My Authors
Read all threads
THREAD - POR QUE NÃO VEREMOS MULHERES GENERAIS DE QUATRO ESTRELAS

Já que alguns generais estrelados se tornaram garantidores do governo de @jairbolsonano, resolvi fazer essa thread sobre como as Forças Armadas alijam as mulheres dos cargos de comando. Segue o fio! 👇
Das Três Forças, a primeira a permitir o ingresso de mulheres foi a @marmilbr, em 1980. Mas elas só podiam realizar atividades “de mulher”: tarefas administrativas e técnicas. (+)
A @fab_oficial passou a aceitar mulheres em 1982 no seu “Corpo Feminino da Reserva da Aeronáutica”, para, da mesma forma, exercer funções técnicas e administrativas. (+)
O @exercitooficial, de longe a Força mais poderosa no Brasil (e mais dada a se meter em política), segurou o ingresso das mulheres até 1992. A partir de então, elas foram admitidas na Escola de Administração do Exército para atuar em administração, saúde e informática. (+)
Somente em 2003 a FAB permitiu a entrada de mulheres na “atividade-fim” da instituição, ou seja, para serem aviadoras. Isso significa que para vermos uma mulher no posto mais alto, a de tenente-brigadeiro, faltam ainda uns 15 anos. (+)
Em 2012, mulheres passaram a poder entrar nas academias do Exército e da Marinha por uma lei sancionada pela presidente @dilmabr. (+)
Apenas em 2017, a Marinha decidiu acabar com a última barreira da entrada de mulheres – elas podem ingressar no Corpo da Armada e no Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). (+)
Apenas então – 38 anos depois da primeira mulher entrar na Marinha – elas terão direito a chegar ao topo da carreira, como almirante-de-esquadra. Mas isso deve demorar mais uns 30 anos, ou seja, só em 2050. (+)
A Marinha é hoje a Força que tem mulheres nos postos mais altos. Há duas contra-almirantes, Dalva Maria Carvalho Mendes e Luciana Mascarenhas da Costa Marroni. (+)
Elas são as únicas mulheres nas três Forças a terem cargos de oficiais-generais, dentre mais de 400. Elas não podem chegar ao topo da carreira (+)
O Exército segue sendo aquele que quer manter as mulheres fora do comando por mais tempo. Em janeiro de 2018, passou a receber mulheres na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), mas apenas para virarem quadros e serviços de apoio, como Intendência e Material Bélico. (+)
As armas de Infantaria, Cavalaria ou Artilharia e Engenharia, mais propensas a gerarem um General de 4 estrelas (General de Divisão) continua fora do alcance delas. E só pode ser comandante do Exército quem é general de 4 estrelas. Ou seja, impossível para as mulheres. (+)
Diz o @exercitooficial: “As militares do segmento feminino integrantes do Serviço de Saúde, do Quadro de Engenheiro Militar e da Linha de Ensino Bélico concorrerão ao quadro de oficiais-generais a partir de 2022, 2026 e 2050, respectivamente”. (+)
Para saber mais: “Linha de frente: lugar a ser ocupado por elas”, da @generonumero generonumero.media/linha-de-frent…
Esqueci de escrever uma coisa: não existe declinação feminina - pelo menos no Exército. Elas são "capitão" "soldado" "sargento" ...
(correção: General de Exército=General de 4 estrelas)
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Natalia Viana 🇧🇷

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!