My Authors
Read all threads
Lendo alguns comentários sobre o CAQ vejo o quanto existe a necessidade de debater um ponto:

- Atrelar repasses e valorização da docência mediante entrega de resultados.

Primeiro de tudo: Essa métrica foi aprovado na PEC do Fundeb.

Só que se faz necessário fazer uma pergunta:
O que vem antes: Notas boas ou investimentos públicos para notas boas?

Essa política de "accountability" na educação, também chamada de responsabilização unilateral, empenha uma culpabilidade dos resultados a professores e escolas.
Os testes padronizados não levam em conta fatores múltiplos e únicos que têm peso suficiente para se expressar nesses resultados.

De fato, dentro da proposta de responsabilização na PEC o conceito socioeconômico se apresenta, mas se apresenta inclusive desfigurado.
Aqui uso análise do Professor Dr Freitas:

"Este processo admite que algumas escolas terão mais dificuldades que outras em função da composição sócio-econômica de seus estudantes – daí a inclusão do nível sócio-econômico – mas, dificuldades à parte (+)
entendem que os alunos têm o “direito de aprender” e este direito tem que ser garantido pela escola, a despeito da origem da desigualdade inicial com a qual o estudante chega a ela e das condições de trabalho e funcionamento desta. (+)
O que importa é que a escola os “corrija” provendo “igualdade de oportunidades” para todos, garantida pela aquisição de uma base nacional comum curricular.

******** Os mecanismos sociais produtores da desigualdade saem ilesos." (parte importante do texto).
Sempre discuti aqui no Twitter quão limitado são as propostas avaliativas padronizadas (deixarei no final desse fio) e como a complexidade do trabalho educativo é reduzido nesses testes.

Passamos para uma educação que "Treina" para testes, mas não educa.
Markovits (2019) debate esse tipo de proposta e suas deficiências em “The meritocracy trap: How America’s Foundational Myth Feeds Inequality, Dismantles the Middle class, and Devours the Elite”.
A meritocracia dessa política transforma o que se chama de desigualdade social para "desigualdade de mérito".
Dr Freitas:
A pretensa igualdade de oportunidades pretende anular, pela escola, a desigualdade construída no âmbito de uma sociedade de desiguais e num passe de mágica, sem olhar para as condições de vida e para as condições operacionais da escola.
E pra responder a pergunta utilizo um ditado popular:

Não adianta colocar a carroça na frente dos bois.

As escolas necessitam de ter estrutura mínima adequada (CAQi) para ofertar uma educação digna.

E isso não anulará os múltiplos fatores que pesam na educação e sociedade.
O #FUNDEBcomCAQ é garantia de que a estrutura escolar e valorização da docência, bem como controle do desempenho orçamentário, estejam presentes e que a diversidade seja olhada por uma boa Lupa.
Vale ressaltar que até a organização pilar desse tipo de política, avaliações em testes padronizados cheios de carências de abordagem, já vem ela própria criticando essa conduta.
Onde esse tipo de política nasceu (atrelar investimentos de acordo com índices) não deu certo nesses últimos 30 anos.

 Daniel Koretz, bem como @DianeRavitch, apontam que após as sucessivas divulgações da avaliação nacional (NAEP) demonstram a estagnação da educação nos EUA
O que quero frisar aqui?

Não adianta transferir para o professor e a escola o ônus das desigualdades sociais dos estudantes.

Não é papel político e nem social das escolas e professores superar tais desigualdades enquanto o sistema que as produz continua intenso.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Celia, a flor nativa

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!