My Authors
Read all threads
Conheça os perfis bizarros que estão surgindo em várias redes sociais, utilizando fotos que fazem referência ao personagem Pateta da Disney, enviando mensagens ameaçadoras para crianças e até ensinando formas de cometer suicídio.
Vários perfis com o nome Jonathan Galindo estão enviando solicitações para menores de idade, principalmente no Facebook e no Instagram. O primeiro perfil original foi criado na Europa, em 2017. Agora, contas dessas estão surgindo no Brasil deixando os pais preocupados.
Os perfis que utilizam a foto fazendo referência ao pateta, “desafiam” as crianças e adolescentes a enviarem uma mensagem privada para eles. Em seguida, alguém que comanda a conta responde mandando vídeos, textos, áudios e até fazem ligação de vídeo, dizendo coisas assustadoras.
Eles ganham a confiança das vítimas sendo intimidadores, os perfis tem poucas postagens. Há relatos de que são ensinadas técnicas de suicídio e depois, pedem para que apaguem as mensagens trocadas durante as conversas. Então, a criança ou o adolescente se isola e sente medo.
O real homem nas fotos utilizadas não é quem está por trás dos perfis: ele se chama James Fazzaro, um artista que faz fantasias e publica no Facebook. Os perfis utilizando o nome “Jhonatan Galindo” utilizam as imagens sem ter uma permissão do artista.
De acordo com Lei nº 13.968, aprovada no ano passado, induzir ou instigar alguém a cometer suicídio ou a praticar automutilação pode gerar uma pena de seis meses a seis anos de prisão. O Facebook Brasil afirmou estar ciente e tomando providências.
Os perfis “Jonathan Galindo” estão sendo comparados ao Jogo da Baleia Azul, criado por Philipp Budeikin de 21 anos, no qual adolescentes realizavam desafios ao longo de 50 dias, como: acordar de madrugada, assistir a filmes de terror e praticar automutilação.
O último comando do Jogo da Baleia Azul era cometer suicídio. O criador, Philipp Budeikin, disse que os suicídios provocados pelo jogo virtual era uma forma de “limpar a sociedade” e afirmou que ajudava a população porque todas as vítimas eram um desperdício biológico.
O jogo começou em 2013. Em 2017, Philipp aos 21 anos, confessou o crime à polícia, dizendo que as vítimas “eram lixos que morrerram felizes” e foi preso na Rússia, acusado de incitar o suicídio de ao menos 16 jovens. Na prisão, ele recebeu dezenas cartas de amor de adolescentes.
A justiça ainda é considerada fraca por algumas pessoas, quando o crime é incentivar suicídio. O criador oficial do Jogo da Baleia Azul, Philipp, foi preso na Rússia e condenado à 3 anos e 4 meses de prisão. Ou seja, em Março de 2019 ele foi solto e atualmente está em liberdade.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Crimes Reais

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!