My Authors
Read all threads
Como a comunidade internacional reagiria a uma ruptura constitucional no Brasil,como,por ex, uma possível recusa deBolsonaro em aceitar uma decisão doSTF de anular as eleições de2018devido a irregularidades ou uma recusa em aceitar um mandado de prisão contra 1de seus filhos?🧵👇
Bolsonaro sabe mto bem que a reação imediata do mundo a uma possível ruptura institucional no Brasil poderia ser relativamente moderada - especialmente se a ruptura fosse complexa e juridicamente contestada. Existem 6 razões para isso: 1) o mundo está muito ocupado com a pandemia
2) a principal parceira comercial do Brasil, a China, não comenta categoricamente questões internas de outros países, a menos que estejam diretamente relacionadas a questões na China. Mesmo um golpe militar da velha escola com prisões em massa não provocaria uma resposta chinesa
3) É improvável que Trump critique muito Bolsonaro. O Congresso dos EUA faria algum barulho, mas sua influência é limitada. Um acordo de livre comércio entre os 2 países nunca foi provável. A cooperação militar pode ser afetada, mas é improvável que haja uma mudança dramática.
4) É também improvável que os líderes da América Latina corram o risco de prejudicar os laços bilaterais com o Brasil. Ouviríamos alguns comunicados protocolares sobre as esperanças de uma resolução rápida.
A era de ouro da pressão regional dos pares para proteger a democracia (aproximadamente 1995-2006) acabou e, mesmo que ainda existisse, esse tipo de pressão nunca se aplicou a grandes países como o Brasil.
5) A influência da UE sobre o Brasil é relativamente limitada. As negociações de admissão da OCDE e a ratificação do acordo comercial UE-Mercosul seriam interrompidas, mas ambas não estão mesmo avançando. Bolsonaro já é persona non grata na maioria das principais capitais da UE.
6) Como o Brasil adotou uma abordagem muito hostil aos fóruns multilaterais em geral, eles têm influência limitada sobre ele. Em outras palavras, seria ingênuo a oposição acreditar que Bolsonaro enfrentaria forte reação no exterior se ele acelerasse a erosão da democracia.
Bolsonaro sempre desprezou os fóruns multilaterais justamente para tentar operar fora desse sistema.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Oliver Stuenkel 🇧🇷

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!