My Authors
Read all threads
Reportagem da Pública revela o drama dos trabalhadores de frigoríficos e abatedouros na pandemia: ambientes sem ventilação com muitas pessoas juntas. Até o fim de maio, já eram 172 denúncias ao Ministério Público do Trabalho (MPT). agen.pub/FrigoCovid
Por conta do intenso deslocamento de trabalhadores entre cidades, procuradores do MPT apontam que o setor está ajudando a propagar o coronavírus no interior do país. Dos 30 municípios com maiores números de Covid-19 no Rio Grande do Sul, 28 têm ligação com frigoríficos.
Em Lajeado (RS), dos 1.585 casos confirmados da doença, 959 estão na BRF, empresa gerada pela fusão das marcas Sadia e Perdigão. A proporção para cada 100 mil habitantes é dez vezes maior do que na capital gaúcha, Porto Alegre.
O MPT enquadrou mais de 70 frigoríficos no país para assumirem o compromisso de adequar a rotina dos funcionários durante a pandemia, como adoção e ampliação de escalas de trabalho para reduzir fluxos e o número de trabalhadores por turno.
BRF, Marfrig, Aurora e outras sete empresas que empregam mais de 150 mil trabalhadores assinaram o termo proposto. Já a JBS não seguiu o mesmo caminho e recusou o acordo.
No entanto, segundo o advogado Paulo Roberto Lemgruber Ebert, que representa sindicatos de trabalhadores do setor frigorífico na serra gaúcha, alguns abatedouros ainda não cumprem as determinações acordadas com o MPT.
Apesar da pandemia e do alto número de trabalhadores infectados, a crise econômica gerada pelo coronavírus não chegou ao setor: o faturamento de exportações de carne bovina do Brasil é 41,5% maior que o de maio de 2019.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Agência Pública

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!