My Authors
Read all threads
O que a aprovação do PL privatizando água e esgoto pode nos dizer? (fio)

Qualquer manual conservador e liberal de economia (daqueles que defendem o mercado acima de tudo) vai te dizer que o caso da água e esgoto é um caso especial em que a livre concorrência não funciona.
É um caso especial em que o monopólio estatal não apenas se justifica na ótica da segurança e necessidade social da água e esgoto, mas também pela ótica do mercado.
É simplesmente impossível que existam 5, 6 ou 12 empresas "concorrentes" para água e esgoto.
Isso pq apesar do intenso consumo do bem, há um custo fixo para a realização do serviço que é altíssimo e o que torna o ganha marginal com demanda agregada muito baixo, por isso não compensa.
Funciona assim: quando uma empresa de internet resolve expandir, ela calcula o custo fixo do cabeamento para uma região e tem o número de assinantes que precisa conseguir para viabilizar. Ela compara com o número de assinantes potenciais (depois de pagar o custo fixo).
Se depois de pagar o custo fixo de expansão o número de assinantes potenciais (demanda agregada) for alta o investimento é feito. Mas se a empresa gastar 100 milhões em cabeamento e o potencial de clientes que podem ser agregados for, por exemplo, 10 milhões de reais, ela não faz
Daí que os manuais mostram que empresas não podem passar diversas tubulações de água e esgoto para poder concorrer em si. O custo fixo inviabiliza o negócio. Se houvesse concorrência, nem a questão de engenharia seria possível.
Imagina a cidade esburacada toda a vez que um consumidor resolver trocar o serviço de água e esgoto da empresa A para a empresa B que ofereceu um preço melhor. Isso é impossível. Logo a "concorrência" deixa de ser um argumento pela privatização.
Mas então porque há interesse do mercado nisso?
Bom, em primeiro lugar é preciso dizer que EM QUASE TODOS os países em que esta insanidade aconteceu (a privatização) ela está sendo revertida.
O modelo de negócio que interessa ao capital é o tempo. Quer ver?
Imagina uma cidade fictícia com 15 habitantes, em que dez tem água e esgoto tratados. O "empresário" que ganhou a privatização gasta ZERO de investimento para atender esses dez, certo? Isso pq o custo fixo das tubulações, estações de tratamento e etc. JÁ FORAM PAGOS PELO ESTADO.
O "empresário" tem uma demanda fixa de dez e descobre que pode reduzir custos em 10%, diminuindo salários do pessoal técnico e achatando pagamentos porque afinal os trabalhadores entram via CLT precarizada.
Faz os cálculos: se a conta média era de 50 reais e o "empresário" consegue baixar em 10%, com a demanda fixa isso significa que o lucro dele SEM FAZER INVESTIMENTO NENHUM é de 50 reais por mês sobre os dez usuários da nossa cidade fictícia.
Antes o serviço custava 50 reais para cada um dos dez. E agora custa 10% menos, indo 5 reais de cada cliente para o bolso do capitalista TODOS OS MESES e SEM UM REAL DE INVESTIMENTO.
Agora faz o mesmo cálculo para a população de SP, por exemplo.
Agora imagina que o "empresário" vai ficar ganhando isso por dez anos até que o estado se dê conta que o modelo não dá certo. A sociedade perdeu mas o capitalista embolsou o valor dola precarização por DEZ ANOS sem investir nada.
Ele ganha PELO TEMPO que durar a BURRICE dod cidadãos. E sabemos que no Brasil que elegeu Bolsonaro, a burrice é farto item.

"mas Fernando, ele vai ter que investir em saneamento para atingir aqueles 5 da cidade fictícia que não tinham o serviço!"
Não vai!
O modelo dos pedágios mostra isso. Mesmo que na lei venha EXPLÍCITO que precisa investir. Com um ano de concessão o "empresário" entra na justiça alegando "desequilíbrio" contratual e consegue na nossa alva justiça liminar para parar o investimento.
Depois, consegue decisão para aumentar em 30% as tarifas DE TODO MUNDO para financiar os "investimentos". E enquanto durar estas idas e vindas da justiça o "empresário" está recebendo aquele lucro mensal CERTO e sem investimento vindo da precarização do trabalho.
Ele ganha portanto no tempo da burrice. E ganha na precarização. E oferece água com cocô para a população. Como foi em SP. E oferece descontos para o uso da indústria que aumenta o consumo mesmo em tempo de racionamento. E a indústria consome quase 75% da água.
E o empresário não precisa fazer obras para evitar os prejuízos da seca. E não precisa investir em estudos climáticos para se antecipar aos problemas nem nada disso. Faz o cálculo para a população da sua cidade. Vê quanto de dinheiro limpo entra no bolso do "empresário"...
E isto PELO TEMPO QUE DURAR A CONCESSÃO. Depois ele devolve (com o ESTADO RECOMPRANDO) e diz que "infelizmente o modelo não deu certo"...

É isto o que vai acontecer no Brasil...
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Fernando Horta

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!