My Authors
Read all threads
Há quem interprete a nova barbaridade proclamada por Bolsonaro como cortina de fumaça. Nomeou genro de Silvio Santos, criando novo Ministerio, agradando simultaneamente PSD e mídia chapa-branca. Daí, insuflar bolsominions a invadir hospitais seria diversionismo.
Será?
+
A teoria da cortina de fumaça vem desde o início do governo, mas não me convence. Primeiro, porque proclamar absurdos sempre foi o modus operandi bolsonaresco, desde que entrou na política. Não havia o que cobrir com cortinas de fumaça. O ultraje é o que o Bolsonarismo entrega.
+
Foi assim que se construiu o “mito”. Para a patuscada, sedenta por um discurso ultrajante, isso é um maná. Mobilizar incessantemente a turba é a finalidade principal desse governo-movimento. As políticas públicas propriamente ditas, importam pouco.
+
Autodestrutivo como governo, funciona como movimento. Como políticas públicas importam pouco, Weintraub na Educação é perfeito. Sua incompetência é irrelevante aqui, pois ele cumpre a tarefa que lhe cabe: guerrear. Como o próprio ministro disse na reunião, é um militante.
+
O mesmo ocorre noutras áreas. Na Saúde, o pragmatismo de Mandetta não servia, pois não produzia narrativa útil ao Bolsonarismo. A efetividade da política pública não importava. Já a Cloroquina, dá uma narrativa, pouco importando sua ineficácia clínica que, aliás, vira trunfo.
+
Como é absurdo governo prescrever cloroquina, a comunidade científica e a imprensa criticam. É o governo ganha inimigos contra os quais se bater, o que lhe dá uma narrativa. Pouco importa a implausibilidade da narrativa, pois ela convence quem não busca argumentos plausíveis.
+
Não se trata de razão, mas de fé e paixão. Trata-se, portanto, de irrazão. O irrazoável, o irracional é o que mobiliza a turba. Podem ser só 20%, ou menos, os que seguem firmes no transe, mas quanto mais alucinado o transe, melhor, pois o movimento ganha força.
+
Assim, não há o que esconder com cortina de fumaça. A insanidade, sendo eficaz para mobilizar, é a parte principal da ação do governo-movimento. O acordo com o Centrão é instrumento para resguardar o governo – é parte secundária que, por isso mesmo, pôde esperar até agora.
+
E como o subserviente e obediente general tornado ministro da Saúde topou sacramentar a cloroquina, resolve mais o problema do que qualquer ministro normal. O mesmo na Educação, nas Relações Exteriores, nos Direitos Humanos, na Cultura.
O Meio-Ambiente cumpre dupla função.
+
Isso porque serve tanto à narrativa insana que mobiliza a turba, como a agradar materialmente uma base interessada na desregulamentação geral, na falta de fiscalização, no desmate. É o útil e o agradável no mesmo processo – daí ser outro ministro forte.
+
E a destruição do que levou décadas para se construir na Educação, na Cultura, nas Relações Exteriores, na Ciência, também é útil, pois serve de combustível para essa guerra simbólica e prática, contra os que produzem ideias e valores dissonantes, ou que revelam dados incômodos.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Cláudio Couto 🇧🇷

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!