My Authors
Read all threads
— Quem acredita no Bolsonarinho Paz & Amor?
Ontem, em mais uma das transmissões ao vivo que protagoniza às quintas, Jair Bolsonaro surgiu com um sanfoneiro ao fundo. Era Gilson Machado Neto, presidente da Embratur, que no passado já tocou no Forró da Brucelose.
www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020…
Lamentando o cancelamento dos festejos juninos no Nordeste, o presidente da República pediu para que o músico cantasse, em homenagem aos mais de 55 mil brasileiros mortos pela covid-19, a Ave Maria de Bach e Gounod.
Hoje, Bolsonaro partiu para Juazeiro do Norte, onde sobrevoaria a Ferrovia Transnordestina, e acompanharia a chegada das águas do São Francisco ao Ceará.
gov.br/planalto/pt-br…
Na véspera, já havia nomeado Carlos Alberto Decotelli, “doutor e pós-Doutor” que promete um trabalho técnico, como novo ministro da Educação, o terceiro da gestão, ou o primeiro negro a comandar um orçamento tão alto neste governo.
Em paralelo, Luiz Eduardo Ramos chegou a anunciar os valores de três parcelas extras do auxílio emergencial, mas o secretário de Governo logo apagou a mensagem assumindo que o tema ainda estava em discussão.
g1.globo.com/economia/notic…
Pinçadas assim, as informações delineiam uma espécie de presidente normal, algo que o Brasil desconhece ao menos desde que a faixa verde e amarela sentou no ombro de Bolsonaro.
Os posicionamentos de ontem surgiram uma semana silenciosa após o presidente se complicar comentando a prisão de Fabrício Queiroz, o antigo faz tudo da família. Um olhar mais atento, contudo, percebe o truque.
blogdarose.band.uol.com.br/hospital-de-at…
Após a homenagem às vítimas do novo coronavírus, o presidente insistiu que o temor da doença não se justificava. A AGU, inclusive, recorreu da decisão judicial que obrigava Bolsonaro a, como qualquer cidadão do Distrito Federal, usar máscara em público.
g1.globo.com/df/distrito-fe…
E a intenção não é renovar o auxílio emergencial, mas transformar o Bolsa Família em Renda Brasil, o que concentraria em si os méritos de um programa social que já fez sucesso na agenda de três antecessores.
www1.folha.uol.com.br/colunas/painel…
O novo ministro da Educação era a sugestão dos militares desde antes de a pasta ser entregue às diabruras de Abraham Weintraub.
Mas foi com Decotelli na presidência que o FNDE lançou em 2019 um edital bilionário que, entre outras suspeitas de fraudes, pretendia adquirir mais de 30 mil laptops para uma escola municipal que só possuía 255 alunos.
oglobo.globo.com/brasil/cgu-apo…
O presidente do FNDE deixou o cargo uma semana após o lançamento do edital, mas meses antes de o escândalo virar notícia.
www1.folha.uol.com.br/colunas/elioga…
Agora, a Universidade de Rosário veio a público desmentir o título de doutor anunciado por Bolsonaro. O MEC até apresentou um certificado de conclusão de créditos para obtenção do título.
www1.folha.uol.com.br/colunas/monica…
No Lattes, ainda que afirme ter realizado um doutorado na Argentina, o novo ministro se diz mestre, mas não se diz doutor.
buscatextual.cnpq.br/buscatextual/v…
Segundo Franco Bartolacci, o reitor argentino, Decotelli “cursou o doutorado, mas não o finalizou, portanto não completou os requisitos exigidos para obter a titulação“.
A agenda positiva de Bolsonaro não reage a uma perda de popularidade, pois ela inexiste. Datafolha, DataPoder360 e Quaest, mesmo com este vendo elevação da rejeição, observam que a base de apoio a Bolsonaro não se abalou com a prisão de Queiroz.
www1.folha.uol.com.br/poder/2020/06/…
Se uma maioria de 54% dos brasileiros acham o presidente pouco inteligente, ainda há 40% do país achando muito inteligente o homem que forçou o Exército a produzir cloroquina suficiente para 18 anos de consumo.
extra.globo.com/noticias/brasi…
Se 64% dos entrevistados pelo Datafolha acreditam que Bolsonaro sabia do paradeiro de Queiroz, uma maioria de 46% não acham que o pai de Flávio Bolsonaro estava envolvido no esquema de rachadinhas tocado no gabinete do ainda deputado estadual.
www1.folha.uol.com.br/poder/2020/06/…
Em verdade, Bolsonaro parece reagir à perda de apoio de militares da ativa e reserva, que abriram mão da defesa incondicional de quem vinha jogando o prestígio das Forças Armadas na lama.
valor.globo.com/politica/colun…
Alguns deles já trabalham por um governo Mourão. Até Augusto Heleno, que acompanhava o chefe em cada levante antidemocrático, deu de largar o golpista mor sozinho com as próprias mentiras.
oglobo.globo.com/analitico/ao-n…
Enquanto o Ministério Público se preparava para denunciar Flávio por transformar o próprio gabinete numa organização criminosa vinculada até com as milícias cariocas, o Palácio do Planalto trabalhava para, no Senado, blindá-lo com cargos ao centrão.
g1.globo.com/politica/blog/…
Ontem a Justiça do Rio de Janeiro conseguiu tempo para o senador ao presenteá-lo com um foro privilegiado que a primeira turma do STF já decidiu por unanimidade inexistir em casos como o dele.
oantagonista.com/brasil/caso-fl…
Um dos desembargadores que votaram a favor de Flávio tem até livro lançado contra o privilégio, mas adotou recentemente o discurso bolsonarista contra o trabalho realizado por governadores e prefeitos durante a pandemia.
oantagonista.com/videos/video-d…
Após a revelação de que mantinha contato com Queiroz desde 2018, Frederick Wassef, que até então negava ter escondido o ex-faz tudo da família Bolsonaro, mudou de versão e agora admite que o escondia, mas para protegê-lo de uma eventual queima de arquivo.
veja.abril.com.br/politica/frede…
O STF já discute a possibilidade de o caso ficar aos cuidados de Gilmar Mendes. É verdade que o ministro chegou a beneficiar Flávio em 2019 ao suspender a investigação.
g1.globo.com/jornal-naciona…
Mas é também verdade que Mendes tem tido papel ativo na contenção do golpismo do clã Bolsonaro. E se tocou do risco de as milícias serem exploradas com essa finalidade.
oantagonista.com/brasil/gilmar-…
Do outro lado, Queiroz já negocia uma delação premiada com o Ministério Público do Rio de Janeiro.
cnnbrasil.com.br/politica/2020/…
O preso quer garantias para a esposa —ainda foragida— e as filhas. Os investigadores, claro, querem que o investigado entregue algo que a investigação ainda desconheça.
Fica a torcida para que o acordo esclareça, por exemplo, o que fez Jair exonerar Nathália Queiroz no mesmo 15 de outubro de 2018 em que Flávio exonerou Fabrício. Mas, sobre isso, essa coluna já escreveu em maio passado.
jornalismo.art/2020/05/18/lav…
Uma versão mais completa dessa thread pode ser lida e compartilhada por este link.
jornalismo.art/2020/06/26/jai…
Se você gostou da leitura e gostaria de ajudar, é possível neste link fazer doações de qualquer valor via Catarse, PagSeguro, PayPal e PicPay. Desde já, muito obrigado a todo mundo que tem doado.
jornalismo.art/como-ajudar/
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Marlos Ápyus

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!