My Authors
Read all threads
O negócio entre Arthur Melo (Barcelona) e Miralem Pjanic (Juventus) está esquentando!

Tem uma questão tática para entender essa a troca: o jeito que o Barça joga e o posicionamento corporal dos companheiros do Arthur.

Segue o fio para olharmos de perto! 🧶
Arthur surgiu no Grêmio como um meio-campista de toque refinado e precisão no domínio da bola.

Parece fácil que ele jogue em qualquer time pela qualidade individual, mas a verdade é que o Barcelona joga de um jeito diferente do Grêmio e isso afetou muito seu desempenho.
No Grêmio, Arthur fazia uma dupla de volantes num 4-2-3-1. Ele encostava no Luan, o mais perto dele. Ramiro e o Éverton se aproximavam. Eles ficavam de frente pro Arthur, esperando o passe dele!

O Grêmio jogava de pé em pé e com toques muito curtos. O Arthur deitava!
Como o time trocava de posição e girava, e o Arthur tinha uma liberdade muito grande para encostar nos laterais ou em quem estivesse a fim de tocar a bola. Ia pra direita, pra esquerda...circulava o campo inteirinho. Sempre com gente próxima dele.
Por isso o Tite chama ele de “ritmista”: ele era o cara que ficava atrás só ditando quem ia e quando ia receber a bola. Como um maestro de uma orquestra.
Tem também o gesto tão característico do Arthur: o giro.
Domina de direita, vira o corpo no próprio eixo e toca pra outro lado com a mesma perna direita. Como os laterais do Grêmio estavam sempre abertos, ele tinha facilidade de ir girando o jogo.
O giro do Arthur fazia o Grêmio armar o jogo! Como a maioria dos times na América do Sul marca por encaixe, ele recebia uma marcação muito próxima quando tinha a bola

Aí ele girava e jogava num lugar mais à frente dele e deixava o marcador na saudade.
Esse tipo de futebol que o Grêmio pratica tem um nome bem característico: jogo de mobilidade. É o nome oficial em estudos da CBF (estou participando desse estudo). É o “toque de bola” que a gente suspira na Seleção de 1982. Expliquei bem essa ideia aqui.
globoesporte.globo.com/blogs/painel-t…
O Arthur chega no Barcelona como um jogador de imenso potencial, com um controle de bola que fazia todo mundo lembrar do Iniesta e do Xavi.

Só que os detalhes em torno dele mudaram. E não foi pouco não: TUDO mudou. É outra cultura, outro idioma....e outro tipo de futebol.
Desde 1997 o Barcelona pratica o chamado “Jogo de Posição”.

A forma mais simples de entender é pela simetria: todo mundo ocupa um espaço em campo quando o time tem a bola e só é permitido se movimentar e sair dessa zona quando a bola está naquele setor.
globoesporte.globo.com/blogs/painel-t…
No jogo posicional, o mais importante é a ocupação racional do espaço. O intuito é criar linhas de passe. Todo mundo sabe onde o companheiro está e consegue tocar de primeira e circular rápido a bola pro Messi desequilibrar.

O Arthur tá cumprindo essa posição. E bem!
O problema é que isso limita o raio de ação dele. Ele tem só o lateral pra tocar curto.

É MUITO diferente do Grêmio, que todo mundo se aproximava dele. Não tem mais o Luan e o Éverton. Veja que só o Vidal tá mais solto no campo e mais de frente pra ele.
Mas o detalhe mais importante é a posição corporal. No Grêmio, os meias ficavam de costas pro gol e de frente pro Arthur.

No Barcelona não. Os meias ficam na diagonal para fazer o facão.

O Arthur tem que tocar no espaço e não mais no pé.
Aqui, o Arthur está com a bola e só o Suárez, marcado de perto, vira pra ele. O Messi e o Vidal estão com o corpo na diagonal pra receber a bola em profundidade.

O certo seria o Arthur receber a bola e já tocar no espaço. Só tem um jogador de frente pra ele.
(OFF)

Esse movimento que o Suárez faz é muito comum no Barcelona. O Jorge Jesus chama isso de "primeiro pivô". Explico nesse texto:
globoesporte.globo.com/blogs/painel-t…
Tem também o posicionamento corporal do Arthur. Ele domina e toca com a direita, por isso ele gira.

Na escola do Barça você domina com uma e toca com outra. Lembra do gol que o Messi desmoraliza o Boateng?

Observem o Busquets no início da jogada...
Tá vendo como não é simples? Como é errado falar que o Arthur “não presta” sem entender o contexto que ele está inserido?

Jogadores são frutos do contexto que eles jogam. O entorno influencia o desempenho individual. Muito mais do que você pensa!

Dito isso, a troca é boa.
O @marcelobechler cita questões financeiras por trás do negócio. O Barcelona vai ganhar um jogador que pode trazer mais experiência para os jogos de Liga dos Campeões, grande calcanhar-de-aquilies do Barcelona.
A @claalbuquerque também aponta que o Arthur vai respirar novos ares e jogar com um técnico mais paciente pra ensinar ele esse jogo de dois toques. Se o Sarri ficar, ele tem tudo pra crescer como o Jorginho no Napoli e Chelsea!
Qualquer julgamento precoce em torno do Arthur é cruel. Ele tem só 23 anos e é normal não entender de primeira uma cultura totalmente diferente.

Também acho muito difícil o Barcelona abandonar uma cultura de jogo de décadas por conta só de uma pessoa.

Sem extremos!
Futebol é apaixonante porque os mínimos detalhes fazem toda uma diferença e mudam tudo. Ao mesmo tempo, não parece simples e até lógico entender que se muda o time, o jogador também muda?

Vamos entender mais esses detalhes do jogo!
A thread em texto lá no meu blog no @globoesportecom glo.bo/2BGCSmT
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Leonardo Miranda

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!