Fiquem Sabendo Profile picture
Agência de dados públicos independente e especializada na Lei de Acesso à Informação. Assine a newsletter: https://t.co/DDbvvna3v5 | Apoie: https://t.co/ElSiezxOv7
1 Jul 20
Por que os órgãos precisam saber quem realizou o pedido de acesso à informação? A resposta é: NÃO PRECISAM! A preservação da identidade em pedidos de informação é uma conquista recente, que precisamos proteger com afinco. Siga a thread para saber por que e como. 👇
Por razões históricas, políticas e culturais, os cidadãos brasileiros ainda fazem poucos pedidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) aos seus governantes para saber como é utilizado o dinheiros dos seus impostos.
As pesquisas indicam que um dos motivos para o baixo número de pedidos de informação no Brasil está no receio de perseguições e represálias, como conta esse artigo do @NexoJornal, de @FAngelico e @arielkogan.
nexojornal.com.br/ensaio/2017/Po…
Read 8 tweets
29 Nov 19
Chegou a B-LAI-CK FRIDAY, pessoal!( perdão)
A cada 20 curtidas nesse post, divulgaremos uma base de dados nova. Curtem, marquem seus colegas e chamem todos para assinar a nossa newsletter. (promoção válida até esgotar o nosso estoque)
Para assinar a newsletter: docs.google.com/forms/d/e/1FAI…
Primeira meta atingida. Vamos dobrar a meta!
Dados: todos os documentos e atas da comissão de combate ao derramamento de óleo no governo federal.

drive.google.com/drive/folders/…
ou ainda - consultaesic.cgu.gov.br/busca/dados/Li…
Read 26 tweets
17 Jan 19
#Thread --> De olho no enorme potencial de se abrir dados do governo, o jornalista Léo Arcoverde criou, em 2015, o portal Fiquem Sabendo. Desde então, publicou cerca de 500 reportagens com informações inéditas obtidas usando as ferramentas disponibilizadas pela Lei de Acesso.
Entrando em seu quinto ano, o Fiquem Sabendo cresceu e agora se tornou uma associação sem fins lucrativos. De um site jornalístico, o objetivo agora é se transformar em uma agência de dados públicos.
Agora, somos quatro jornalistas (@mavilaunberg , @toledoluizf , Matheus Moreira e Léo) na luta para empoderar outros colegas, cidadãos e pesquisadores na obtenção de informações públicas.

👉Acesso à informação é poder!👈
Read 6 tweets