My Authors
Read all threads
Eu não acredito que as pessoas más já nasçam assim. Mas acredito que, se alimentados de informações e valores equivocados, todos nós podemos virar monstros.
Há uns 15 anos, as grandes empresas de tecnologia perceberam que podiam fidelizar os usuários de seus serviços personalizando a informação que entregavam.
Em outras palavras, enquanto ocultavam todo o resto, mimavam e viciavam os consumidores entregando apenas aquilo que quisessem consumir.
Essa fórmula, como alertou Eli Pariser há uma década, trancaria as pessoas em bolhas virtuais avessas à divergência. Tais bolhas funcionavam como câmaras de eco que apenas reforçariam o viés de confirmação.
Ali por 2010, já se imaginava que a humanidade se radicalizaria. E se entrincheiraria contra qualquer informação que confrontasse o que fosse consenso dentro de cada bolha.
É exatamente o que temos hoje. Em especial, no Brasil. Contra argumentos, não há mais fatos. E, de repente, uma nação pacífica está entregue a um governo fascista, que agenda churrasco para reforçar que não se importa com o que, na data agendada, contabilizará dez mil mortos.
É o que sequestra nossos familiares. Por mais que nos esforcemos para salvá-los das trevas, eles passam mais tempo com o olho grudado num espelho que vive a convencê-los de que, ao contrário da gente, quem tem razão é eles.
E de repente fica difícil amar mesmo nossos entes mais queridos. Relações são cortadas. E a sociedade adoece, literalmente adoece, do corpo e da mente. E sabota o melhor tratamento possível, pois aquele espelhinho segue apresentando ao indivíduo apenas o que o indivíduo quer ver.
É gravíssimo o que ocorre. A pandemia da estupidez já coleciona vítimas fatais. E na casa das dezenas de milhares. A prioridade é, claro, combater o vírus. Superado esse inimigo, é urgente que se combata o algoritmo.
É isso ou seguirmos marchando rumo ao erro que a geração dos nossos bisavós cometeu há um século. E que elevou a contagem de óbitos às dezenas de milhões.
Aquele ciclo vicioso só foi rompido quando aquela geração foi obrigada a sair de casa e encarar com os próprios olhos o que havia construído em campos de extermínio.
É o que precisamos: mostrar à atual geração o estrago que ela tem feito.
Algumas pessoas pediram esse texto para compartilhar em outras redes. Acho que dá para copiar daqui:
threadreaderapp.com/thread/1258655…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Marlos Ápyus

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!