My Authors
Read all threads
🚨Novas evidências sobre os efeitos da pandemia na educação. Através de modelos estatísticos se estimou o impacto da suspensão das aulas na aprendizagem dos estudantes. Pesquisa analisa os EUA, mas cabe para o Brasil também. Segue o🧵e entenda os detalhes. 📊📚[1]
Nessa pesquisa, os modelos se basearam em estudos sobre a eficácia do aprendizado remoto em relação as aulas presenciais tradicionais. Vale dizer que a inatividade escolar não causa apenas perdas de aprendizado – ampliando desigualdades – ela também leva a evasão escolar. [2]
Realizaram-se simulações para três tipos de alunos diferentes. Um que experimenta um ensino remoto de qualidade média, um que tem um ensino remoto de baixa qualidade e, por fim, um que não estaria recebendo nenhum tipo de instrução nesse período de suspensão das aulas. [3] +
Foram utilizados três cenários epidemiológicos diferentes. O 1° com aulas retornando nos próximos meses (outubro), o 2° havendo necessidade de intercalar e voltar plenamente só em janeiro de 2021 e 3° cenário com funcionamento remoto por mais de um ano (out 2021, por ex). [4]
Como se pode ver, o grupo com ensino remoto de média qualidade continua a progredir, mas de forma mais lenta quando comparado com um estudante com aulas presenciais tradicionais. O grupo com ensino remoto de baixa qualidade tem uma estagnação no seu aprendizado. [5] +
Já os alunos que não estão recebendo instrução alguma tem perdas significativas em relação as conquistas de aprendizagem que obtiveram. Os retrocessos de aprendizagem são maiores quanto maior for o tempo de inatividade escolas, que o caso do cenário epidemiológico 3. [6] +
O quanto os alunos perdem durante a inatividade varia significativamente em função do acesso ao ensino remoto, a qualidade desse, o suporte doméstico e o grau de engajamento. O dilema é de que mesmo onde se oferta ensino remoto, os mais vulneráveis são menos alcançados. [7] +
A pesquisa aborda o impacto da inatividade escolar especificamente para os negros, hispânicos e alunos de baixa renda nos EUA, expresso na imagem. Bem possível fazer um paralelo com a realidade brasileira. [8] +
Há ainda simulações sobre os impactos econômicos das perdas de aprendizagem tanto na renda futura dos estudantes quanto no crescimento do PIB. Expressos nas imagens abaixo. [9] +
Conclusões da pesquisa. Os números são preocupantes, mas não são inevitáveis. Se os EUA (e o Brasil) agirem rápida e efetivamente, pode evitar os piores resultados. Mas se houver um atraso ou falta de compromisso, o COVID-19 vai agravar muito as desigualdades existentes. [10]+
Os autores defendem que é urgente intervir imediatamente para apoiar estudantes vulneráveis. Há de se pensar em infraestrutura para garantir ensino remoto de qualidade (notebook, banda larga, tablets). Fornecer formação e recursos aos professores para ampliar engajamento. [11] +
Combinação de aprendizado remoto e presencial será necessária, juntamente com uma compreensão clara de quais atividades devem ser priorizadas nas instruções em sala de aula, identificação dos alunos que mais precisam e ampliação da flexibilidade metodológica dos professores. [12]
A fonte dessa thread é a pesquisa intitulada “COVID-19 and student learning in the United States: The hurt could last a lifetime”. Aqui 👇 Fim. mckinsey.com/industries/pub…
Há mais de um mês escrevi esse artigo no @NexoJornal justamente cobrando que o poder público realize busca ativa aos estudantes que mais precisam e elabore estratégias para ofertar o ensino remoto da melhor forma possível.

nexojornal.com.br/ensaio/debate/…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Gregório Grisa

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!