My Authors
Read all threads
A partida ACG 3x0 FLA mostra como funciona um time que tem jogadores que ainda não assimilaram as ideias do novo treinador. Mas assim, nem de perto. Segue o fio e vamos trocar uma ideia sobre a derrota acachapante do Flamengo.
Como muitos já sabem, Domè é adepto do jogo posicional. De forma bem simplificada, a ideia do jogo posicional é de que há espaços pré-determinados no campo que devem ser preenchidos.
A bola roda, passa de pé em pé, até encontrar os jogadores em espaços em que consigam partir pra definição da jogada.

O problema é que com Jorge Jesus os jogadores do Fla estavam acostumados a outra coisa. Estavam acostumados a buscar o setor da bola, agrupar, aproximar, tabelar
E ai vem o primeiro problema. Por falta de costume as novas ideias, quando algum jogador do Fla passa muito tempo sem tocar na bola e, principalmente, vê o time mal, sem conseguir progredir, ele sai da posição pra buscar o jogo. E ai a ideia do jogo posicional vai pro espaço.
Gabigol no 1T foi o retrato disso. Éverton também voltou muito pra buscar jogo. Gérson respeitou mais o posicionamento no 4-3-3 que o Fla iniciou a partida, jogando mais avançado que o de costume, mas a bola nem chegava nele.
Aliás, esse 4-3-3 inicial com Vitinho aberto na direita e BH na esquerda não chegou nem perto de funcionar. E ai me parece que Domè está promovendo mudanças estruturais grandes com muito pouco tempo de trabalho. Não houve tempo para os jogadores assimilarem as ideias.
Outro ponto crucial para essa ideia não ter funcionado passa pela improvisação de Rodrigo Caio como lateral. A ideia era manter a linha de 4 defensiva, mas quando o time avançar, Rodrigo ficava numa espécie de saída de 3 junto com GH e Léo, enquanto Filipe Luis avançava.
Mas o Atlético-GO forçou bastante o jogo pela direita e assim criou diversas oportunidades. Isso porque o melhor zagueiro do time virou um lateral sem cacoete nenhum pra posição.
Pra piorar, quando o Fla conseguia fechar os espaços na direita, os cruzamentos e inversões pra outro lado do campo sempre pegavam uma avenida aberta.
Filipe Luis não tem mais vigor físico pra subir, dar amplitude, ajudar lá na frente e voltar pra fechar a linha defensiva quando o time perde a bola. Ele simplesmente não tem fôlego pra isso.
Aliás, precisamos falar dessa transição defensiva do Fla com mais detalhes. A pressão pós-perda que funcionava magistralmente com JJ simplesmente sumiu. A verdade é que com Jesus, o Fla jogava mais agrupado, sem tanta necessidade da tal amplitude.
E quando o time tá agrupado e você tem mais jogadores no setor da bola, fica mais fácil fazer a pressão pós-perda justamente porque você tem muitos jogadores no setor onde a bola foi perdida.
Com Domè, a amplitude é inegociável. E isso deixa o time mais espaçado. Isso não quer dizer que não haja pressão pós-perda no jogo posicional, pelo contrário. Veja os times do Guardiola e perceba que a pressão pós-perda também existe. Só que há diferenças na execução.
Diferenças essas que os jogadores parecem ainda não fazer ideia de como executar.

Dessa forma, sem a pressão pós-perda, o que se via era uma linha defensiva sempre correndo pra trás. O Atlético-GO quase sempre conseguia progredir muito com a bola após recuperá-la.
Lembra da bola descoberta? Pois é, a bola estava sempre descoberta. E qual é o gatilho que esse time do Fla está acostumado? Bola descoberta = linha de defesa corre pra trás.
E pior, além de correr pra trás, algumas vezes víamos a linha totalmente desconfigurada. Houve um lance no primeiro tempo em que Filipe Luis virou lateral-direito, Rodrigo Caio zagueiro pela esquerda, Léo Pereira zagueiro pela direita e não havia lateral-esquerdo. Uma zona.
Com todos esses problemas, o 1T foi de amplo domínio do Dragão. Apenas após o 2o gol que Domè decidiu tomar uma atitude. Voltou pro 4-4-2 que o time tá acostumado, jogando Vitinho pra esquerda, ER7 pra direita e empurrando BH pra dupla de ataque de Gabigol.
A decisão era necessária, mas perigosa. É o tipo da atitude que pode passar pro jogador que o treinador está sem convicção. E dai pra perder a mão do elenco é um pulo.
Bom, a mudança foi feita e o time passou a controlar mais a posse, mas continuava criando pouco. O Atlético se defendeu bem no 4-1-4-1 e fechou os espaços. As poucas oportunidades pararam na má pontaria de Gabigol. No contra-ataque, o Dragão continuava machucando e dando trabalho
Na volta do 2T, Domè tira Vitinho e GH e entra com Pedro e Rafinha. Desfaz a besteira de ter R. Caio de lateral, ajeita a linha de 4 defensiva e mantém a linha de 4 no meio. A diferença é que agora, Pedro é a dupla de ataque de Gabigol e BH volta a colar na ponta esquerda.
O time parecia melhorar, criou oportunidades, mas de novo parou na má pontaria. Com 15’, Domè tira ER7 e entra com Arrascaeta. A princípio, nenhuma mudança tática, já que Arrasca continua na mesma posição de ER7 jogando pelo corredor direito.
Com pouco mais de 10 min em campo, porém, outra mudança tática. Arrasca vira dupla de ataque de Pedro, e Gabigol vai pra ponta direita. Muita mudança tática durante as partidas em tão pouco tempo de trabalho pode ajudar nessa falta de assimilação dos jogadores.
Depois de mais um gol perdido por Gabigol, vem o golpe final. Mais um contra-ataque encaixado do Dragão e um petardo do meio da rua entra no ângulo. Dai pra frente foi só esperar o juiz apitar.
Quando foi contratado, Domè disse que faria alterações no time. Mas disse que seria aos poucos. Não é isso que estamos vendo. O catalão tenta implementar ideias diferentes, muda a estrutura tática do time e, por enquanto, a resposta em campo foi bem ruim.
Vamos ver como Domè reage a esse péssimo início de campeonato. O tempo para treinar e implementar as ideias é curto e os jogadores claramente estão confusos com as mudanças.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Bruno Pet

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!