My Authors
Read all threads
Eu, Dario Yanomami, encontrei hoje com o @GeneralMourao e vou contar como foi.
Fui até Brasília, mesmo com todos os riscos de viajar no meio dessa pandemia, para entregar a denúncia do povo Yanomami nas mãos do Vice presidente.
A deputada @JoeniaWapichana encaminhou nosso pedido e me acompanhou na reunião hoje de manhã. Eu disse para o general que os garimpeiros estão matando os Yanomami. Mataram mais dois parentes nessa semana. Isso precisa ser investigado.
Dois yanomami foram assassinados e muitos outros podem morrer com a violência dos garimpeiros. Além de atirar nos parentes eles estão levando a xawara #Covid19 para dentro das nossas aldeias
O vice presidente @GeneralMourao me recebeu por 20 minutos. Tinham mais quatro assessores, mas eles não disseram os seus nomes.
Entregamos um mapa com as invasões, nossas cartas e documentos.
Pedimos garantia de imediata retirada de todos os garimpeiros não indígenas e segurança para evitar novas invasões durante a pandemia da xawara #covid19.
Pedimos equipes formadas por forças de comando como fiscais do Ibama, do ICMBio, Força Nacional, militares das Forças Armadas e das Polícias Militares Ambientais, Policiais Federais e servidores da Funai.
O @GeneralMourao disse que vai resolver o problema, garantiu pra mim. mas ele não explicou direito como vai resolver. Perguntem pra ele como ele vai fazer a desintrusão já da Terra Indígena Yanomami. Perguntem pra ele: #EaíMourão?
Nós Yanomami vamos seguir pressionando o governo. Nós contamos 20 mil garimpeiros na nossa terra. O governo fala 3500. Ou seja, mais fácil tirar, não é? O importante é acabar o garimpo e tirarem a xawara #covid19 da nossa casa. Awei!
Peço a ajuda de todos vocês para continuar pressionando o @gen_mourão e o governo. O garimpo e a xawara #covid19 estão matando nossos parentes Yanomami. Isso tem que parar! Assine nosso pedido: foragarimpoforacovid.org

#ForaGarimpoForaCovid
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Dário Kopenawa Yanomami

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!