Hoje, 25 de julho, é Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha! Por isso, o @Carnavalize preparou um fio recheado de figuras femininas potentes, que foram homenageadas pelas escolas de samba em seus enredos! Bora conhecer? Segue o fio! 🧶 #25deJulho
O 1º título do Salgueiro, o 1º enredo sobre uma mulher negra, o 1º desfile na Presidente Vargas. Em 1963, o histórico Xica da Silva exaltou a ex-escrava que se casou c/ o responsável pela exploração de diamantes na região do Arraial do Tijuco, atualmente localizada em Diamantina.
Em 1994, Joãosinho 30 trouxe pra Viradouro Tereza de Benguela, ícone do movimento libertário da época escravocrata do país. Tomou frente do Quilombo de Quariterê, demonstrando-se um exemplo de liderança ao assumir o papel de coordenação política, administrativa e social do grupo.
Axé, Tereza! Divina alteza, meu tambor foi te chamar... Benguela também foi homenageada no desfile de 2020 da Barroca da Zona Sul, no retorno da escola ao Grupo Especial de São Paulo, em um pedido de tolerância e igualdade.
Em 2001, a Beija-Flor ficou com o gosto do vice ao contar a saga de Agotime. A monarca da região de Daomé foi trazida como escrava ao Brasil. Após comprar sua liberdade, passou a se chamar Maria Mineira Naê e fundou a Casa das Minas, tradicional casa de tambor tombada pelo Iphan.
Cultuada no Brasil como santa e heroína, Anastácia, é símbolo da resistência negra e foi enredo na Infantes de Piedade em 2010. A escola contou a história da mulher escravizada que recebeu a sentença de viver c/ a máscara de flandres por toda vida, retirando-a apenas para comer.
Símbolo da potência das criações afrodiaspóricas, Tia Ciata foi enredo da UPM em 2011. Mais do que simplesmente abrir sua casa para as reuniões que precederam o "Pelo Telefone", ela foi protagonista da história e fundamental no florescer da maior manifestação cultural brasileira.
O dom de compor é coisa de mulher! Dona Ivone Lara tornou-se integrante da ala de poetas do Império Serrano, uma das primeiras figuras femininas a ocupar esse espaço. Em 2012, recebeu ainda em vida a justa homenagem da escola de samba a qual dedicou sua vida artística.
Um Brasil de Lecis! Mangueirense, compositora, cantora, deputada estadual de São Paulo pelo Partido Comunista do Brasil, importante defensora da causa LGBTQIA+ e do povo preto. Leci Brandão foi enredo no Anhembi em 2012! A Tatuapé voltou ao Especial ao homenagear sua madrinha.
Joaquina Lapinha foi a grande homenageada do enredo da Inocentes de Belford Roxo em 2014. A cantora lírica e atriz mineira teve destaque no final século XVIII, em pleno período colonial. Como soprano, foi uma das primeiras artistas pretas do país com renome internacional.
Muito prazer, eu sou Zezé! Uma das atrizes negras mais produtivas do país, a eterna Xica da Silva já foi homenageada na Sapucaí duas vezes. A primeira vez em 1989 pela Arrastão de Cascadura e recentemente em 2017 pela Acadêmicos do Sossego, ambas no Grupo de Acesso.
A dona da inconfundível voz do samba, Alcione, tem raízes verde-e-rosa, com a Mangueira, marcando presença nos desfiles e na história da agremiação. Na terra da Garoa, pela Mocidade Alegre, ela recebeu uma linda homenagem em 2018, nos seus 70 anos de vida. Viva a nossa Marrom!
O samba a reverenciar... A trajetória da atriz negra pioneira a pisar no palco do Teatro Municipal, premiada internacionalmente c/ um Leão de Ouro, foi o enredo da Santa Cruz em 2019. Ao som de um sambaço, recebeu a homenagem em vida e desfilou aos 97 anos, emocionando a Sapucaí.
Salve a princesa! Em 2019, a Mancha Verde conquistou o primeiro título de sua história com uma homenagem a Aqualtune de Palmares, princesa do Congo e trazida como escrava para o Brasil. Aqui, refugiou-se no Quilombo dos Palmares, foi a mãe de Ganga Zumba e avó materna de Zumbi.
Elza. Sim, nós vimos Deus! E é mulher! A estrela da música mundial teve sua bibliografia aclamada pela Mocidade Independente de Padre Miguel em 2020, conquistando o 3º lugar. A Mulher do Fim do mundo, a voz do milênio, a garota do Planeta Fome, a ativista: essa preta tem poder!
Para o carnaval que vem, várias escolas já anunciaram enredos que trarão a negritude à Avenida! Em São Paulo, a cantora Clementina de Jesus será a grande destaque da Mocidade Alegre, enquanto a escritora Carolina de Jesus protagonizará o tema da Colorado de Brás.
Lembrada no enredo da Mangueira em 2019, Dandara dos Palmares foi líder quilombola e desempenhou papel fundamental na luta pela liberdade dos escravizados. Suicidou-se quando capturada para não retornar à condição de cativa e é enredo da Amizade Zona Leste p/ o próximo carnaval.
Em terras cariocas, com um tema em reverência a Exu, a Grande Rio evocará Estamira, mulher que viveu no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho. Na Série A, a Porto da Pedra já divulgou a sinopse para brindar uma das principais lideranças religiosas do país: Mãe Stella de Oxóssi.
É muita história! E aí, que outra mulher negra latino-americana ou caribenha já cruzou as avenidas? Quem ainda tem que ser enredo? Fale pra gente e carnavalize conosco! #25deJulho
Depois do assunto vir à tona com o super casório da produtora Carol Sampaio, o @g1 reuniu os valores e locais da nossa avenida sagrada que estão disponíveis para locação e quais os serviços envolvidos.
É melhor já quebrar o porquinho… 🧶
A @riodejaneiro (Riotur), que divulgou os preços em 2021, oferta os seguintes espaços da Marquês: Praça da Apoteose, o Museu do Carnaval, a pista de desfiles e as arquibancadas. As locações podem ser tanto separadas ou juntarem todos eles e colocar a Sapucaí pra funcionar como… twitter.com/i/web/status/1…
Se liga na tabela de preços:
👀 Praça da Apoteose (incluindo as arquibancadas dos setores 12 e 13) 👀
• R$ 13.200 - por dia de evento realizado no período das 8h às 18;
• R$ 15.600 - por dia de evento realizado no período de 18h às 8h do dia seguinte;
Nos últimos dias, o debate quanto ao cancelamento/adiamento do Carnaval do Rio de Janeiro voltou à tona após o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, anunciar o cancelamento do carnaval de rua da cidade. (+)
Apesar da garantia dos desfiles na Sapucaí como evento fechado, tal posição coloca em xeque uma das maiores manifestações culturais do país, afetando diretamente a economia de muitas famílias. (+)
Entraram no debate alguns parlamentares, os vereadores Tainá de Paula (PT) e Tarcísio Motta (PSOL), sendo o último presidente da Comissão Especial do Carnaval na Câmara. Houve também as manifestações de membros do comitê científico do RJ, o epidemiologista Roberto Medronho. (+)
Hoje não é feriado, mas bem que poderia ser, já que é aniversário da Deusa do nosso carnaval!
Nossa grande mestra Rosa Magalhães completa 75 anos de vida e a marca de 50 deles dedicados para a folia brasileira. 🧶
Rosa é filha de nomes importantes da nossa cultura. Seu pai, Raimundo Magalhães Júnior, foi membro da Academia Brasileira de Letras e jurado do primeiro concurso de escolas de samba.. Já sua mãe, Lúcia Benedetti, foi pioneira no teatro infantil.
Estudante das Belas Artes, chegou ao carnaval chegou nunca ter visto um desfile, mas fez parte do time lendário comandado por Arlindo Rodrigues e Fernando Pamplona. Em 1971, trabalhou num quintal em Botafogo desenhando os figurinos e fazendo adereços para o desfile do Salgueiro.
Você já é um leitor do Selo Carnavalize? Conheça nossos títulos!
O Selo Carnavalize é uma editora independente com foco na produção literária voltada à temática carnavalesca.
O projeto nasceu para resgatar a história do carnaval e das escolas de samba, através das redes sociais, exposições e, agora também, livros. Somos o primeiro selo do país dedicado exclusivamente a nossa maior festa.
Entre teses e dissertações acadêmicas, nosso objetivo é abranger diversas formas de pensar a cultura popular e as várias formas de carnavais pelo Brasil. O projeto já fez parte da Rico Editora e agora segue independente. #CarnavalizeConosco
As 12 escolas do Grupo Especial do carnaval carioca iniciarão amanhã (28/09) as gravações das finais de seus sambas enredos para o carnaval de 2022 e, consequentemente, o anuncio dos mesmos.
O modelo da disputa, diferente de tudo que já havíamos visto até aqui, foi conduzido pela promessa que as finais seriam unificadas e até mesmo poderiam ser transmitidas na Globo. Dito e feito! Teremos um programa exclusivo sobre carnaval na maior emissora do país.
PREPARE O SEU CORAÇÃO QUE NA PRÓXIMA SEMANA TEM MUITA EMOÇÃO!
Com a gravação da TV Globo se aproximando, as escolas de samba começaram a mobilização para anunciarem seus sambas nas próximas semanas. Se liga! ⬇️ #CarnavalizeConosco
MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL 💚🤍
A verde e branco de Padre Miguel que tem sua gravação com a TV Globo prevista para às 18h do dia 28/09, promete anunciar o samba campeão ainda na terça-feira em live no youtube.
IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE 💚🤍
Após a gravação do programa, por volta das 10h do dia 29/09, a queridinha de Ramos já programou seu almoço na casa de ninguém menos que Rosa Magalhães. Anota aí, 12h30 no youtube!