Luís Fernando Tófoli Profile picture
Jun 27, 2020 8 tweets 4 min read Read on X
Essa é a apresentação do atual Ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli da Silva, no Currículo Lattes.

Caso as informações declaradas pelo Ministro sejam falsas, ele está sujeito a penalidades. O Ministro deve esclarecimentos.

Siga o #cordel aí pra entender melhor. Image
A Plataforma Lattes é a forma oficial de um acadêmico informar seu currículo para o @CNPq_Oficial. Também é a forma mais utilizada para se conhecer o que um acadêmico já fez.

Decotelli afirma que é doutor em Administração, fato desmentido pelo reitor da instituição informada. Image
Se sequer tem o grau de doutor, fica difícil entender como é que o Ministro Decotelli poderia ter realizado um 'Pós-Doutorado na Bergische Universität Wuppertal, na Alemanha'.

🤔🤔🤔
Toda vez que alguém envia dados ao CPNq pela Plataforma Lattes, deve marcar que está ciente de que, em observância do Código Penal Brasileiro, está de acordo com o Termo de adesão e compromisso da plataforma. Image
No tal termo de adesão e compromisso (na íntegra aqui wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pk…) o usuário se compromete a 'fornecer informações verdadeiras e exatas'. Image
Caso esteja 'faltando com a verdade', o usuário do Lattes pode estar sujeito aos artigos 297 (Falsificação de documento público) e 299 (Falsidade ideológica), por exemplo.

planalto.gov.br/ccivil_03/decr… ImageImage
O nome do Ministro Decotelli só pode ser encontrado na Plataforma Lattes se for selecionada a busca por doutores.

Duvida? Verifique por si mesmo: buscatextual.cnpq.br/buscatextual/b… Image
O Ministro Decotelli, portanto, deve explicações à sociedade brasileira.

É preciso esclarecer se o ministro esteve mentindo sobre sua formação acadêmica e quais as medidas que devem ser tomadas se assim for o caso.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Luís Fernando Tófoli

Luís Fernando Tófoli Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @lftofoli

Dec 21, 2023
A @Folha precisa tomar cuidado com o jornalismo declaratório, ainda mais ao trazer um artigo de outra mídia. Estou marcando o @folha_ombudsman aqui para que esteja ciente.

"Cetamina não é culpada por morte de Matthew Perry, opina médico sobre a droga"
www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2023…
A matéria citada saiu no TMZ, um site americano de entretenimento, e a tradução do título é: "Médico da ketamina diz :'Não culpem a ketamina... ainda é um tratamento efetivo'".

"KETAMINE M.D. SAYS DON'T BLAME THE KETAMINE... Still an Effective Treatment"
tmz.com/2023/12/19/mat…
Quem me segue sabe que eu combato o sensacionalismo em relação às drogas, especialmente a sua satanização por si mesmas. Para entendermos o uso problemático delas, temos que olhar muito antes para as pessoas do que para as substâncias. Mas também precisamos entender seus riscos.
Read 9 tweets
Dec 18, 2023
Oi pessoal, eu gostaria de falar um pouquinho para vocês sobre a morte do ator americano Matthew Perry, o Chandler da série "Friends". Vocês devem ter visto recentemente as informações sobre a causa da morte dele ter sido pelo uso de ketamina. Image
Antes de continuar, é importante alertar que esse #cordel tem gatilhos relacionados a ansiedade, depressão e uso problemático de drogas.
A ketamina é um anestésico com características psicodélicas dissociativas, cujo nome científico que a gente usa na Medicina é cetamina. Ela vem sendo utilizada de maneira off-label, ou seja, que não está prevista na bula do medicamento, para o tratamento da depressão.
Read 34 tweets
Jun 14, 2023
Isso saiu na @Nature no mês passado, mas só vi hoje, e ainda assim eu acho que vale a pena reportar: há uma crise na ciência, e ela afeta a saúde mental dos cientistas. A principal causa, segundo o artigo? A cultura tóxica da carreira. Segue o #cordel aí.

nature.com/articles/d4158…
O título do texto é "Há uma crise de saúde mental na ciência - a cultura de pesquisa tóxica é a culpada". O texto informa que pesquisadores relatam altas taxas de ansiedade e depressão, chamando a atenção para a necessidade de mudança antes que seja tarde demais​.
Estudantes de pós-graduação e pesquisadores enfrentam diversos desafios, desde baixos salários até assédio e discriminação. Alguns estudos recentes mostram que essas pressões têm impacto direto na saúde mental dos cientistas​.
Read 10 tweets
Feb 7, 2023
Sobre a tragédia evitável do advogado criminalista que morreu pelo disparo de sua própria arma causado por um aparelho de ressonância magnética, me pergunto: por quê?

Consta que Leandro Mathias de Novaes recebeu e assinou o termo de que informava sobre os riscos do magnetismo.👇🏼
Consta também que ele retirou a munição extra que levava(um pente com trinta balas – e eu também me pergunto pra que ele portava tudo isso de munição) e entregou para a equipe responsável.

Mas, por alguma razão, Leandro decidiu não retirar e entregar sua pistola carregada. 👇🏼
Ao se aproximar do aparelho para falar com sua mãe, que era quem fazia o procedimento, a arma, que estava oculta, foi atraída pelo campo magnético da máquina e bateu no aparelho, onde ficou aderida, mas não sem antes disparar e ferir o advogado, que faleceu 19 dias depois. 👇🏼
Read 12 tweets
Feb 6, 2023
Sou um cético fascinado com os fenômenos aéreos não identificados (FANI), o 'rebranding' dos OVNI. Não sei o que são, mas acho que já tá na hora de se estudar o fenômeno a sério. No #cordel, o resumo deste artigo da Scientific American sobre o tema.
scientificamerican.com/article/scient…
O artigo discute o aumento recente de interesse governamental nos EUA em estudar fenômenos aéreos não identificados (FANIs, antes chamados de OVNIs). A Agência de Inteligência Nacional dos EUA lançou um relatório não classificado sobre FANIs para o Congresso em 12 de janeiro.
Futuros relatórios serão apresentados anualmente. Além disso, a NASA criou uma equipe de estudo de 16 membros para melhorar o entendimento científico sobre os FANIs. Há também uma ampla variedade de esforços privados de pesquisa.
Read 14 tweets
Feb 3, 2023
Já foi aprovado prescrever MDMA e psilocibina na Austrália!

Essa novidade pegou desprevenida a comunidade psicodélica mundial. A Austrália será o primeiro lugar do mundo em que a prescrição terapêutica destes dois psicodélicos será legal.

Segue o #cordel aí para saber mais.
Em uma decisão inovadora e fora do radar para os estudiosos, a Therapeutic Goods Administration (TGA), o equivalente australiano da ANVISA, autorizará a prescrição do psicodélicos psilocibina e do entactógeno MDMA para fins terapêuticos, por psiquiatras.
tga.gov.au/news/media-rel…
A partir de 1º de julho de 2023, medicamentos que contêm as duas substâncias poderão ser prescritos por psiquiatras autorizados. As prescrições terão que sere direcionadas especificamente para o tratamento de dois transtornos mentais.
Read 14 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(