 tweets 2 min read
#coronavirus #FlattenTheCurve
1. Why people MUST not panic (no, you will not die)... and, 2.... Image 2. Why government MUST take it VERY SERIOUSLY Image
Mar 11, 2020 9 tweets 2 min read
#Coronavirus OPEN LETTER FROM ITALIAN SCIENTISTS (thread)
As you know Italy is suffering a dramatic spreading of the coronavirus. In just 3 weeks, it has reached more than 10.000 people. From our data, about 10% of patients require ICU (Intensive Care Unit) or sub ICU assistance and about 5% of patients die. We are now in the tragic situation that the most efficient health system of the richest area of the country is almost at its full capacity and will soon be difficult to assist more people.
Mar 6, 2020 7 tweets 1 min read
mamma mia, angústia: tentando finalizar meu plano de curso para disciplinas "Intro. à divulgação científica" e "C&T, política, sociedade". Até agora, 43 pontos que considero indispensáveis a tratar... em 14 aulas. Argh. Nem Pomodoro salva. Talvez Marie Kondo? Introdução à divulgação científica: o que não posso não colocar:
- Hype, fake issues , pós-verdade, teorias da conspiração, e pseudociência: a) como funciona a economia da atenção; b) como funciona a crença; c) como funciona a confiança; d) como lidar.