My Authors
Read all threads
OBITUÁRIO: PRÍNCIPE DOM EUDES DE ORLEANS E BRAGANÇA (1939-2020)

Faleceu em 13 de agosto de 2020, no Rio de Janeiro, aos 81 anos de idade, após longa enfermidade, Sua Alteza Real o Príncipe Dom Eudes Maria Regnier Pedro José Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança.
Nascido a 8 de junho de 1939, em Mandelieu, no Sul da França, foi o segundo dos doze filhos do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 até o seu falecimento em 1981, e de sua esposa, a Princesa Dona Maria da Baviera.
Devidamente registrado no Consulado-Geral do Brasil em Paris, foi batizado às vésperas do início da Segunda Guerra Mundial.
Seus padrinhos foram o seu tio-avô paterno, o Príncipe Dom Ranieri de Bourbon-Sicílias, Duque de Castro (Chefe da Casa Real das Duas Sicílias de 1960 até o seu falecimento em 1973), e a sua avó materna, a Princesa Franz da Baviera (nascida Princesa Isabelle de Croÿ).
Tetraneto do Imperador Dom Pedro I, o Libertador, trineto do Imperador Dom Pedro II, o Magnânimo, e bisneto da Princesa Dona Isabel, a Redentora, era descendente da Sereníssima Casa de Bragança, reinante no Brasil e em Portugal desde 1640.
De seu bisavô, o Marechal Conde d’Eu, provinha em legítima varonia dos Reis da França, da milenar Dinastia Capetíngia. E de sua augusta mãe herdava as tradições da Família Real da Baviera, a Casa de Wittelsbach, originada no século IX e célebre nas artes e na cultura.
Chegou ao Brasil aos seis anos de idade, em 1945, quando o fim da Guerra na Europa permitiu à Família Imperial Brasileira em fim retornar à Pátria, encerrando o penoso exílio que lhe fora imposto por ocasião do golpe republicano de 15 de novembro de 1889.
Passou a infância no Rio de Janeiro e em Petrópolis, antes de transferir-se, em 1951, para o Norte do Estado do Paraná, pois seu pai havia adquirido uma pequena fazenda naquela região, que era então a grande fronteira agrícola do Brasil.
Em 1965 tornaram a se mudar, desta vez para um sítio em Vassouras, antigo pólo cafeeiro do Império no Centro-Sul do Estado do Rio de Janeiro.
Recebeu de seus pais uma esmerada formação moral e religiosa, voltada para o serviço à Nação, e fez seus estudos nos Colégios Coração Eucarístico e Santo Inácio, no Rio de Janeiro, e no Colégio Cristo Rei, em Jacarezinho.
Em 1959 ingressou na Escola Naval, recebendo seu espadim no dia 25 de agosto de 1962, Festa do Duque de Caxias. Em 1968, como Primeiro-Tenente, foi oficial de ligação a bordo do Iate Real Britannia, que trazia a Rainha Elizabeth II do Reino Unido, em viagem oficial ao Brasil.
Frequentou ainda a Escola de Submarinos, eventualmente se tornando um dos maiores especialistas brasileiros nesse tipo de embarcação.
Falando português, francês, alemão e inglês, com pós-graduação em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro) e cursos de especialização nas Universidades de Nova York (Estados Unidos), Cambridge (Reino Unido) e Ontário Ocidental (Canadá), foi para a reserva em 1970.
Era então Capitão-Tenente, e deixou o serviço ativo a seu próprio pedido.
Na iniciativa privada, atuou na produção de vinhos, na indústria naval, no mercado financeiro e na área de turismo, servindo também como Presidente do Grupo Brasil e Vice-Presidente da Federação da Câmara de Comércio.
Grande entusiasta do golfe, esteve entre os pioneiros do esporte no Brasil, chegando mesmo a ser aceito como associado do seleto Real e Antigo Clube de Golfe de St. Andrews, na Escócia.
A 3 de junho de 1966, renunciou solenemente, em seu próprio nome e em nome de todos e cada um de seus descendentes, a seus direitos ao Trono e à Coroa do Brasil.
No dia 8 de maio de 1967, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Sumaré, no Estado de São Paulo, desposou Dona Ana Maria de Moraes Barros.
De tradicional família paulista, a Princesa Dona Ana Maria de Orleans e Bragança é filha do Doutor Luiz de Moraes Barros, outrora Presidente do Banco do Brasil, e de sua esposa, Dona Maria do Carmo de Cerqueira César.
Nasceram-lhe dois filhos deste casamento: o Príncipe Dom Luiz Philippe de Orleans e Bragança, hoje Deputado Federal por São Paulo, e a Princesa Dona Ana Luiza de Orleans e Bragança.
Residia em um apartamento no bairro da Lagoa, no Rio de Janeiro, e ocasionalmente representava a Família Imperial em eventos e solenidades, o mais das vezes relacionados à nossa Marinha.
Por fim, para efeitos genealógicos e heráldicos, resta-nos dizer que o Príncipe Dom Eudes, era Grã-Cruz das Imperiais Ordens de Pedro I e da Rosa, da Casa Imperial do Brasil.
Era também Bailio Grã-Cruz de Honra e Devoção da Ordem Soberana e Militar Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta e Grã-Cruz da Sagrada e Militar Ordem Constantiniana de São Jorge, da Casa Real das Duas Sicílias.
Além de recipiente da Medalha Almirante Tamandaré de Mérito Naval, da Marinha do Brasil.
Em nome do Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, a todos pedimos orações pelo eterno repouso da alma de seu irmão.

Requiem aeternam dona ei Domine, et lux perpétua luceat ei.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Pró Monarquia

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!