My Authors
Read all threads
Vários especialistas no Brasil acreditam que uma vitória de Joe Biden em novembro não causaria ruptura nas relações EUA-Brasil pq os EUA não querem empurrar o Brasil para os braços da China. Podem estar corretos. Mas seria preciso certo pragmatismo do lado de Bolsonaro. 🧵👇
O caso da derrota de Macri sugere que não podemos ter essa certeza. De fato, muita gente esperava que Bolsonaro adotasse uma postura mais pragmática quando ficou claro que Fernandez se tornaria presidente da Argentina. Deu-se o oposto.
Bolsonaro disse que "bandidos de esquerda" estavam de volta ao poder em Buenos Aires. Até hoje, ele nunca falou com Fernández.
Vamos supor o seguinte cenário: Eduardo Bolsonaro continua tuitando vídeos pró-Trump. Os democratas condenam continuamente cada tweet, como aconteceu na semana passada. A eleição no dia 3/11 está muito apertada. Duas semanas dps os votos por correio ainda estão sendo contados.
Em 20/11, o procurador-geral dos EUA, William Barr, sem apresentar evidências, começa a falar sobre fraudes massivas nas eleições. Trump diz que os democratas roubaram a eleição.
Se você acha que Bolsonaro não apoiaria Trump nesse momento, você está colocando muita fé em um homem que vê a política externa como um meio de animar sua base.
Para um antiglobalista pró-Trump, a teoria da conspiração de que globalistas, comunistas, Biden, Maduro, Felipe Neto, Adnet, ateus e os chineses trabalharam juntos para roubar a eleição de Trump seria simplesmente irresistível. Grupos pró-Bolsonaro no WhatsApp pegariam fogo.
Difícil imaginar que nenhum filho do presidente se manifestaria publicamente.

A recontagem continua e, após semanas de impasse, a Suprema Corte decide que Biden venceu. Até lá, Bolsonaro repetiu numerosas vezes a acusação de Trump de que as eleições nos EUA foram fraudadas.
Bolsonaro seria um dos poucos chefes de Estado a tomar partido.

Estamos em 21 de janeiro de 2021. Biden é empossado como o 46º presidente dos Estados Unidos. Eduardo Bolsonaro escreve noTwitter: "Os globalistas venceram uma batalha, mas venceremos a guerra".
Esperemos que o cenário acima nunca aconteça. Mas diria que é um pouco otimista supor que Biden vencerá por uma margem ampla o suficiente para Trump aceitar a derrota sem contestação. Se Trump desafiar o resultado, a grande questão é: Bolsonaro ficará quieto?
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Oliver Stuenkel 🇧🇷

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!