Mito 1. “A Medicina não pode esperar pela ciência que demora anos para dar respostas.”
Fato: 5 meses após início da Pandemia, estudos já estão sendo lançados. Citar Ciência e Medicina como antagônicos em uma frase é o cúmulo da insensatez
Fato: Existe alta chance de coincidência. A maneira de evitar falsas correlações é criar dois grupos de pacientes na mesma condição: os que tomam HCQ e os que tomam placebo.
Fato: Eles consideram baseado em evidências positivas fracas (exemplo, estudo com 36 pacientes), mas não citam estudos maiores (+1300 pacientes) negativos. Ciência não é questão do que a maioria pensa.
Fato: De novo, baseado em evidências fracas. Ciência não é sobre o que alguém (mesmo que titulado, ou mesmo que em nome de uma Sociedade) disse, mas sobre o que alguém COMPROVOU por A + B.
Fato: Sim, é infundada. Elas podem até ter sido curadas, mas como saber, sem uma metodologia apropriada, se elas não seriam curadas como 96 - 99% dos pacientes?
Fato: Você poderia ter sido curada em 4 dias mesmo que não tivesse tomado nada, como o que acontece com muitos pacientes que apresentam a forma leve da doença.
Fato: Em primeiro lugar, não se usava nesse contexto. Em segundo lugar, as evidências até aqui mostram que ela simplesmente não tem efeito - nem positivo nem negativo.
Fato: Não existe tratamento medicamentoso contra coronavírus. A visão simplista de que só existem tratamentos à base de remédios é uma lástima quando vem até de médicos.
Fato: torcemos pela volta da sensatez e da honestidade intelectual, contra o populismo e as narrativas políticas. Não sou cheerleader de remédio: quero que a HCQ, Remdesivir ou qualquer outro seja verdadeiramente eficaz.
Fato: esse ódio pueril só seria fundamentado partindo do pressuposto (falso) de que a HCQ salva vidas. As melhores evidências até aqui mostram que não há benefício no uso.
Fato: Já que estudos negativos com a HCQ já foram lançados, esse argumento pode ser usado contra a própria HCQ: “estamos em pandemia, logo não podemos perder tempo com remédio que provavelmente não serve”