My Authors
Read all threads
Thread com as novas revelações da #VazaJato 👇
Em 2015, Deltan Dallagnol recebeu em Curitiba uma delegação dos EUA composta por 17 pessoas, entre procuradores americanos e agentes do FBI. Na prática, o chefe da Lava Jato driblou o governo federal e o STF para não emitir documentos oficiais sobre a visita. #VazaJato
Na visita, os procuradores do Departamento de Justiça americano (DOJ) foram apresentados para advogados de delatores da Petrobras e começaram a negociar acordos para investigar a petrolífera nos EUA.
O então ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, foi surpreendido pela presença dos americanos. Os questionamentos do Ministério da Justiça foram passados a Deltan, que evitou dar detalhes ao órgão. Em um acordo de cooperação judicial entre pais, é necessário autorização do MJ.
Deltan conseguiu que nem mesmo os nomes dos presentes fossem repassados ao MJ: “Eles consultem o DOJ, porque eles pediram que mantenhamos confidencial”. O procurador colocou a relação com os americanos acima dos interesses nacionais.
Após a visita, começaram as manobras para que os principais delatores da Lava Jato fossem interrogados nos EUA, conforme suas leis. Ao entregá-los, informações sensíveis sobre a Petrobras ficaram em mãos americanas. “Estão com faca e queijo na mão”, afirma Deltan.
Por envolver essas informações internas da petrolífera brasileira, o tratado bilateral de cooperação judicial entre países poderia ser negado pelo Brasil. Mas Deltan arriscou a soberania e segurança nacional para manter um acordo nebuloso com os americanos.
As negociações envolveram uma multa que os EUA deveria impor à Petrobras. A intenção dos procuradores brasileiros era de ter parte nesse dinheiro. Assim foi feito: em 2018, a empresa assinou um acordo com o DOJ e pagou uma multa de US$ 862.560 milhões.
80% do valor da multa - R$ 2,5 bilhões - veio ao Brasil. Quanto à destinação, um mês antes de assinar o acordo a com Petrobras, Deltan e Roberson Pozzobon planejaram criar instituto ou empresa e lucrarem com palestras anticorrupção.
As investigações da Pública são uma parceira com @TheInterceptBr para analisar as mensagens vazadas da Operação Lava Jato. Confira o que foi revelado até agora: agen.pub/VazaJato #VazaJato
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Agência Pública

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!