My Authors
Read all threads
A NASA confirmou que existe um universo paralelo?
Vamos tentar entender nessa #AstroThreadBR todas as notícias que foram publicadas nesses últimos dias.
começando pela NewScientist que reportou essa notícia há um mês “We may have spotted a parallel universe going backwards in time”, e por que passou tão despercebida até agora?
Vamos lá: As notícias de toda a mídia se referem a um experimento interessante chamado ANITA, que é formado por um conjunto de antenas suspensas em um balão que sobrevoa a Antártica a 40.000 m de altitude.
A idéia é pegar as antenas, levá-las para a Antártica e pendurá-las em um balão, na estratosfera, durante meses.
O objetivo é estudar neutrinos de ultra alta energia, mas agora nos perguntamos por que neutrinos?
Bem, existem muitos mistérios relacionados a essas partículas. Mas não é só isso ... também há um interesse físico em estudar essas partículas de energia altíssima.
Na verdade, é o que é feito no LHC, o maior acelerador de partículas do mundo.
Acontece que esses neutrinos possuem energias muito mais altas do que as produzidas no LHC. Outra característica dessas partículas é que elas quase nunca interagem com a matéria.
Além disso, como os neutrinos não possuem carga elétrica, eles não são modificados pelos campos magnéticos do meio interestelar e, portanto, viajam em linha reta.
Agora, onde os neutrinos se formam? Uma fonte são reatores nucleares; quando as partículas se decompõem são produzidos neutrinos; também no sol, que é um grande reator nuclear
e também pode ser produzido por raios cósmicos que interagem na atmosfera.
Apesar da abundância de neutrinos, seu comportamento de quase não interagir com a matéria os torna difíceis de estudar diretamente.
Mas agora... nos perguntamos por que a Antártica? Porque é o melhor lugar do mundo para fazer isso. Quando um neutrino de alta energia atravessa o gelo, emite ondas de rádio através do efeito Askarian.
E as antenas de ANITA são capazes de capturar esse cone de radiação e, para que isso seja possível, precisamos de um meio em que essas ondas de rádio se propaguem facilmente, assim como o gelo.
E também precisamos de um ambiente de baixa poluição eletromagnética, ou seja, baixo ruído (produzidos por telefones celulares, televisão) e, para isso, o Polo Sul é ideal.
A ANITA opera na Antártica desde 2006 e possui muitas atualizações: agora vem a pergunta e o que ANITA observou? Bem, neutrinos de alta energia, dezenas de milhares de vezes mais energéticos que as partículas do LHC, são eventos muito raros.
Portanto, alguns sinais foram detectados em todos os voos da ANITA. Tudo parecia normal, mas no terceiro voo do balão, os pesquisadores perceberam dois sinais diferentes. Mas o que eles significam?
Bem, parece indicar que, devido às características da detecção, eles vêm de um tipo de neutrino (chamado tau) que não vem do cosmos, mas sim do interior da Terra.
Mas os neutrinos de alta energia não seriam capazes de atravessar a Terra, então como isso é possível? 🤔
E aí surge o dilema desses dois sinais anômalos, que hoje não têm explicação.
Para tentar entender o que foi visto, surgem muitas hipóteses...
E as hipóteses variam de possíveis desdobramentos do modelo padrão, como oscilações do neutrino, teorias exóticas de partículas supersimétricas, até neutrinos estéreis.
E algumas especulações que os neutrinos massivos remanescentes do Big Bang, presos dentro da Terra pela gravitação, formem matéria escura.
E é essa última hipótese que está sendo relacionada às notícias, nas quais o modelo do Big Bang teria gerado dois universos gêmeos, um dos quais teria uma direção oposta no tempo.
Mas ninguém confirmou a existência de um universo paralelo, é apenas mais uma hipótese!
Aqui temos que ter em mente que estamos falando de um experimento super delicado, com muitos detalhes, calibração, onde coisas como detecção e eliminação de ruído são essenciais.
E temos que ter em mente que a detecção é indireta, onde detectamos apenas o sinal no gelo deixado por essas partículas. E estamos falando sobre neutrinos de alta energia, os quais ainda não são bem conhecidos.
Temos outro experimento chamado ICECUBE, que é mais sensível que ANITA ... e não detectou nada.

Assim, para todos os Fãs de Stranger Things, Dark, Rick and Morty: fiquem calmos que isso não está acontecendo!

Se voce tiver duvidas, coloca aqui ⬇️
Adios
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with cynthia vizcarra

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!