*É evidente que eu não irei aprofundar o tema da mesma maneira que em um artigo
Certamente essa foi a versão que você conheceu (na mídia, no ambiente escolar e em todos os lugares), a ideia de que o capitalismo é impraticável...
O “Poderoso e onisciente estado” deve planejar a economia e a sociedade ao seu bel-prazer.
Foi com intuito de desvendar o mito acerca da necessidade de um controlador central que resolvi elaborar estas "breves" threads
O segundo tipo de norma “Thesis” (Legislação) são as ás regras positivadas, i.e., normas inventadas para servir propósitos deliberados e para atender grupos específicos.
Nem todos os fenômenos coletivos são coletivizados, nem todas as interações sociais são coercitivas. Mises até considera que interações obrigatórias que os interessados ou um dos interessados não...
A sociedade, para ser tal, deve pressupor voluntariedade. A “big society” (Smith), a “sociedade aberta” (Popper), seria isso.
pelos seus planejadores
incentivos para "prever" tais consequências, os políticos, lobistas e burocratas pouco se importam com elas.
*Uma ordem espontânea pode se tornar uma ordem coercitiva quando passa a usar coerção (como os corporativistas).
CONTINUA -->
*NOTA 1
"Em 1871, Carl Menger publicou Principles of Economics, que o tornou fundador da escola de economia austríaca e co-fundador da revolução marginal.
De fato, suas principais contribuições são a teoria do valor e do preço, que revolucionou a economia."
*Já abordei algumas vezes na página esse assunto, mas de maneira rasa. Ele sem dúvidas merece uma thread particular.
Apesar de Menger antecipar o assunto de forma genial, foi Hayek quem o aprofundou.
Em 1974 Hayek ganha um nobel por seu trabalhona teoria da moeda e flutuações econômicas e pela análise penetrante da interdependência dos fenômenos econômicos, sociais e institucionais.
Além de Menger influenciar a teoria austríaca da moeda, ele desempenhou um grande feito na análise sobre teoria jurídica.