My Authors
Read all threads
O embaixador do Brasil na França, Luis Fernando Serra, não digeriu o crítico editorial sobre o presidente Bolsonaro publicado pelo jornal Le Monde, um dos tantos veículos da mídia internacional a apontar os desmandos do atual governo brasileiro mesmo antes da pandemia. (1/9)
Enviou uma carta ao jornal acusando o texto de "profundamente ofensivo". Bolsonaro "nunca negou a existência da Covid-19", diz o embaixador, mas tentou evitar que a "histeria e o pânico tomassem conta da população", e defendeu a aplicação do "isolamento vertical" no país. (2/9)
Para Serra, acusar o presidente de "ter politizado a crise sanitária é outra profunda imprecisão": "É inegável que a politização da pandemia foi organizada pelos governadores opositores ao governo, que viram no confinamento estrito a ocasião de derrubar os excelentes... (3/9)
...índices econômicos apresentados pelo governo Bolsonaro em 2019". O embaixador critica ainda o uso pelo jornal de "tentação autoritária" para definir o presidente. "Em relação a isso, gostaria que mostrassem um único juiz ou político preso, um só jornalista perseguido...(4/9)
... um só jornal censurado por sustentar a hipótese da suposta inclinação do presidente a um poder discricionário". Como "brasileiro e embaixador", Serra diz sonhar com o dia em que o Le Monde "tratará um presidente do Brasil que não seja de esquerda com a consideração... (5/9)
... e o respeito que merece". O embaixador acusa também o jornal de, "à força de enganar os fatos", acabar "acreditando nas ficções que inventa", e pede que publique sua resposta "às imprecisões e inexatidões que abundam" no texto. (6/9)
Em seu editorial, o Le Monde escreveu que "há algo de podre no reino do Brasil": "Para muitos, os tempos sombrios pelos quais atravessa o Brasil lembram aqueles da ditadura militar, quando o país estava submetido ao medo e ao arbitrário. Mas com uma grande diferença:... (7/9)
... enquanto os generais reivindicavam a defesa de uma democracia atacada, segundo eles, pelo comunismo, o Brasil de Bolsonaro habita um mundo paralelo, um teatro do absurdo onde os fatos e a realidade não existem mais". (8/9)
#lemonde #bolsonaro #COVID19
"Após ter praticado o negacionismo histórico elogiando a ditadura, negado a existência dos incêndios na Amazônia e a gravidade da pandemia da Covid-19, Bolsonaro e sua tentação autoritária ameaçam levar o país a ignorar perigosamente a realidade", encerra o Le Monde. (9/9)
Aqui, a pedidos, a carta do embaixador:
facebook.com/20307450641434…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Fernando Eichenberg

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!