My Authors
Read all threads
Por que os órgãos precisam saber quem realizou o pedido de acesso à informação? A resposta é: NÃO PRECISAM! A preservação da identidade em pedidos de informação é uma conquista recente, que precisamos proteger com afinco. Siga a thread para saber por que e como. 👇
Por razões históricas, políticas e culturais, os cidadãos brasileiros ainda fazem poucos pedidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) aos seus governantes para saber como é utilizado o dinheiros dos seus impostos.
As pesquisas indicam que um dos motivos para o baixo número de pedidos de informação no Brasil está no receio de perseguições e represálias, como conta esse artigo do @NexoJornal, de @FAngelico e @arielkogan.
nexojornal.com.br/ensaio/2017/Po…
Um relatório da @ARTIGO19 relata 16 casos em que jornalistas e outros membros da sociedade foram intimidados ou tiveram um tratamento diferenciado por terem suas identidades reveladas em um pedido via Lei de Acesso à Informação (LAI).
artigo19.org/blog/2018/05/1…
Após pressão da sociedade civil e compromissos assumidos internacionalmente, em 2018, o Poder Executivo federal passou a permitir a opção de solicitar informações preservando a identidade, direito que depois foi ampliado para todos os estados.
fiquemsabendo.com.br/transparencia/…
Atualmente, você pode preservar sua identidade ao realizar um pedido para o governo federal clicando em um botão opcional. A maioria dos estados ainda não implementou garantias para esse direito. Por isso, a @okfnbr criou o projeto Queremos Saber: queremossaber.org.br
A questão é: por que um gestor precisa saber quem está fazendo ele prestar contas? Não é direito do cidadão saber? Não é dever do próprio gestor prestar contas sem que fosse necessário pedir? Se ninguém precisa justificar o motivo do pedido, por que precisaria se identificar?
Esse direito é pouco respeitado. Por isso, é necessário que a sociedade se mobilize! É importante adquirir o hábito de solicitar pedidos via LAI sobre sua região e denunciar ao @MPF_PGR e ao Tribunal de Contas do seu estado quando sua identidade não for preservada.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Fiquem Sabendo

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!