1. Teve lição importante hj nos resultados da GM pro 2o tri. Segue o fio 👇🏼
A GM teve um consumo de caixa grande: $9bi, ou 25% do valor da Cia em bolsa. Dado as circunstancias, isso era esperado, devido a uma condição natural do negócio de montadora: o capital de giro negativo.
2. Montadoras são conhecidas por "espremer o fornecedor". Elas negociam prazos longos de pagamento, tão longos que superam o prazo de recebimento de recebíveis e de liquidação de estoque. Com isso, a empresa "se financia" com seus fornecedores em mercados de alta.
3. Isso permite a GM ganhar ainda mais $$ por carro do que somente o "lucro" gerado com cada carro vendido. Mas se é bom na alta, é muito ruim na queda. Qdo as vendas caem igual caíram no 2T, a GM perde mais que o "lucro cessante".
4. Ela consome também capital ao quitar fornecedores mais rapidamente que recolhe outros recebíveis. Isso é condição raríssima no mundo dos negócios, mas vale para montadoras. Explica a dificuldade colossal sofrida pela GM e Chrysler em 2009.
5. A boa notícia, é que esse efeito deve ser totalmente revertido na saída da pandemia. A grande maioria das plantas da GM já estão operando em 3 turnos, e é consenso na industria que há demanda reprimida, não atendida nos últimos meses devido ao "factory freeze" que ocorreu.
6. Veja na imagem abaixo, que esse efeito de "suppliers" (fornecedores) explica grande parte dos 9bi de caixa consumidos. A CFO da Cia disse em conferencia hj que todo o -9bi será recuperado no cenário base deles de recuperação para o resto do ano.
7. Ultimo ponto: imaginem que as vendas não recuperem. A partir do próximo trimestre, a GM consumiria outros -9bi? A resposta é não! Efeitos de K de giro só ocorrem qdo a empresa cresce ou decresce. Ficando estável de um período para o outro não libera ou consome K de giro.
8. 2020 não é 2009: A GM se mostrou resiliente a um desafio de K de giro (por queda de demanda) que acabaria com muita empresa. Lição aprendida pela GM em 2009 e assim provado nos resultados de hoje.
9. Em cenários normalizados, ainda seria uma empresa que gera ~15-20% do seu valor em caixa por ano: um value stock clássico!
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Veja na imagem abaixo que, ao contrário de 2013 quando éramos importadores líquidos (short petróleo), hoje o Brasil (e a Petro) é exportador líquido de petróleo. Sim, ainda importamos combustíveis que não conseguimos produzir nós mesmos (refinando petróleo nosso)
mas esses barris são poucos frente aos barris que exportamos de petróleo. A Petro importa hoje ~0,4mn de barris de combustíveis/dia, mas exporta 0,9mn de barris de petróleo bruto/dia. Ela atende o mercado interno com essas importações + refino de petróleo próprio aqui no Brasil
1. 🐽🌽Vamos falar de BRF? A empresa anunciou um plano ambicioso ontem, buscando mais que triplicar o tamanho da Cia na próxima década, sem aumentar alavancagem e concomitantemente retornando o pagamento de dividendos.
2. Para chegar no grande plano de ontem, precisamos rever os últimos 3 anos, período em que a Cia passou por um grande “turnaround” nas suas operações. De 2018 até hoje, a empresa promoveu ampla renovação no seu conselho de administração e diretoria.
3. A receita líquida cresceu em +8% no período, elevando o lucro operacional caixa (EBITDA) em +83%. Sua divida liquida caiu -7%. Sua alavancagem, medida em divida líquida/EBITDA caiu de 6,0x em 2018 para 3,0x em set/2020.
1. Vamos comparar a Weg com uma empresa americana de componentes industriais ligados à energia renovável? A Weg vocês já conhecem. A outra se chama Generac, uma empresa pouco conhecida mas com um histórico que impressiona.
2. Hoje a Generac é focada em geradores de energia, principalmente geradores "standby" que são acionados no momento de uma queda de energia. A Weg também produz geradores, mas seu negócio como um todo é mais diversificado. Curiosamente, as empresas tem vários aspectos em comum.
3. Ambas saíram de <$500mn de receita na década de 90 para ~$2,3bn hoje. A figura abaixo mostra a receita da Weg na esquerda, em reais. Na direita temos a receita da Generac em dólares. Veja que ambas cresceram de forma impressionante. A trajetória é até parecida, visualmente.
(1) Na apresentação do RD Day hoje, a Raia Drograsil, entre outras iniciativas, anunciou o lançamento de sua plataforma de saúde. Apesar de ser uma iniciativa interessante e com bastante potencial, a RD não foi a primeira empresa listada a ter essa ideia.
(2) Antes, uma breve explicação sobre plataformas de saúde: elas possibilitam interações entre os consumidores e os prestadores de serviço, além da integração de produtos e serviços de saúde de forma a garantir a qualidade e a eficiência ao longo da jornada do paciente.
(3) Quem ganha com a plataforma de saúde? De um lado, os prestadores inseridos na plataforma conseguem ofertar mais produtos e serviços,
1. GM lançou em seu site de relações com investidores agora um vídeo do seu GM China Tech Day. Abaixo, elaboramos alguns destaques/novidades sobre os avanços da GM em veículos autônomos/elétricos, tema importante para nosso investimento na Cia.
2. O "Ultium Battery System" permitirá aceleração de 0-100km em 3 segundos. Provavelmente esse seria o sistema em seu melhor desempenho, não valendo para todos os modelos. Mas é bom saber que a tecnologia permite tanta aceleração.
3. Mundialmente, usuários do sistema SuperCruise, que permite direção autônoma em rodovias, já rodaram 10 milhões de KM com o sistema ativado. Estando nas rodovias compatíveis, os usuários ficam com o sistema ativado ~50% do tempo.
Embora o setor de serviços tenha começado a se recuperar, ainda segue muito mais fraco do que o varejo, onde as vendas já estão próximas dos níveis pré-crise.
2)O setor de serviços é naturalmente o mais afetado pelo isolamento social. Em linha com a evolução da doença, a volta a "normalidade" tem sido mais lenta aqui no Brasil. Em contraste, a forte queda das mortes/casos na Europa tem levado a rápida recuperação da mobilidade por lá.
3)Nos EUA, a mobilidade parou de subir puxada por estados que tiveram que voltar atrás na abertura: Flórida, Texas, Califórnia e Arizona.