My Authors
Read all threads
THREAD
Vou fazer aqui um longo fio sobre a atuação do FBI no Brasil, toda baseada em fatos. AQUI NÃO TEM NENHUMA TEORIA DA CONSPIRAÇÃO. Há quase uma década nos da @agenciapublica acompanhamos o tema de perto, porque ele é muito importante para a soberania nacional.
1) Começando pelo começo: Nos anos 90, a atuação do FBI no Brasil incluía pagar diretamente operações e delegados da PF e era tão descarada que o ex-chefe do FBI no Brasil Carlos Costa denunciou a situação em longas entrevistas ao jornalista @Bob_Fernandes
2) Depois, deu depoimentos ao Congresso e a MPF. Disse que Policiais Federais do Brasil "sentem-se inferiorizados e desmoralizados devido à dependência de verbas" do governo dos Estados Unidos. conjur.com.br/2004-abr-13/mi…
3) O escândalo deu um chega-pra-lá no FBI, que no fundo sempre buscou um jeito de atuar livremente no Brasil, variando apenas a justificativa de tempos em tempos. A partir de 11 de setembro, o discurso passou a ser o combate ao terrorismo.
4) Os documentos do Wikileaks, publicados há quase uma década, mostram como o governo americano tentou diversas vezes empurrar o Brasil para duas coisas: 1. Assinar uma lei sobre terrorismo e 2. Permitir investigações na tríplice fronteira. g1.globo.com/mundo/noticia/…
5) Embora o governo federal não aceitasse a pressão americana, a PF era cooperativa e prendia suspeitos de terrorismo sob outras acusações para “não chamar a atenção da mídia e dos altos representantes governamentais”. veja.abril.com.br/mundo/wikileak…
6) A grande oportunidade apareceu com as Olimpíadas: o governo americano ampliou sua presença no Brasil e conseguiu afinal sua sonhada lei antiterrorismo, assinada por Dilma Rousseff. wikileaks.org/De-olho-nas-Ol…
7) O FBI treinou milhares de policiais para atuarem nas Olimpíadas, como mostramos nessa reportagem. O treinamento incluía como lidar com protestos, aliás. apublica.org/2014/06/eua-tr…
8) Pouco antes das Olimpíadas, a primeira prisão por terrorismo na história do Brasil teve o dedo do FBI. Vocês devem se lembrar que o governo Temer, recém-empossado pelo afastamento de Dilma, prendeu alguns gatos pingados que jamais chegaram de fato a planejar um atentado.
9) Quem deu a dica foi o FBI, e Alexandre de Moraes e Temer usaram a prisão como demonstração de força. Um dos acusados morreu linchado na cadeia. apublica.org/2017/05/um-fia…
10) Pois bem. Com o “combate à corrupção” da Lava-Jato, o FBI conseguiu mais um crime “transnacional” pelo qual atuar no Brasil. E desde o comecinho. Em 2015, eles já estavam interrogando delatores escondidos, mais uma vez, do governo federal. apublica.org/2020/03/como-a…
11) Vale lembrar que o FBI está investigando corrupção ocorrida no Brasil, por cidadãos brasileiros, por causa de uma lei (FCPA) que os permite punir nos EUA crimes que aconteceram longe dali.
12) Quando Sérgio Moro, juiz da Lava-Jato, chegou ao governo, foi a cereja do bolo para o FBI atuar livremente por aqui. Os chefes do FBI agora aparecem abertamente, dão palestras, e estão em várias reuniões reservadas com altos membros do MJ. apublica.org/2020/05/no-min…
13) Com Moro, conseguiram um sonho antigo: participação ativa num centro de inteligência na tríplice fronteira. Moro levou o chefe do FBI ao local para um tour vip" e disse que o FBI ajudou na construção do centro e que trabalharão ali "adidos policiais" estrangeiros.
14) O FBI não pode investigar no Brasil. Mas um anúncio de trabalho postado no site da embaixada em 2109 procurava um "investigador de segurança" que possa se reunir com membros do governo e policiais e viajar de carro, barco, trem ou avião por até 30 dias "para áreas remotas"
15) No ano passado, David Brassanini, diretor do FBI no Brasil, pediu aumento de verbas para ampliar a equipe do FBI para mais colaboração em matéria judicial no Brasil
16) Tivemos acesso aos acordos assinados pelo Mauricio Valeixo e Sergio Moro com agencias do governo americano e publicamos tudo. apublica.org/2020/05/no-min…
17) O acordo sobre dados biométricos assinado com o FBI traz termos vagos. Qualquer uma das polícias pode pedir impressões digitais e outros dados identificadores, como nome, CPF, RJ, de “suspeitos" de terrorismo ou "crimes graves". @joana_varon comentou os problemas do acordo.
18) Descobrimos que durante uma visita bem estranha que Moro fez a Washington durante uma “férias remuneradas” bem em meio à #VazaJato, ele pode ter se reunido com o FBI. Questionado, o órgão não negou que tenha registros de um encontro.
19) O FBI e as polícias americanas sempre agiram no Brasil. Vale ler essa reportagem aqui da @amarinaamaral que prova com base em documentos que a PF foi usada pelos EUA para articular prisões ilegais e tortura, numa prévia do que seria a Operação Condor. apublica.org/2013/04/dea-ca…
20) Por fim: eu ODEIO teorias da Conspiração. Só acredito no que há provas. Mas esse thread é uma pequena colaboração da @agenciapublica para a escrita da história do nosso país e do nosso continente, nesse momento turbulento.
Correção: a reportagem é de @amarinamaral
Agente americano lotado na PF, segundo acordo assinado por Valeixo.
Essa foto é de @MATIASMAXX !!
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Natalia Viana

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!