My Authors
Read all threads
1. Um caso simbólico completamente ignorado pela imprensa brasileira, mas com grande repercussão americana é o da cabeleireira texana Shelley Luther.

2. Shelley foi recém liberada após passar 2 semanas presa por abrir seu salão em Dalas durante a quarentena imposta pelo estado.
3. O governo estadual do Texas (!!) originalmente havia estabelecido uma lei com multas e até prisão para quem abrisse estabelecimentos do tipo.

4. Shelley entendeu que a lei era inconstitucional, que tinha o direito a abrir e se sustentar e resolveu desobedece-la. Foi detida.
5. Levada ao juiz do condado Eric Moye, este disse que a soltaria se ela pagasse uma multa e se desculpasse "por ser egoísta".

6. Shelley recusou-se: "Se você acha que a lei é mais importante do que alimentar meus filhos, então prossiga com sua decisão. Mas eu não vou fechar."
7. O juiz então determinou a prisão de Shelley por 2 semanas por estar "in contempt" (algo como desacato) e determinou o pagamento de 7 mil dólares de multa.

8. O Procurador Geral do Texas, espantado, mandou uma carta ao juiz se opondo a aplicação "injustificável" da lei.
9. O juiz Moye sustentou a decisão. Então o governador Abbit criticou e o vice-governador até ofereceu pagar a multa do próprio bolso.

10. Após outro caso similar, o governo estadual resolveu mudar a lei e proibir prisão de qualquer texano por este motivo. Trump aplaudiu.
11. Breve perfil do juiz Moye: aluno da Escola de Direito de Harvard, o berço do ativismo judicial nos EUA (coincidemente, por onde passaram Sergio Moro e Dallagnol). Também é descrito no NY Times como "amante de charutos cubanos e as melhores carnes.

nytimes.com/2007/06/17/boo…
12. A Suprema Corte do Texas (estados nos EUA tem supremas cortes) finalmente - é claro - determinou a soltura de Shelley. Mas custou.

13. Hoje, o senador republicano Ted Cruz, foi ao salão de Shelley cortar o cabelo.

14. Moral da História: Don't Mess With Texas.
* Uma correção oportuna: Shelley foi sentenciada a 2 semanas, mas passou 2 dias presa até a Suprema Corte decidir soltá-la. Ato falho pelo costume com a lentidão da justiça brasileira.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Paulo Figueiredo Filho

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!