My Authors
Read all threads
QUANTO SERÁ O PICO?
Após quase 3 meses do início do isolamento no Brasil, nada indica que passamos do pico da pandemia e recordes de casos e mortes foram registrados na última semana.

Quando vamos saber que a crise passou de seu auge?

A resposta passa por 3 índices👇
Mas antes de falar nesses índices, é importante entender que não é tão fácil definir um único pico no Brasil: "Temos uma pandemia composta por diversas epidemias locais, com padrões diferentes", diz Márcio Sommer Bittencourt, médico do Hospital da USP.
Isso quer dizer que devemos olhar a evolução do coronavírus em cada Estado — ou mesmo em diferentes regiões dentro de um mesmo Estado —, ainda que seja inevitável falar também em uma média para o país.
Com isso em mente, vamos aos índices: para identificar que o auge da pandemia em alguma região já passou, cientistas reforçam que precisa haver uma redução consistente do número de casos e mortes, taxa de transmissão e casos de síndrome respiratória aguda grave.
1. Novos casos e mortes registrados por dia

Essa é fácil de entender: enquanto casos e mortes estiverem crescendo, não dá para dizer que passamos do pico. E para garantir que a queda é real, ela deve se manter por pelo menos duas semanas.
Por enquanto, infelizmente, isso ainda não é uma realidade: "Não observamos ainda em nenhum Estado uma queda sustentada desses números", diz Domingos Alves, professor da Faculdade Medicina da USP.
2. Taxa de reprodução do vírus (a famosa Rt)

Ela indica quantas pessoas +- são infectadas por alguém que já está com o vírus. Quanto mais estiver caindo e se aproximando de 1, mais perto estamos do pico. Para passar dele, a Rt tem que ficar ABAIXO de 1 por um período consistente
"Cálculos indicam que o Rt no Brasil continua acima de 1", diz o epidemiologista Antonio Moura da Silva, da UFMA.

Para pensar em uma reabertura, o ideal é ao menos ter a Rt controlada perto de 1 ou "confortavelmente" abaixo de 0,8, diz Renato Coutinho, da UFABC.
3. Casos de síndrome respiratória aguda grave

No Brasil, onde são feitos poucos testes de covid-19, esse índice ganhou importância no acompanhamento da pandemia: "Podemos olhar esse dado como um bom termômetro do que está acontecendo", diz Marcelo Gomes, coordenador do Infogripe
Até agora, em 2020, foram notificados 159 mil casos de síndrome respiratória aguda grave, quatro vezes mais do que em 2019. Desse total, 63 mil testaram positivo para algum vírus, e, em 98% deles, o resultado foi o novo coronavírus.
Para entender mais, leia a reportagem completa.

Os 3 fatores que apontam quando Brasil chegará ao pico da epidemia de covid-19
bbc.com/portuguese/bra…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with BBC News Brasil

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!