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Existem 3 linhas estrategicas da CHN em relacao a America Latina. Essas 3 linhas, de forma muito ampla, se concentram nas estrategias abordadas na VEN, ARG e BRA. Para os outros paises, uma variacao da estrategia adotada em um desses paises mencionados eh apresentada:
Na VEN, o fato do pais estar em um caos economico e sem capacidade de executar pagtos minimos, faz com que a China seja a grande credora em troca de pagamentos via ativos. O petroleo foi o pgto utilizado por muito tempo, mas a capacidade de producao da PDVSA despencou.
Alem disso, a VEN disponibilizou varios outros ativos no pais como garantidores dos emprestimos feitos. Fazendas tambem sao de interesse. Por meio de financiamentos para um pais que tem o acesso a capital fechado, so resta a VEN pagar com ativos no medio prazo.
A ARG se encontra em uma situacao intermediaria. Apesar do emprestimo do FMI, o pais sofre para conseguir pagar sua divida, credores e investir no pais. Para a CHN, linhas de financiamento na ARG sao muito interessantes.
Ao contrario da VEN, a ARG possui um parque industrial mais avancado, fazendas produtivas e uma forte producao de carne bovina. Alem disso, Vaca Muerta e linhas de transmissoes de energia sao um bom negocio.
Com linhas de credito com taxas de juros baixas, a CHN consegue abertura do gov p/ participar de projetos e comprar empresas, obter concessoes q representam uma vantagem estrategica. A construcao da usina nuclear de Atucha III, com $$ e tecnologia chinesa eh um desses projetos.
Alem disso, a ARG cogita buscar na CHN um financiamento para financiar sua divida com credores e/ou com o FMI. Naturalmente, isso aumentaria a boa vontade argentina para aquisicoes chinesas e participacoes em concessoes.
No BRA, a situacao eh diferente. Ha uma super dependencia comercial, mas nao ha problema de capital ou necessidade de financiamento no governo brasileiro. Nao ha dividas com organismos ou credores internacionais.
Assim, a estrategia chinesa deve se assemelhar a estrategia de americanos e europeus: participar de licitacoes e realizar aquisicoes e fusoes sem a intermediacao do gov no processo. Como n ha necessidade de financiamento, n existem ativos garantidores q possam se tornar chineses.
A dependencia comercial gera um ponto interessante, no entanto: o receio de retaliacao na compra de commodities brasileiros, faz com que o governo brasileiro se encontre em uma encruzilhada em relacao a participacao da Huawei no leilao do 5G, por exemplo.
Excluir a empresa do leilao, como cogitado, poderia gerar retaliacoes nas areas de agribusiness e minerios (ou ate o impedimento no aumento das importacoes - mesmo que momentaneo, afinal a CHN depende desses produtos), gerando temor na bancada ruralista, aliada do gov na Camara.
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