My Authors
Read all threads
Como ontem gostaram da thread do Lenine e da igualdade na União Soviética, hoje é a vez de outro líder fofinho e carismático de esquerda: Mao Tse Tung e a igualdade na China.
Os comunistas chineses afirmavam que os 10% mais ricos controlavam entre 70% e 80% de toda a terra foram exagerados. Uma narrativa que continuam a usar hoje eheheh
No entanto os dados mostravam outra coisa: 1,75 milhões de famílias em 16 províncias entre as décadas de 1920 e 1930 indicavam que o maior decil possuía entre um terço e metade da terra.
Na aldeia de Zhangzhuangcun, célebre pelo estudo de William Hinton sobre a reforma agrária, os camponeses de classe média ou pobre possuíam 70% da terra dos comunistas chegarem ao poder.
No entanto os comunistas não quiseram saber desses dados e expropriaram os agricultores na mesma, quanto mais rico pior a humilhação. Geralmente iam todos fazer trabalhos forçados.
As diretrizes de Mao para eram confiscar as terras de traidores, tiranos, bandidos e proprietários de terras e entregá-las aos camponeses pobres. No entanto passado pouco tempo a política chocou com a realidade.
Os agricultores mais ricos vendiam as terras a agricultores médios. Isto fez com que houvesse uma escassez de inimigos para expropriar. Isto levou a que a posição de Mao se extremasse.
Aboliu todas as propriedades dos senhorios e instituições e invalidou todas as dívidas rurais existentes. Toda a terra - e não apenas a propriedade confiscada - nas aldeias tinha que ser dividida igualmente entre a população
Os animais, casas e ferramentas dos proprietários também foram confiscados e redistribuídos. Isto tudo como era difícil de realizar por razões óbvias fez com que a violência se instalasse.
Espancamentos públicos eram frequentes, embora não fossem oficialmente aprovados, também não eram proibidos. Frequentemente levavam a confiscos e até sentenças de morte para proprietários de terras.
Após cada sessão, os bens materiais das vítimas eram distribuídos pela multidão, que já havia votado em quem seria seu alvo. Os condenados eram queimados vivos, desmembrados, mortos a tiros ou estrangulados.
O partido comunista tinha definido à priori que pelo menos 10% da população de cada aldeia eram proprietários e que portanto tinham que ser eliminados. Muitas vezes passou de 30% da população.
Em 1951, mais de 10 milhões de proprietários foram expropriados e mais de 40% das terras foram redistribuídas. Entre 1,5 e 2 milhões de pessoas morreram entre 1947 e 1952, outros foram estigmatizados, chamando-os de exploradores e inimigos de classe. "Ser pobre era glorioso"
O resultado foi uma igualdade quase perfeita. Em Zhangzhuangcun 90% dos agricultores eram proprietários de 90,8% das terras. O preço a pagar pela igualdade foi um banho de sangue.
Isto não foi nada com o que aconteceu nos anos seguintes com a revolução cultural, mas deixo para outro dia que a thread já é grande.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Lobo 🏴‍☠️

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!