My Authors
Read all threads
🧠| DEFININDO RACIONALIDADE EM MISES | - CRÍTICA #1

• INTRODUÇÃO

É muito comum, em uma discussão acerca da metodologia Austríaca (praxeologia), um ataque ao significado de racionalidade.
Mises substitui à plena racionalidade, conhecimento e maximização do homo-economicus dos neoclássicos ao
conceito de homo-agens. Ou seja, a análise e definição de que o ser humano age sempre racionalmente como meio na obtenção de fins atrelados a diminuição do seu desconforto.
O que significa "Agir racionalmente"?

Esse, apesar de um tema bastante simples, tem gerado muita confusão entre leigos (e até mesmo entre economistas de renome).

Lionel Robbins - economista britânico - alega que a praxeologia é ininteligível:
"[...] our explanations must to some extent be teleological. This is not to argue with von Mises and som of his
followers that we must regard human action, if not purely vegetative, as at all times rationalin the sense
that, given belief in the range of technical..."
"...knowledge available to individuals or collections of individuals action must be consistent. I confess that I have never been able to understand this contention. "

(ROBBINS, 1981, p.2 apud HIRSCH, 1986, p. 663).
• DEFININDO A RACIONALIDADE NEOCLÁSSICA.

Essa confusão se da pela definição de racionalidade. Aqui a definição de racionalidade distingue-se da neoclássica em que a ação racional pressupõe decisões perfeitas imersas em um agente-homem com conhecimento perfeito.
"A análise econômica tradicional, baseada nas teorias neoclássicas, assume em seus modelos que os agentes são racionais. Dentre as premissas consideradas como justificativa para o modelo de agente racional, destacam-se aquelas em que os indivíduos tomam decisões buscando..."
"... maximizar os seus valores esperados e que apresentam preferências consistentes ao longo do tempo. Isso significa que as decisões e preferências dos indivíduos devem seguir uma lógica baseada nas probabilidades estatísticas de classe e manter-se "coerentes" ao longo do tempo"
Ou seja, seria uma irracionalidade, segundo os teóricos da escolha racional, que os indivíduos mudem suas preferências ao longo do tempo.

Eles também apoiam a definição de racionalidade em modelos matemáticos e em probabilidades estatísticas.
• DEFININDO A RACIONALIDADE EM MISES.

A ação humana é dinâmica, subjetiva, envolve mudança, incerteza, tentativa e erro.

A racionalidade de Mises ao definir que a ação racional revela as escolhas e preferências individuais, acarreta em uma interpretação confusa...
... Haja visto, que Mises não faz juízos de valor acerca de alterações nessas preferências. Assim sendo, a troca de preferências aqui não é considerada irracional e, tampouco inconsistente (como é para os neoclássicos) e isso transparece à praxiologia um caráter de...
ininteligibilidade por causar a impressão de incoerência e, portanto, irracionalidade na revelação das preferências individuais.

No entanto, para Mises, a ação humana não está necessariamente acompanhada de perfeição e satisfação
nas escolhas.
O AGENTE HOMEM baseia suas ações em percepções subjetivas da realidade. Embora no momento da ação o agente pretenda melhorar sua posição - caso contrário ele não agiria -, ele pode descobrir que sua ação não cumpriu
seu propósito.
Assim, no sistema praxeológico, pode ocorrer erro, fazendo com que o ator altere ações futuras, já que ele não tem conhecimento e nem decisões perfeitas.

Consistência na escolha (definido por Robbins) não é a maneira pela qual a racionalidade é definida no sistema de Mises.
"Mesmo que um indivíduo tenha se arrependido após observar os resultados da ação empreendida, o fato é que, no momento da execução da ação, o objetivo almejado era o que ele mais valorizava, pois de outra forma ele jamais a executaria — ele teria mudado o curso da ação, ou a..."
"teria evitado e empreendido outro tipo de ação, de modo a atingir outro objetivo mais interessante."

Alterações nos gostos e preferências antes reveladas são perfeitamente possíveis no âmbito categórico da praxiologia.
Ou seja, essas ações não são inconsistentes, pois não rompem com o axioma de que a ação se manifesta no intuito de diminuir o desconforto individual e, tampouco, irracionais, porque ainda revelam uma escolha livre por parte do “agente-homem”.
• O VALOR DA AÇÃO É SUBJETIVO!

É importante voltar ao entendimento que Mises não incorre a juízos de valor quando se refere a racionalidade do agente homem. É o indivíduo que atribui certo valor às suas ações.

Obviamente isso muda de pessoa para pessoa.
Comparações interpessoais entre diferentes valores de diferentes pessoas são cientificamente impossíveis.
Na explicação dos fenômenos temos de voltar para o julgamento e escolhas feitas por indivíduos, com base em todo o conhecimento que têm ou acreditam ter...
...e quaisquer que sejam as expectativas que tenham sobre acontecimentos externos e, sobretudo, as consequências das ações.
Mises se baseia na ideia de racionalidade imperfeita. Falar que determinado fim seja racional ou irracional é
cientificamente impossível! As pessoas escolhem os próprios fins pelos motivos mais diferentes, o valor é sempre subjetivo.
Pode-se discordar dos fins de algumas pessoas, mas é uma questão pessoal e não tem nenhum estatuto científico.

Pode-se argumentar cientificamente sobre os meios, as ferramentas usadas para tentar alcançar cada um dos próprios fins.
Deixa-se claro que a racionalidade de Mises não pressupõe tal capacidade cognitiva perfeita diferenciando-se, veementemente, da racionalidade neoclássica; e nem implica juízos de valor aos fins escolhidos pelos agentes racionais, visto que o valor é sempre subjetivo.
"Uma vez que ninguém tem condições de substituir os julgamentos de valor de um indivíduo pelo seu próprio julgamento, é inútil fazer julgamentos dos objetivos e das vontades de outras pessoas. Ninguém tem condições de afirmar o que faria outro homem mais feliz ou menos feliz."
"Aquele que critica está nos informando o que imagina que faria se estivesse no lugar do seu semelhante, ou então está proclamando, com arrogância ditatorial, o comportamento do seu semelhante que
lhe seria mais conveniente."
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with O Mago Libertário

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!