, 36 tweets, 6 min read
My Authors
Read all threads
Perdeu a live do Ray Dalio na #XPExpert? Segue o fio então:

1) Raymond Dalio é o criador da Bridgewater, maior e mais lucrativa gestora do mundo. Inicia dizendo que a filosofia da XP é parecida com a da Bridgewater e agradece a relação que construíram.
2) Por mais que não os tenhamos vivenciado antes, os padrões da história se repetem. Ray é mais um que enxerga semelhanças entre o que estamos vivendo atualmente e a década de 1930, por alguns fatores:
2.1) 1º - um ciclo de débito de longo prazo, resultado da acumulação de dívida resultante da política expansionista dos BCs, com queda nas taxas de juros. Como abaixar as taxas já não resolve mais, passaram a imprimir dinheiro para girar a economia.
2.2) Gaps de riqueza, valor e política. As distorções entre pobres e ricos e a polarização política estão muito fortes atualmente.
2.3) A ascensão de uma grande força que passa a desafiar o status quo mundial. No caso, a China.
3) Esses três fatores estão presentes atualmente como estiveram na década de 30. Dalio passou a ilustrar isso com gráficos.
4) Para entender o amanhã e fazer bem seu trabalho, Dalio disse que estudou muito história. Não é nem que a história "rima"; Dalio acha que ela se repete mesmo. Mostra gráficos históricos de dívida x PIB dos EUA. Estamos atingindo níveis semelhantes aos de 1930.
4.1) Para Dalio, isso vai impactar muito os mercados. Em 1933, quando Roosevelt disse que iria começar a imprimir dinheiro, os mercados reagiram mal devido ao abandono do "gold standard".
4.2) Vale lembrar que a década de 30 ficou conhecida como a Grande Depressão, em que os EUA e o mundo todo passaram por uma profunda crise econômica.
5) Com o excesso de liquidez que vemos atualmente, todos os ativos sobem de preço ao mesmo tempo. Isso faz os múltiplos andarem de forma unilateral (preço x lucros). Do mesmo modo, as dívidas também aumentaram sobremaneira, o que leva a questionar a capacidade de serem honradas.
6) Dalio começa a falar de desigualdade. Atualmente, a distância entre a renda dos 10% mais ricos do país para a renda dos 90% menos ricos é a menor desde a Grande Depressão.
7) O aumento do populismo (razão da eleição do Trump, por ex, nas palavras dele) tem consequências financeiras e políticas. A polarização nos EUA entre republicanos e democratas é a maior desde 1920. Outro indicador relevante é que o índice de congressistas que votam
7.1) conforme a ideologia do partido está perto de 90% (mais uma semelhança com a década de 30). Há uma grande divisão para se formular as políticas. Então, trata-se de um conflito social e político, com diversas implicações sobre o mercado.
8) Dalio mostra um gráfico com o poder de cada grande potência desde 1500, que abrange economia, potencial bélico, força da moeda etc. Os EUA atingiram seu auge após a 2ª Guerra e estão em ligeiro declínio desde então. Enquanto isso, a China cresce de forma exponencial, e já se
8.1) encontra bem perto dos americanos. Para Dalio, o iminente confronto entre EUA e China abrange trade war, guerra de tecnologia, guerra geopolítica e pode até chegar a uma guerra de capital entre os países. As consequências disso geram questões importantes:
8.2) Quais as implicações dessa impressão de dinheiro? Qual o valor do dinheiro? Qual dinheiro? Como proteger sua riqueza? Isso se soma ao gap político e econômico. Os EUA terão eleição esse ano. Como isso pode impactar a distribuição de renda? Esse conflito pode resultar em
8.3) cortes de taxas, de oferta de suprimentos, de tecnologia. Por ex, após a 2ª Guerra cortaram o suprimento de petróleo para o Japão.
9) Diante de tantos questionamentos, Dalio traz uma conclusão que de certa forma era esperada num painel com ele: o poder e a necessidade da diversificação são absurdamente importantes.
9.1) Dalio exibe uma tabela que mostra o poder de diversificação em relação aos retornos do portfólio. Ter aproximadamente 15 ativos descorrelacionados parece interessante. Quanto menor a correlação, maior tende a ser o retorno. Uma real diversificação se dá entre moedas, ativos,
9.2) países, idealmente. A partir disso, podem ser feitas apostas específicas no que, dentro de cada um desses ramos, pode performar melhor. Como efeito da estratégia, o investidor deve ter em mente que não será capaz de acertar todos os ativos: alguns subirão, outros cairão.
10) O painel abre para algumas perguntas do Paulo Leme, interlocutor: como construir um portfólio para resistir a juros negativos, crise de crédito e choques mais intensos, como o coronavírus? Para Dalio o dinheiro é o ativo mais arriscado, e não o mais seguro, ao contrário do
10.1) que se costuma pensar. Isso porque é um ativo com retorno real negativo, após taxas e inflação. Os "storeholds of wealth" serão ativos como ações de consumo não cíclico, que podem ser movidos e mudam pouco de valor (não confundir com cotação) ao longo do tempo.
10.2) Os EUA são privilegiados por terem uma moeda que é forte no mundo todo. Contudo, esse valor está se depreciando, devido à imensa impressão de dólar que vem sendo promovida pelo FED, o que é um risco. Por isso se mostra importante a diversificação em moedas, por ex.
11) A diferença entre o controle da COVID entre China e EUA pode ser um sinal de força dos chineses? Sim, e não só em relação à pandemia. Há diferenças culturais e informacionais entre os países. A China é hoje um país moderno e bem gerido. As ordens são cumpridas pela população,
11.1) o que gera um controle melhor. Os EUA são um país construído com base nas liberdades individuais, o que leva a maior individualismo. Todos têm uma opinião sobre tudo. Na China, as casas são extensão do regime. Há um controle "top down".
12) O dólar ser moeda forte permitiu que os EUA criassem mais dinheiro do que a efetiva capacidade de gerar. Se essa capacidade for perdida, com uma eventual perda do poder do dólar, por ex, essa dinâmica pode mudar. Lembrar do que foi dito sobre o gold standard abandonado por
12.1) Roosevelt. Isso vale para tecnologia também. O setor de tecnologia ilustra a competitividade americana e explica a diferença deles para a Europa. Por outro lado, hoje a China tem um setor de tecnologia que começa a fazer frente ao americano.
12.2) Todas essas diferenças e relações devem ser pensadas ao se pensar em diversificação.
13) Para os mais jovens, qual seria seu conselho para seguir uma carreira no mercado? E como ter sucesso? Na resposta, Dalio expõe algumas passagens que ficaram famosas em seu livro "Princípios". Para ele, "dreams + embracing reality + determination = successful life".
13.1) Ele enxerga 5 etapas para o sucesso. 1- saiba quais são suas metas; 2- esteja pronto para os problemas. Acolha suas falhas e problemas, pois são parte da jornada; 3- diagnostique o problema até encontrar sua causa raiz, que pode ser uma falha sua;
13.2) 4- desenhe uma forma de vencer o problema. Muitas vezes, você não terá que fazer nada, pois isso será resolvido com a ajuda de outros; 5- faça o necessário para que suas metas sejam atingidas.
13.3) Trabalhe e ame o que faz. Não trabalhe somente por dinheiro, não deixe o dinheiro exceder suas metas.
13.4) Pain + reflection = progress. O "no pain, no gain" nas palavras de Dalio. Uma experiência dolorosa ensina sobre a realidade e ensina como você lida com ela.
13.5) Dalio gosta de escrever seus aprendizados para não esquecê-los, e recomenda que todos façam isso. Escrever sobre algo faz com que pensemos mais a respeito.
14) Perdi um trecho sobre um gráfico, mas as ideias principais acredito que estejam aí. Parabéns à @xpinvestimentos por trazer essa lenda à Expert! Alguns produtos da Bridgewater são oferecidos atualmente nas plataformas da corretora.
15) @threadreaderapp unroll
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Daniel

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!