My Authors
Read all threads
Minha impressão é que as pessoas cansaram de discutir sobre o corona. O vírus não foi embora, mas não dá para avançar mais na compreensão do assunto.

Não é nem que o assunto tenha sido politizado. É que agora há dois universos mentais distintos e incomunicáveis.
Mas eu ainda tenho curiosidade pela realidade. Continuo achando que aquela previsão israelense estava certa: o vírus é mais contagioso do que o influenza e mais letal, mas é pelo menos dez vez letal do que as previsões alarmistas.

Também me parece que esse protocolo para...
... tratamento precoce tem grande chance de diminuir a letalidade na média, embora não seja uma cura garantida.

Além disso, certamente deve ser possível diminuir a letalidade aumentando a capacidade de reação do organismo (dieta saudável, exposição ao sol, etc.).
Outra coisa que me parece ser um dado de realidade: depois que o vírus atingiu o nível de contaminação comunitária, ele não vai mais embora. Nenhum país parece ter recurso para rastrear e isolar todos os casos depois que a coisa já está alastrada. Quem perdeu a janela...
... de fechar as fronteiras lá atrás, já elvis. Vai ter que conviver com o vírus.

E aí fica uma dúvida real: quanto tempo essa semi-quarentena generalizada é sustentável? Tanto psicologicamente (isto é: quanto tempo as pessoas aguentam?) como economicamente (quando acaba...
... a "munição financeira" dos governos?).

A minha dúvida já foi qual era a alternativa mais racional em termos de políticas públicas. Mas eu já aceitei que a racionalidade nesse assunto é impossível. A minha dúvida agora é saber o que vai quebrar primeiro.
A turma da ciência ainda não admitiu, aliás, que mudou inteiramente de discurso. A ideia era "achatar a curva" para chegar na imunidade de rebanho sem provocar um colapso hospitalar -- o que fazia algum sentido. Mas a curva foi achatada no mundo todo bem antes dessa imunidade.
A conversa inicial era que seria preciso chegar nos 70% da população para ter imunidade. Aqui em Ottawa parece estar em 1%. Das duas uma: ou se restringiu demais ou a doença era menos contagiosa do que se imaginava (e aí talvez a imunidade viesse com um percentual bem menor).
Ao menos tempo, ela não é tão pouco contagiosa ao ponto de poder ser extinta com o nível atual de isolamento. Aqui em Ottawa talvez a gente tenha uma das condições ideais para se isolar (pouca densidade, muita gente na área de tecnologia que pode trabalhar remoto). Ainda assim...
... os casos voltaram a crescer assim que começou uma reabertura moderada (com distanciamento social, máscaras, etc.).

Ou seja, mesmo um nível altíssimo de restrição não foi capaz de extinguir a coisa. Se o objetivo é ficar fechado até ela sumir, a gente vai ficar para sempre.
Logo, talvez a lógica operante seja manter essas medidas até a chegada da vacina. Porém, isso significa parar uma parte enorme da sociedade esperando algo que não tem garantia alguma de chegar. E se as primeiras vacinas tiverem problemas? E se demorar mais um ano e meio?
Aí volto para a minha dúvida: é possível ficar emitindo auxílio financeiro, programa de estímulo econômico para sustentar uma economia mundial zumbi por dois anos inteiros? Quando é que isso vai gerar uma revolta generalizada ou hiperinflação ou algo assim?
O outro lado dessa equação é o seguinte: a gente estava operando como se a globalização fosse uma força irreversível e qualquer restrição ao movimento de bens e produtos fosse impensável. Nem a direita nem a esquerda mainstream propunham nada muito radical nessa área.
Ou seja, no mínimo, isso tudo mudou radicalmente nossa impressão do que é possível e impossível.
Não ficou claro lá em cima: o vírus provavelmente te é DEZ vezes MENOS letal que as previsões alarmistas (tipo o Átila).

Outra coisa que eu acho que as pessoas não perceberam ainda: se você passar dois anos isolados, você provavelmente vai perder a chance de conviver com...
... pessoas que vão morrer também de outras causas. Por exemplo, um parente meu morreu (não de corona), há algumas semanas. Ou seja, o isolamento impediu visitas nos seus últimos meses. Se durar mais um ano, isso será multiplicado.
Em algum momento, as pessoas vão fazer esse cálculo e se revoltarem. A coesão social só tende a piorar, a meu ver.
Outra coisa que eu esqueci de comentar: é curioso quantos profissionais de saúde já morreram no RN, enquanto aqui no Canadá creio que houve poucas ou nenhuma mortes. Para mim, isso é sinal de que algo foi feito de bem errado nos protocolos dentro dos hospitais.
Parece haver indícios de que a carga viral é um fator na gravidade da doença. Por isso, profissionais de saúde seriam um dos principais grupos de riscos, já que podem ser expostos a uma carga bem maior que no dia-a-dia. Logo, o principal esforço deveria ter sido em protegê-los.
No mesmo sentido, atividades ao ar livre não deveriam ser proibidas, já que, mesmo se houvesse contaminação, a carga viral certamente seria bem mais baixa. Sem falar nos benefícios à saúde física e mental de passar tempo do lado de fora.
No entanto, a direção foi justamente o contrário: deixar todo mundo estressado, trancado em casa, apostando que a vitamina D virá inteiramente de suplementos, por tempo indeterminado.

Mas, claro, Bolsonaro é que é um genocida.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Lucas Mafaldo

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!