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18 meses de governo e vamos para o 4° Ministro da Educação.

Não acho que esse governo "desmontou a educação". Só não fez absolutamente nada! O que já é grave para quem ia nos transformar em um "paradigma de eficiência".

Ao invés de ficarem lacrando, o que poderiam ter falado?
Primeira coisa: ocupamos as últimas posições nos rankings de educação HÁ DÉCADAS.

De acordo com PISA de 2015 (Programa Internacional de Avaliação de Aluno), de 70 países, ficamos em 63°. Em 2000, com 32 países, fomos o último.

Ou seja, nosso desempenho é ruim não é de hoje.
Mas para resolver isso é muito simplista ficar apenas pedindo mais recurso para educação.

Segundo a declaração de Incheon (documento assinado no Fórum Mundial de Educação 2015), um país deveria investir entre 4-6% do PIB em educação.

O Brasil gasta 6%. Ou seja, estamos no teto.
E mais, 80% dos países, incluindo vários desenvolvidos, gastam menos que o Brasil em educação em relação ao PIB.

Isso porque entre 2008 e 2017, o investimento real com educação cresceu 901%.

Nosso problema é que O AUMENTO DE GASTOS NÃO TEM SE REVERTIDO EM RESULTADOS. Por quê?
UM DOS motivos é que não há incentivos para os gestores melhorarem os índices.

Faltam programas aqui como o programa americano "Race to the Top". Nesse programa, o governo americano concede mais recursos para quem tem melhores índices e quem melhora +.

Aqui, não existe isso.
Mas não para aí. Alocamos de acordo com o corporativismo.

No Brasil, o total investido no ENSINO SUPERIOR é 4x maior do que no ENSINO BÁSICO.

Ou seja, gastamos como país EUROPEU NO ENSINO SUPERIOR, mas como país AFRICANO NO BÁSICO. Isso influência no aumento da desigualdade.
Os mais pobres tendem a ir pra escola pública de pior qualidade e os mais ricos para a escola particular.

O que acontece, é que as diferenças se acentuam ao longo da vida e aumenta a desigualdade que no início já era grande. Ou seja, uma desigualdade intergeracional.
Todo mundo concorda que o governo deve concentrar os gastos no ensino básico. Bonito!

Mas vai falar em cobrar um tuition fee do aluno da Universidade Pública. Nem pensar...

Já que eles não deixam isso, que pelo menos deixe a Universidade atrair capital privado. Mas nem isso.
Em 2009, a família do banqueiro Pedro Conde doou R$ 1 milhão pra Faculdade de Direito da USP. Como de praxe, as Escolas homenageiam seus doadores.

Mas os alunos protestaram para tirar o nome de Pedro Conde em um dos auditórios construídos. A USP foi obrigada a devolver o valor.
Enquanto Weintraub e Velez ficaram debatendo sobre ideologia na educação, poderiam deixar claro os problemas:

- Problema não é falta de recursos
- Aloca-se mal entre Ensino superior e básico
- Faltam incentivos pra distribuir recursos
- Setor privado é bem vindo no Ens. Superior
91%
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