My Authors
Read all threads
Burma (Myanmar) nunca teve importância alguma para brasileiros. Mas se observarmos o posicionamento geopolítico desse país, veremos que ele é importantíssimo para a geopolítica regional e também global.
Entre 1962 e 2011, Burma esteve fechada ao mundo. Uma junta militar conduziu o país em uma ditadura onde estrangeiros raramente podiam entrar no país. Em 2011, houve uma abertura visando acordos comerciais e atração de turistas.
Após a abertura, China, EUA e Japão entenderam que precisavam trazer Burma para seus lados. EUA e Japão chegaram a mandar, pessoalmente, o Presidente Obama e o Primeiro-Ministro Shinzo Abe para tentar puxar a sardinha para seus lados.
No entanto, a China não deixou barato e se antecipou. A China iniciou um acordo para construir um porto de águas profundas e a construção de um gasoduto que ligasse a Baía de Bengala até o sudoeste chinês.
Esse movimento foi estrategicamente inteligente, pois com um gasoduto ligando a Baía de Bengala até a CHN, a dependência chinesa no estreito de Malacca diminuiria consideravelmente. 80% da energia chinesa (ou mais) passam por esse estreito, que pode ser facilmente bloqueado.
Com a construção do porto de Gwadar no Paquistão e no gasoduto em Burma, a China antecipa a chegada de energia ao país. Ao mesmo tempo, a marinha chinesa busca ocupar o mar do sul da China, para manter o controle estratégico dessa área.
Indonesia, Malásia e Cingapura circulam o estreito de Malacca. A batalha por influência americana e chinesa nesses países é intensa. O temor chinês, é de q se esses países se alinharem com os EUA, a chegada de + de 14 milhões de barris q passam pelo estreito pode ser comprometida
A CHN também possui um interesse estratégico no Paquistão. O porto de Gwadar é crítico para a estratégica de logística chinesa de acesso a energia. O Baluquistão (província onde Gwadar se encontra) faz fronteira com o Afeganistão.
Para a Índia, quanto mais instável for a situação no Afeganistão e, consequentemente, no Baluquistão, maior será o foco paquistanês naquela fronteira ao invés da Caxemira (área disputada entre Índia e Paquistão).
Importante ressaltar que o controle da Caxemira não se dá só por questões nacionalistas. Caso a Índia controle a Caxemira, a fronteira do Paquistão com a China seria cortada e o investimento chinês na linha de suprimentos de Gwadar até a China seria interrompido.
Além disso, o principal fornecimento de água do Paquistão vem do Rio Indus, que nasce no Himalaia Tibetano e passa pela Caxemira antes de entrar no Paquistão. Manter a Caxemira = manter acesso a água.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Thiago de Aragão

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!