My Authors
Read all threads
O ativismo digital brasileiro identificou um novo repertório de atuação: o escracho de marcas que financiam, via propaganda programada do Google Adsense, o coração da unidade de negócio dos propagandistas da extrema-direita.
No Brasil, o hub é a conta @slpng_giants_pt. Tende a se multiplicar para as sub-redes. Logo os ambientalistas fincarão a mesma atividade para vigiar a propaganda em sites negacionistas, ruralistas, e assim por diante.
Quando uma marca responde e diz q está colocando o site extremistas em sua "stop list", provoca um curto-circuito tb no Google, pq este vai ter de redefinir as palavras que vende para a Dell, Banco do Brasil etc, senão corre o risco de matar a propaganda que vai pra Folha de SP.
Muitas palavras serão bloqueadas ou reguladas. Escreveu 'terrorismo', ñ vai ter propaganda do Google. Daí se tem matéria da Folha sobre o assunto, ñ é veiculado anúncio do Adsense ali tb. Ou seja, o impacto do escracho indiretamente atinge tb quem tem informação de qualidade.
O ativismo diz: "vocês que lutem". E tá certo. Isso porque fica óbvio que o poder algorítmico do Google faz parte da equação da circulação da desinformação. E como capital só tem a moral da grana, as marcas não querem banner em sites que desinformam. Mas: quem questiona o Google?
E não vai demorar tb para os grandes influenciadores digitais engrossarem o coro dos descontentes com a "lógica Adsense", afinal, reclamam diariamente de trolagem contra eles em sites toscos.
O ativismo digital, pensando em atacar as franjas do sistema de financiamento de micro propaganda, acabou atingindo o núcleo duro do sistema: o Google.
Ou seja, passou da hora da gente REGULAR, através de dispositivos legais, Google e cia limitada.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Fabio Malini

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!