My Authors
Read all threads
O que acontece com o corpo após morte?

Sabemos que nos primeiros segundos, a atividade cerebral se eleva até parar e a temperatura do corpo esfria. Porém, como é a necrópsia e a decomposição humana?
AVISO: Se você for sensível ao assunto mencionado já no primeiro tweet, criminologia ou medicina legal, aconselhamos não seguir a leitura adiante. Pode ter imagens que te deixe desconfortável.
Minutos depois da morte, as células começam a morrer devido a escassez de oxigênio e é aí que a pele se torna pálida, acontece o esfriamento do cadáver e o endurecimento dos músculo, dando início ao que chamamos de “processo de putrefação.”
Horas depois, o cálcio se acumula nos músculos causando tensão e permanece assim por cerca de 36h. Eventualmente, seus músculos relaxam, causando a expulsão de fezes e/ou urina. A pele se encolhe devido a desidratação, aparentando que suas unhas e pelos estão crescendo.
Dias depois, a gravidade leva o sangue para as partes mais baixas do corpo, causando manchas vermelhas. Zonas esverdeadas surgem enquanto as unhas caem e o cadáver começa a exalar um odor terrível pela liberação de substâncias químicas como a putrescina e/ou a cadaverina.
Semanas depois da morte, alguns insetos (principalmente moscas) chamados de “fauna cadavérica”, começam a comer o cadáver. As larvas digerem, em uma semana, 60% do corpo. Logo, inicia-se a transformação das áreas roxas em pretas, conforme as bactérias se alimentam do corpo.
Consequentemente, os cabelos já começam a cair. Por fim, ao passar dos meses e dos fenômenos da decomposição humana, se o corpo resistir a temperatura de 10°C, levará cerca de 4 meses para que os tecidos moles se decomponham, restando apenas o esqueleto do falecido.
Mas, antes do processo mencionado, o que acontece com a pessoa quando é encontrada morta? Como é a necrópsia?

Antes de tudo, após o reconhecimento do falecido pela família, o corpo é identificado com um número que remete a documentos como o RG e o Boletim de Ocorrência.
As roupas e objetos do falecido são enviados para o Instituto de Criminalística da Polícia Científica, que faz perícias em “cenas de crime” e objetos. Inicialmente, o cadáver é pesado e lavado com água e sabão. Na sala de necrópsia, o exame começa com a análise externa do corpo.
O médico legista e o auxiliar analisam possíveis furos de bala, lesões e sinais que identificam, como tatuagens ou cicatrizes. Os detalhes são anotados em um documento que será emitido pelo IML. Veja alguns sinais que mostram quando o morto foi baleado de perto por arma de fogo:
Uma ferida escura causada pela entrada de projétil de arma de fogo, quando é disparado encostado na pele. Pela presença de plano ósseo subjacente, forma-se a lesão conhecida como “A Câmera de Mina de Hoffman”.
Uma queimadura causada por um disparo encostado na pele, chamada de “O Sinal de Puppe-Werkgartner”, formada pela impressão da marca da “boca” do cano aquecido da arma utilizada para efetuar o disparo.
Após identificar feridas, o próximo passo é o exame interno. Ocorre a abertura das cavidades do cadáver e o exame das vísceras. O médico legista faz um corte que vai do pescoço ao púbis e que pode ter formato de Y, de T ou de I, para ter acesso à caixa torácica e ao abdómen.
Os órgãos que foram danificados e podem ajudar na descoberta da causa da morte são retirados e examinados – como um coração esfaqueado ou o estômago, no caso de envenenamento. É feita o que chamam de análise geral e microscópica, os resultados são descritos no relatório final.
Depois do tórax, o médico corta o couro cabeludo de uma orelha a outra para remover o cérebro. A tampa do crânio é retirada com uma serra elétrica, mas o cérebro só pode ser retirado se todos os nervos que o conectam ao resto do corpo são cortados, até os nervos ligados aos olhos
Ao final da análise, os órgãos são reinseridos aos seus devidos lugares e o corpo é fechado. O médico legista usa uma costura contínua, que tem um ponto inicial e segue do começo ao fim dos cortes. Mais tarde, no enterro, os cabelos e roupas escondem os pontos cirúrgicos causados
O processo inteiro após o corpo ser encontrado e levado ao IML, que dá a liberação do corpo, dura de quatro a oito horas. A necrópsia em si leva entre duas a três horas. Ao fim do exame, o IML emite uma Declaração de Óbito, com a identificação do falecido e a causa da morte.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Threads de Crimes

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!