My Authors
Read all threads
Passado o primeiro momento da publicidade do vídeo, vale um pitaco:

Eu entendo quem diz que não tem nada de novo ali. A gente anda tão anestesiado pelo bolsonarismo que parece que a única coisa que faria o verme cair seria algo bizarramente ofensivo.
(eu sugeri algum tipo de incesto com os próprios filhos, regado à muito pão com leite condensado, mas deixo para a imaginação de cada um)

Como isso não acontece, talvez valha a pena constatar algumas obviedades:
1) A ilegalidade não está óbvia, vão exigir novas provas no inquérito para poder levar adiante a acusação de Moro. Tem uma série de crimes administrativos ali, mas não sou jurista e não saberia ler essas questões.
2) O vídeo pode até ter sido "armado" para agitar a base bolsonarista. Mas verdade seja dita, ele foi SÓ para a base bolsonarista. A tendência, capturada pela última pesquisa da XP, é que a avaliação regular de Bolsonaro despenque. Com razão: é peso demais apoiar esses vermes.
3) Dito isso, na MELHOR das hipóteses, esse quadro não muda diante do vídeo. Na pior, é mais um preguinho no caixão. Falta 18% para Bolsonaro chegar na avaliação negativa de Temer e 14% para chegar em Dilma - e lembrem-se, essa avaliação cresceu 10% no último mês.
4) Mas vamos supor que, de fato, Jair saiu igual desse evento - que ainda não acabou.

Seus ministros não têm o mesmo capital político que ele. Nenhum deles é um sucesso eleitoral (embora podem vir a ser depois). E o grau de exposição que focou neles pesou.
5) Ontem, Weinfraude já estava sendo rifado pelo Centrão, com a ajuda dos militares e, aparentemente, do próprio Bolsonaro. Se fosse para dar palpites, eu diria que esse lixo deve ser o primeiro a cair. E não parece que vai ser pra cima.

www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/…
6) Aí entra Salles, que talvez tenha feito a fala mais grave - e certamente a mais imputável de crime administrativo na reunião. Esse é o sujeito que mais joga contra o agronegócio (mesmo sem querer). Sua postura sempre ferra com exportações brasileiras:

reuters.com/article/us-bra…
7) Tem a ministra Damares, que é uma das mais perigosas. Mas ela fala abertamente em prender governadores e prefeitos na reunião. Diante disso, não dá para achar que isso vai gabaritar o capital político dela em Brasília - ainda que talvez saia ilesa da crise.
8) E aí tem o Paulo Guedes. Suas falas são igualmente criminosas, mas interessante: o JN, por exemplo, não pinçou nenhuma delas. Guedes ainda é visto como fiador do bolsonarismo mesmo depois de dizer que ele tem total acordo com a pauta do presidente. E aí?
9) Qual o meu ponto de pegar esses casos? Bem, é o mesmo que fiz antes: para sustentar essa cambada, Bolsonaro vai ter que pagar mais caro para a sua base parlamentar. Já tá pagando, né? E, claro, com o nosso dinheiro.

brasil.elpais.com/brasil/2020-05…
10) A questão é que isso gera tensões justamente na base bolsonarista, aquela que muitas leituras disseram que foi insuflada pelo vídeo. Ou seja, mesmo no melhor cenário pro Jair, o vídeo ainda assim gerou problemas.

"Falou para a bolha".

Pois é, mas bolhas estouram.
Eu não conheço os bastidores de Brasília e, como historiador, lido melhor com o passado do que com o presente imediato. Mas me parece que essas observações não podem ser perdidas de vista. A fervura tá crescendo e não dá para a nossa apatia em relação ao jairzismo nos cegar.
PS: Para deixar claro que a minha avaliação é enviesada, tem também a do Deus Mercado. Para eles foi tudo ótimo no vídeo. Segue o jogo:

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Fernando L'Ouverture

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!