My Authors
Read all threads
Domènec Torrent colocou Pedro, Vitinho e Michael no segundo tempo contra o Atlético-MG. O Flamengo jogou num 5-1-4 ou um 2-3-5?

No fim, não importa. Mais importante que entender esquema é entender uma ideia e o tempo que ela leva para virar um time. Segue 👇
Torrent explicou que queria deixar cinco atacantes contra a defesa do Galo, que naquele momento também tinha cinco jogadores. O técnico queria criar situações de "1 a 1". Faz sentido, já que Bruno Henrique e Gabigol são rápidos e bons para driblar e fazer o gol. Image
Para equilibrar o meio-campo, Rafinha e Filipe Luís foram para o lado.

É a ideia dos laterais por dentro, que Guardiola tanto usou com a ajuda de Dome no Bayern. Lahm e Alaba jogaram muito assim e esse posicionamento inspirou diversos times no mundo. A inversão da pirâmide. Image
Filipe joga bem por dentro, Rafinha conhece Dome, Michael e Vitinho abertos podem driblas laterais e Pedro sabe se virar entre os zagueiros.

Tudo faz sentido! Você consegue entender a lógica de cada coisa. Uma coisa leva à outra, soa natural.

Chamamos isso de uma boa ideia.
Ideia vem de ideal, algo tão certinho...que não existe. Por isso o futebol não é feito só de ideias, mas sim da execução delas. Quando sai do papel e vai pra realidade, a ideia muda. Se adapta ao lugar, tempo, pessoas e situação em que ela está.

Isso se chama contexto. Image
Ter cinco atacantes em campo não te faz ser mais ou menos ofensivo. O que faz o time ser ofensivo é saber desorganizar uma defesa e CRIAR ESPAÇO para que a bola chegue ao gol.

Como se cria espaço?
- movimentos com e sem a bola
- corridas
- passes
- cruzamentos

Com dinâmica.
O 5-1-4 ou 2-3-5 te mostra apenas um desenho inicial que serve como base. Mas não te a forma como o time cria espaço para atacar e diminuir eles para se defender.

O treinador não "tem" ou coloca esquema tático. Ele estimula os jogadores a cumprirem uma determinada dinâmica.
Se esquemas não são importantes, então vamos falar de posição. Bruno Henrique é atacante e Léo Pereira é zagueiro.

Ok, mas eles se movimentam em campo e a posição não fala onde e com quem acontece o movimento. Léo Pereira pode dar um passe de 30m ao atacante. Ele vira meia? Não!
Aqui entra uma palavra muito repetida, que é função. É o conjunto de tarefas que um jogador deve fazer ao longo da partida.

Melhora, mas um jogador pode ter muitas funções no campo. Pode atacar e defender conforme o momento do jogo ou o adversário.
Qual é o esquema do Flamengo se o time se defendeu com uma linha de quatro quando tinha cinco atacantes? Qual a função do Vitinho, que ora aparecia por dentro e ora pelo lado?

A pergunta certa é: qual é a ideia de jogo do Fla e quantos % o time conseguiu aplicar? Image
Para uma ideia dar certo ela precisa ser passada com clareza, compreendida pelos jogadores, colocada em prática no treino e nos jogos e ir se ajustando àquele monte de coisas que falamos de contexto para criar dinâmicas e ir abrindo espaços no adversário. É um processo.
Por estar no início do processo, o Flamengo se postou com cinco atacantes e não entendia uma coisa básica: precisava se movimentar. Vitinho recebia a bola sozinho.

Se aproximar do jogador com a bola faz o adversário sair do lugar e abre espaço para outro jogador aparecer ali. Image
A coisa fica mais complexa: a dinâmica tem variáveis, como bola, espaço, companheiro, time e adversário. Num nível maior, o tempo do jogo e estado emocional também afetam. Absolutamente tudo é contexto.
globoesporte.globo.com/blogs/painel-t…
A falta de movimentação faz o Flamengo ir tocando pra trás até a bola chegar em Léo Pereira. O time continuou totalmente estático, e enquanto Léo conduz, Vitinho faz um movimento de fora para dentro, procurando o espaço nas costas de Hyoran. Image
Ele até identificou a movimentação, mas foi tão lento que, quando recebe a bola, Jair já posicionou o pé pra não deixar ele dominar. Vitinho tenta girar e a jogada cai em falta. O Flamengo recomeça, toca de um lado a outro e não dá em nada. Image
É completamente natural o Flamengo estar desconectado e fora de ritmo porque Torrent teve MENOS DE UMA SEMANA de treino.

Lembra que criar dinâmica no time é um processo? Processo significa tempo.
Tempo é a coisa mais importante na vida humana.

É finito, passa rápido e o que você faz nele é o que define quem você é e se você consegue realizar seus sonhos ou não.

No fim é como futebol: o que define um time é como ele usa o espaço e o tempo que tem em campo.
Não dá pra analisar uma ideia ou um time sem levar em conta o TEMPO de trabalho, o tempo de vida dos jogadores e o tempo em que o técnico desenvolve suas ideias (que é maturidade). Não existe ideia boa ou ruim. Existe ideia com mais ou menos tempo para ser entendida.
Ok, então em quanto tempo o Torrent colocará suas ideias, que são BEM diferentes da do Jesus, no time? Quantos dias leva pra todo mundo entender tudo?

É aí que tá a graça do futebol: não existe uma resposta certa.
Jorge Jesus levou 20 dias, o período de pausa para a Copa América para colocar suas ideias no Flamengo. Levou gols nos seis primeiros jogos e quase foi eliminado pelo Emelec. Com a saída de Cuellar, ajustou o time em um mês e ganhou cinco títulos pelo Flamengo em 13 meses. Image
Jurgen Klopp ficou 4 anos no Liverpool e só perdeu. Levou goleada do West Ham e do Burnley, ficou de fora da Liga dos Campeões por vários anos até finalmente chegar numa final e...perder. Tentou de novo noutro ano e finalmente venceu num dos times mais espetaculares da década. Image
Um levou dias, outro levou anos. Quem é melhor? Quem é pior?

Depende do tempo que você avalia eles!

O técnico pode controlar o treino, a didática que ele tem para passar sua ideia, sua forma de convencimento...mas não controla o tempo que leva para colocar dinâmica num time.
Por isso que a pergunta que todo mundo deve se fazer é: quanto tempo estou disposto a dar para que as boas ideias do Torrent, como o Jogo de Posição e os laterais por dentro, se transformem num time? E não só num time que joga bem, num time que vence?
globoesporte.globo.com/blogs/painel-t…
Quanto tempo a torcida do Corinthians está disposta a dar ao Tiago Nunes?

Quanto tempo você estaria disposto a dar a um treinador como o Dorival, que tem ótimas ideias e sempre pegou times na metade da temporada?

globoesporte.globo.com/blogs/painel-t…
Tempo é importante, mas a gente usa mal demais ele.

Discutimos qualidade individual, julgamos pessoas que sequer conhecemos e não entendemos a ideia de cada técnico e o tempo que elas precisam para virarem realidade. Ou porque elas não deram certo e precisam ser descartadas.
Seria mais inteligente se a gente não apontasse o dedo por aí, como cruelmente fizeram com Bruno Henrique, e buscasse entender o como e os porquês das coisas.

E, é claro, o tempo. Quanto tempo o Flamengo dará a Domènec? Ou ele terá que vencer antes para ter tempo?
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Leonardo Miranda

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!