My Authors
Read all threads
Antes do início da Pandemia, em 5 de dezembro de 2019, o Centre for Transformative Innovation em Melbourne reuniu David Mowery e Linda Weiss para um painel sobre inovação e indústria de defesa:



(1/12)
Ambos reconheceram que nem toda inovação ocorrida após 1940 teve origem no chamado complexo industrial militar dos EUA: apenas as que importam

(2/12)
Mowery – sem ser exaustivo – traz os exemplos dos semicondutores, dos computadores e processadores, do software, da aeronáutica, das máquinas ferramenta de controle numérico computadorizado e da energia nuclear.

(3/12)
Em todos, houve liderança no P&D e na aquisição federal, sempre partindo de grandes programas "mission oriented" que uniam universidades e centros de pesquisa, mas nem todos conseguiram fomentar ecossistemas baseados apenas em empresas privadas a partir de certo ponto.

(4/12)
Linda Weiss mostra q + importante q montantes gastos foi decisivo um aspecto qualitativo: programas estratégicos c foco na segurança nacional possuem elevado “apetite por risco” ausente do mercado concorrencial normal. A este coube desdobrá-lo e aperfeiçoá-lo p utilidades civis.
Indagados sobre lições do complexo militar p minimizar aquec. global, Mowery é mais cético: aparentemente, a transição do modelo de pesado incentivo público p a espiral de inovações incrementais ocorrida em alguns setores ñ se aplicariam (ele pensa em novas fontes energéticas)
Weiss entende que a adaptação do modelo – que segundo ela foi erodido a partir dos anos 90 – é possível.
(7/12)
A dificuldade está no fato de que institucional e ideologicamente as bases da "grande política industrial" existentes no ocidente e em particular nos EUA foram severamente abaladas. A reconstrução dessas estruturas – sistemas de segurança nacional – não é politicamente trivial.
Paradoxalmente, a ascensão da China vem fornecendo indícios de que o "espírito do tempo" dos anos 1990 está mudando (10/12)
Imaginava-se que ela seria naturalmente (à medida que prosperasse) convertida ao modelo de liderança da livre iniciativa então amplamente dominante na virada do século (11/12)
Mas é o oposto o que vem se passando: a trajetória e o desafio chineses vem "relembrando" nossas lideranças de que a pujança tecnológica existente dos anos 50 aos 80 só foi lograda com atuação discricionária do Estado. (fim)
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Thomas Mann tropicalizado

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!