My Authors
Read all threads
— “As Forças Armadas não são milícias do presidente”
A prisão da militante que adotara um pseudônimo nazista, os mandados de busca e apreensão contra um empresário e um publicitário ligados ao partido de Jair Bolsonaro, e a quebra de sigilo de onze parlamentares bolsolavistas tinham abalado a moral dos milicianos digitais.
Foi quando, na noite de ontem, o presidente da República insistiu que “é o povo que legitima as instituições, e não o contrário“; e que tomaria “todas as medidas legais possíveis para proteger a Constituição“.
oglobo.globo.com/brasil/bolsona…
Era mais uma mensagem golpista.
Bolsonaro acredita, ou tenta fazer crer, que recebeu do povo autorização para destruir as instituições democráticas. As “medidas legais possíveis” são mais uma menção cifrada à leitura deturpada que abilolados fazem do artigo 142 da carta de 1988.
politica.estadao.com.br/noticias/geral…
Tanto que o presidente amanheceu a quarta-feira reforçando que estaria “chegando a hora de colocar tudo em seu devido lugar” — mas sem hombridade para chamar de “golpe de Estado” o que almeja.
politica.estadao.com.br/noticias/geral…
Calejado de gritarias passadas, o senador Major Olímpio disse que a sandice não passava de uma “bravata que o presidente solta para gerar notícia e discussão“.
oantagonista.com/brasil/olimpio…
Houve também quem visse no chilique presidencial uma tentativa de acalmar bolsolavista receosos de que algum dos alvos do inquérito do STF tope uma delação premiada.
noticias.uol.com.br/colunas/reinal…
A tranquilidade com que a República encarou o próprio presidente mais uma vez atentar contra a democracia talvez venha das conversas que Gilmar Mendes, Rodrigo Maia e Fernando Henrique Cardoso mantêm com altos oficiais da ativa.
valor.globo.com/politica/notic…
Se, por um lado, o trio evita que um golpe militar se concretize, por outro, garante que não há qualquer articulação pelo encurtamento do mandato do golpista.
Mendes, além de questionar o papel do ministro da Defesa Fernando Azevedo e Silva como voz dos militares, repete publicamente que “as Forças Armadas não são milícias do presidente“.
terra.com.br/noticias/brasi…
Contudo, essa coluna mostrou ontem que há o risco de as polícias militares protagonizarem motins semelhantes aos que o próprio Bolsonaro apoiou em 2017 e 2020.
jornalismo.art/2020/06/16/urg…
Hoje, governadores de vários estados receberam aviso de que as PMs estariam fechadas com o bolsolavismo. Investigado por Alexandre Moraes, o “gabinete do ódio” estaria inclusive servindo de ponte entre lideranças policiais e o Palácio do Planalto.
blogs.correiobraziliense.com.br/vicente/govern…
Fica a dúvida, no entanto, da eficácia ou mesmo veracidade da iniciativa, que pode ter sido plantada pelo mesmo grupo que elegeu o presidente espalhando mentiras na internet.
Tanto que, nas redes sociais, alguns dos principais influenciadores governistas já choram o abandono presidencial evidenciado na derrota sofrida por Abraham Weintraub, que segue alvo do inquérito tocado no STF contra notícias falsas.
g1.globo.com/politica/notic…
Com o chefe aguardando o pedido de demissão do pior ministro da Educação que este país já teve, há o risco de o MEC, como ocorre na pasta da Saúde, ficar indefinidamente aos cuidados de um interino.
www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/…
Alexandre de Moraes, de quem robôs viraram a madrugada exigindo a prisão, aproveitou o voto sobre a legalidade do inquérito para dar publicidade a algumas das incontáveis ameaças sofridas pelos membros da corte.
oantagonista.com/brasil/prisao-…
Ao ler que um advogado do Rio Grande do Sul defendia nas redes sociais o estupro e assassinato de filhas dos integrantes do Supremo, o ministro concluiu: “Em nenhum lugar do mundo isso é liberdade de expressão. Isso é bandidagem, criminalidade.“
g1.globo.com/politica/notic…
O dia terminou com 8 dos 11 ministros concordando com a legalidade do trabalho realizado até aqui contra o gabinete do ódio, mas limitando a apuração às ameaças sofridas pela casa.
oantagonista.com/brasil/inqueri…
De quebra, fixaram que o Ministério Público deve acompanhar os trabalhos, com as defesas tendo total acesso aos autos. O que é uma boa para dar ares legais a um inquérito que já serviu até para censurar revista.
crusoe.com.br/diario/urgente…
Mas resta a dúvida se, com a entrada em campo de Augusto Aras, o procurador-geral que se porta como advogado-geral, será possível conter um presidente que quer se eternizar no poder implodindo a República.
Uma versão mais completa dessa thread pode ser lida e compartilhada por este link.
jornalismo.art/2020/06/17/as-…
Se você gostou da leitura e gostaria de ajudar, é possível neste link fazer doações de qualquer valor via Catarse, PagSeguro, PayPal e PicPay. Desde já, muito obrigado a todo mundo que tem doado.
jornalismo.art/como-ajudar/
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Marlos Ápyus

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!