My Authors
Read all threads
APOLLO 11

O que foi e como aconteceu o programa que levou o primeiro homem à Lua; thread
O projeto aconteceu no meio da Guerra fria. Desde 1957 já haviam lançamentos de satélites e foguetes. Começando com O Sputinik, primeiro satélite artificial da Terra, lançado pela URSS.
Logo após a corrida espacial ter iniciado, o presidente Dwight Einseihower criou a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) e deu início ao projeto Mercury, que tinha o objetivo de levar um homem à órbita da terra.
No entanto, antes dos Estados Unidos, a Russia lançou o cosmonauta Iuri Gagarin em órbita, em abril de 1961. Um mês depois, os EUA finalmente lançavam seu primeiro cosmonauta, Alan Shepard, mas foi um voo suborbital de 15 minutos. Nesse ano o presidente já era John F. Kennedy.
Kennedy achava que o governo americano deveria investir pesado nessa corrida, e que o país devesse atingir um nível superior que o de novas tecnologias dos foguetes. Tinha que ser algo surpreendente, extraordinário.
Em 25 de maio de 1961, Kennedy, em seu discurso no Congresso Nacional, acredita que o homem chegará a Lua antes do fim da década. Esta deveria ser uma missão da nação estadunidense.
Em suas palavras: “Nós propomos acelerar o desenvolvimento da nave espacial lunar apropriada. Nós propomos desenvolver foguetes de combustível líquido e sólido alternativos, muito maiores do que qualquer um sendo desenvolvidos agora, até acertarmos qual é o superior.
Porém de modo muito real, não será um homem que irá para a Lua – se fizermos este julgamento afirmativamente, será uma nação inteira. Pois todos nós deveremos trabalhar para colocá-lo lá.”
Logo surgiu o nome do projeto que levaria o homem à Lua: Apollo. A primeira decisão consistia em escolher o encontro orbital lunar. Esse encontro a ser escolhido é o cálculo de quando é o melhor momento para lançar os astronautas
e fazer com que voltem a Terra utilizando o mínimo de energia, considerando que duas naves devem se encontrar. Não é apenas escolher uma data aleatória.
A NASA decidiu o ano de 1962 para esse encontro orbital lunar. O veículo de lançamento foi muito menor. A espaçonave Apollo consistia em três módulos. Um modulo de comando, comportando três astronautas, a única que voltaria à Terra; um módulo de serviço e o módulo lunar.
O módulo lunar tinha dois estágios, um de descida à Lua e um de ascensão para levar os astronautas de volta à órbita da Lua. O foguete de lançamento seria o famoso Saturno V, ainda em desenvolvimento. As tecnologias para o programa Apollo foram desenvolvidas pelo Projeto Gemini.
No entanto, Apollo 1 nunca saiu da Terra. Em janeiro de 67 os três astronautas que deveriam ir à Lua morreram em um incêndio dentro da cabine. Houve um curto circuito e os aparelhos dentro começaram a pegar fogo. A roupa espacial os protegeu do fogo,
mas a inalação da fumaça foi o que os levou a morte. Depois disso, houve uma pausa do programa Apollo e investigações a cerca do que aconteceu.
A Apollo 7 avaliou o módulo lunar, Apollo 8 testou uma órbita lunar em 1968 e Apollo 9 colocou o módulo lunar em órbita terrestre em 1969. Já Apollo 10 realizou um “ensaio geral” do que a Apollo 11 realizaria. Tudo preparado para a alunissagem em 1969.
A URSS estava bem atrás na corrida espacial. Seu foguete N1, comparável ao saturno V, teve várias falhas. Três dias antes do lançamento da Apollo 11, a URSS lançou a Luna 15, que alcançou a órbita lunar em poucos dias,
mas um problema na descida acabou causando um acidente ao cair na superfície da Lua.

Esse acidente aconteceu duas horas antes da tripulação da Apollo 11 sair da superfície da Lua e retornar à Terra.
A tripulação era composta por Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin. A escolha do primeiro homem a pisar na Lua não foi trivial nem levada por desejos pessoais. Armstrong foi escolhido porque era o mais próximo da escotilha e a movimentação no módulo era complicada
Dia do lançamento. 11 de julho de 1969. Estima-se que um milhão de pessoas tenham assistido ao lançamento nas proximidades do cabo Kennedy, além de 600 milhões de pessoas ao redor do mundo. O presidente americano na época era Richard Nixon.
Os astronautas deram aproximadamente 20 voltas na Lua antes de alunisagem. Apenas Armstrong e Aldrin entraram no Eagle e se separaram do columbia, que ficaria orbitando a Lua enquanto eles desciam.
O pouso não foi um mar de rosas. O módulo Eagle começou a descer bem mais rápido do que o planejado e isso significava alunissar a oeste do que havia sido calculado e o comando operacional teve que distrair os dois.
O computador fez a alunissagem semi-automática, com a ajuda de Armstrong. Os astronautas pousaram na lua com apenas 25 segundos de combustível restante.
Durante a caminhada extraveicular, as gravações foram feitas por uma televisão de camera lenta, o que diminuiu muito a qualidade das imagens.
Armstrong descobriu uma placa montada no estágio de descida do Módulo Lunar contendo dois desenhos da Terra
(os hemisférios ocidental e oriental), as assinaturas dos três astronautas e do presidente Nixon, além de uma inscrição que dizia: "Aqui, homens do planeta Terra pela primeira vez pisaram sobre a Lua, julho de 1969 D.C. Nós viemos em paz por toda a humanidade"
Depois, Armstrong saiu do módulo e pronunciou a famosa frase “um pequeno passo para um homem, mas um grande passo para a humanidade”.
Para subir, Collins que havia ficado em órbita precisava achar os dois que estava na Lua. Demorou várias horas até achar, já que eles havia pousado fora do lugar anteriormente calculado.
Os astronautas trouxeram várias pedras lunares que contribuíram para entender melhor nosso satélite natural. Eles amerrissaram em 24 de julho.
Foram tomadas várias medidas de precaução contra possíveis patógenos presentes em solo lunar. Alguns anos mais tarde foi confirmado que não há vida na Lua.
Depois de 69, o homem foi a lua mais seis vezes. De 69 a 72. E doze pessoas já pisaram na lua. Os humanos deixaram uma série de resíduos em superfície lunar.
Os resíduos deixados são pedaços de módulos, a bandeira dos estados unidos, uma bola de golfe jogada por Alan Sharped em 71, uma estátua de astronauta, somando um total de 170 mil kg de lixo.
Alguns livros interessantes:

Biografia do Neil Armstrong: amzn.to/3gF2y35

Perdido em Marte, explica bem os módulos lunares, o projeto Gemini, Saturno V e outros projetos uteis que levaram o homem ao espaço: amzn.to/3dlSb1Y
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Roberta

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!