, 40 tweets, 12 min read
My Authors
Read all threads
— Jair Bolsonaro se embolando sem parar
Um dia após Jair Bolsonaro, em mais uma fala golpista, prometer que estaria “chegando a hora de colocar tudo em seu devido lugar”, o Ministério Público do Rio de Janeiro achou que havia chegado a hora de colocar Fabrício Queiroz na cadeia.
exame.com/brasil/fabrici…
No presídio de Bangu, o antigo “faz tudo” da família Bolsonaro há de ter mais dificuldade para obstruir as investigações sobre a organização criminosa que atuava no gabinete de Flávio Bolsonaro no Rio de Janeiro.
g1.globo.com/rj/rio-de-jane…
O investigado se escondia há um ano justamente onde a filha que mais odeia Olavo de Carvalho apontava desde 2019:...
g1.globo.com/sp/sao-paulo/n…
...um imóvel pertencente ao escritório de Frederick Wassef, advogado que se habituou a dizer à imprensa que trabalhava tanto para Flávio quanto para Jair, coisa que a defesa do presidente só hoje buscou desmentir (para a máxima indignação do desmentido).
epoca.globo.com/guilherme-amad…
No último setembro, Wassef chegou a negar em entrevista que soubesse do paradeiro de Queiroz mesmo com o investigado completando o terceiro mês como morador do imóvel do próprio advogado. Há até foto de Queiroz curtindo o réveillon passado no endereço.
apublica.org/2020/06/exclus…
Na casa, chamou atenção um cartaz com as letras “AI-5” decorando a sala rodeado por bonecos de Tony Montana, um dos mafiosos mais famosos do cinema. Não por acaso, a operação foi batizada pelo apelido usado pelo clã Bolsonaro ao se referir a Wassef: Anjo.
oglobo.globo.com/brasil/anjo-ap…
Wassef chegou a ter a prisão pedida em 1992, quando participou de encontros com a líder de uma seita acusada pela morte de crianças em rituais de magia negra.
epoca.globo.com/brasil/quem-fr…
Os investigadores chegaram a ele pelo depoimento de 3 pessoas presas no “caso Evandro“. Mas a polícia descartaria o envolvimento do advogado no desaparecimento de garoto Leandro Bossi, no Paraná.
poder360.com.br/brasil/policia…
A ação de hoje também tentou pegar a esposa de Queiroz, que se encontra foragida, e decretou medidas cautelares contra Alessandra Marins, assessora que trabalha com Flávio desde antes de o Zero Um virar senador pelo Rio de Janeiro.
politica.estadao.com.br/blogs/fausto-m…
Para evitar qualquer vazamento, os policiais que efetuaram a prisão de Queiroz no interior de São Paulo nem foram informados do alvo. Mesmo assim, a Abin clandestina que Bolsonaro mantém no Planalto o antecipou a operação quando as viaturas já rodavam.
crusoe.com.br/diario/sistema…
Sergio Moro demitiu-se do Ministério da Justiça no mesmo 24 de abril em que Jair Bolsonaro exonerou o diretor-geral da Polícia Federal.
g1.globo.com/politica/notic…
Dois dias antes, o presidente reclamara em reunião ministerial que só um “sistema particular” de informação vazava para ele detalhes das investigações que atingiam a própria família.
g1.globo.com/politica/notic…
Dois dias depois, Bolsonaro receberia Wassef no Palácio da Alvorada.
g1.globo.com/politica/blog/…
Questionado se não seria inadequado encontrar-se fora da agenda com um presidente que decidia o próximo ministro da Justiça, o advogado respondeu que tudo não passava de “mera coincidência“.
g1.globo.com/politica/blog/…
Na véspera, por “mera coincidência”, uma matéria reportagem adiantava na web que as rachadinhas do gabinete de Flávio financiaram a construção de edifícios irregulares da milícia de Adriano da Nóbrega em Rio das Pedras e Muzema.
theintercept.com/2020/04/25/fla…
Foi em Muzema, por exemplo, que dois prédios clandestinos desabaram em 2019 matando 24 pessoas.
g1.globo.com/rj/rio-de-jane…
Enquanto “trabalhavam” para Flávio, a mãe e a esposa do miliciano repassavam o salário às mesmas três construtoras usadas pelo Escritório do Crime na grilagem de terras da Zona Oeste carioca.
noticias.uol.com.br/cotidiano/ulti…
As revelações partiram da apuração da morte de Marielle Franco. Que, por “mera coincidência”, foi morta “ao trabalhar com um grupo de Rio das Pedras que tentava impedir a construção de novos edifícios no local, o que traria prejuízo a milicianos“.
bbc.com/portuguese/bra…
Ainda em 2018, o secretário da Segurança Pública do Rio explicou: “o que leva ao assassinato da vereadora e do motorista é essa percepção de que ela colocaria em risco naquelas áreas os interesses desses grupos criminosos“.
brasil.estadao.com.br/noticias/rio-d…
Por “mera coincidência”, ao ser acusado de interferir no trabalho da Polícia Federal, Jair Bolsonaro, do nada, reclamou em 2020 que “a PF de Sergio Moro se preocupou mais com quem matou Marielle do que com quem tentou matar seu chefe supremo“.
noticias.uol.com.br/politica/ultim…
Fabrício e Nathália Queiroz foram respectivamente exonerados dos gabinetes de Flávio e Jair Bolsonaro na mesma data. E, por muito tempo, a coisa foi encarada como “mera coincidência”.
Em maio passado, contudo, Paulo Marinho entregou que a operação Furna da Onça, aquela que flagraria movimentações suspeitas nas contas de Fabrício Queiroz, foi vazada por um policial federal à família Bolsonaro...
...ainda no segundo turno da eleição presidencial, o que findaria na exoneração de pai e filha em 15 de outubro de 2018.
www1.folha.uol.com.br/poder/2020/05/…
O problema é que 15 de outubro de 2018 é também a segunda-feira em que um anônimo entrega que Ronnie Lessa, o miliciano que morava a três casas de Jair Bolsonaro, recebera R$ 200 mil de Marcello Siciliano para matar Marielle Franco.
oglobo.globo.com/rio/caso-marie…
Durante as investigações, uma testemunha chegou a garantir às polícias Civil e Federal que o vereador planejara a morte da vereadora juntamente com o ex-policial Orlando Curicica.
g1.globo.com/rj/rio-de-jane…
Mas a PGR concluiria que a execução teria sido, na verdade, arquitetada por Domingos Brazão, um conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro. Teria, inclusive, partido dele a ideia de usar um falso testemunho contra o adversário político.
noticias.uol.com.br/cotidiano/ulti…
Ao explicar a obstrução de Justiça, a PGR listou um total de cinco suspeitos. Dentre eles, Hélio Khristian Cunha de Almeida. O delegado da Polícia Federal foi justamente quem apresentou a testemunha falsa.
noticias.uol.com.br/cotidiano/ulti…
No passado, ele já havia tentando extorquir o vereador Siciliano. Em 2013, Hélio chegou a ser condenado por um esquema de cobrança de propinas de empresários, mas a decisão seria anulada.
noticias.uol.com.br/cotidiano/ulti…
A PF, inclusive, já descobriu ligações dele com Gilberto Ribeiro da Costa, um ex-agente da própria corporação que trabalhou no gabinete de Brazão no TCE.
noticias.uol.com.br/cotidiano/ulti…
Sabe-se que quem vazou a operação Furna da Onça para Jair Bolsonaro é “conhecido na corporação por um apelido“.
noticias.uol.com.br/colunas/thais-…
É claro que deve haver muito policial federal conhecido internamente por uma alcunha qualquer. E nenhuma hipótese merece ser descartada.
Em todas as matérias referenciadas mais acima, contudo, só um nome é eclipsado pelo apelido popularizado na corporação:
Hélio Khristian, conhecido como HK, o delegado que teria ligações com Gilberto da Costa, aquele ex-agente da própria PF que atuou com Domingos Brazão, o tal conselheiro do TCE que, segundo a PGR, teria arquitetado a morte de Marielle Franco.
noticias.uol.com.br/cotidiano/ulti…
Assim como o próprio advogado, Flávio dizia desconhecer o paradeiro de Queiroz. Agora, presidente e senador foram aconselhados a se distanciarem do “anjo”.
blogs.oglobo.globo.com/bela-megale/po…
Quanto ao mais novo presidiário de Bangu, contratou o mesmo advogado da família de Adriano da Nóbrega, miliciano cuja autópsia veio a público pelas redes sociais do senador — não sem antes passar pela Abin clandestina do pai.
politica.estadao.com.br/noticias/geral…
Em 28 de maio, um dia após a Polícia Federal cumprir mandados de busca e apreensão contra integrantes do gabinete do ódio, Jair Bolsonaro se deu a ameaçar a República aos gritos de “acabou, porra“.
g1.globo.com/politica/notic…
Mas era só mais uma mentira que o presidente tentava vender como verdade. Porque, como se percebe, os problemas dele com a Justiça estão apenas começando.
Uma versão mais completa dessa thread pode ser lida e compartilhada por este link.
jornalismo.art/2020/06/18/jai…
Se você gostou da leitura e gostaria de ajudar, é possível neste link fazer doações de qualquer valor via Catarse, PagSeguro, PayPal e PicPay. Desde já, muito obrigado a todo mundo que tem doado.
jornalismo.art/como-ajudar/
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Marlos Ápyus

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!