My Authors
Read all threads
Você tem impressão que sente mais dor que o resto das pessoas?

Se você é um dos azarados que herdou uma certa característica neandertal, pode ser que sinta mais dor que a média. Em outras palavras, tenha um limiar de dor menor - como de alguém 8 anos mais velho.
Siga o fio 👇(+)
Atualmente os cientistas têm à disposição vários genomas neandertais de alta qualidade e podem identificar alterações genéticas na espécie, investigar os efeitos fisiológicos e analisar as consequências quando ocorrem nas pessoas hoje, como proteção/tendência a doenças por ex.(+)
Numa dessas pesquisas, foi descoberto que os nossos ancestrais tinham um canal iônico (uma das portas de entrada de substâncias na célula, neste caso, um canal de sódio) característico que dá início à sensação de dor. (+)
Algumas pessoas, especialmente da América Central e do Sul, mas também da Europa, herdaram uma variante neandertal de um gene que codifica esse canal.(+)
Usando dados de um grande estudo populacional no Reino Unido, pesquisadores do Instituto Max Planck mostraram que os britânicos que carregam a variante neandertal que expressa esse canal iônico experimentam mais dor. (+)
A variante neandertal do canal de íons carrega três diferenças entre os aminoácidos da variante comum, 'moderna', e isso é o que leva ao aumento da sensibilidade à dor nas pessoas de hoje. (+)
No nível molecular, o canal de íons dos neandertais é mais facilmente ativado, o que pode explicar por que as pessoas que o herdaram têm um limiar de dor reduzido.(+)
Segundo os autores, é difícil dizer se os neandertais em si sentiam mais dor que a maioria de nós, porque a dor também é modulada na medula espinhal e no cérebro (fora as questões sociais e individuais envolvidas no processo da dor).(+)
Mas este trabalho mostra, pelo menos, que o limiar para iniciar impulsos de dor era menor neles do que na maioria dos humanos atuais. (+)
*Baseado em release do Max Planck Institute for Evolutionary Anthropology, Leipzig (Alemanha).

Link para o artigo na revista Current Biology:
linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S…
Disclaimer:
A dor, aguda ou crônica, é um processo extremamente complexo, individual e cujas variações não são totalmente compreendidas até hoje pela ciência. Então, essa é mais um pedacinho de informação para juntar ao quebra-cabeça, não a explicação final, muito menos completa.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Luiza Caires - jornalista de ciências

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!