My Authors
Read all threads
Sobre a derrubada do veto ao PLC 173:

(1/n) Estados/municípios estão na linha de frente da batalha contra o vírus, precisando de ajuda financeira do Governo federal p/ fortalecer a prestação de alguns serviços públicos essenciais - educação, saúde, segurança e limpeza urbana.
(2/n) O equilíbrio das contas públicas estaduais e municipais já se colocava como enorme desafio para governadores e prefeitos. O fraco desempenho da economia combinado com elevado grau de rigidez das despesas públicas já pressionava os orçamentos dos governos subnacionais.
(3/n) O rápido contágio da doença vem ocasionando isolamento, seja por medidas coercitivas do poder público, seja pelo próprio medo das pessoas saírem de casa. A consequente desaceleração da atividade econômica impacta diretamente 2 principais impostos subnacionais: ICMS e ISS.
(4/n) Nesse contexto, a transferência de recursos p/ os entes da federação é inescapável. Sem a mesma autonomia da União, que pode se endividar no mercado, os governos subnacionais dependem da ajuda do Governo federal p/ se manterem na linha de frente da luta contra o vírus.
(5/n) O Congresso Nacional aprovou a LC 173 para regulamentar o programa de socorro financeiro a Estados e Municípios no enfrentamento ao Coronavírus. A iniciativa suspende o pagamento das dívidas dos estados e entrega recursos da União aos governos subnacionais.
(6/n) Como contrapartida, a LC 173 vedou reajustes salariais de funcionários públicos e a realização de concursos públicos, com exceção das seguintes carreiras (desde que diretamente envolvidos no combate à pandemia): saúde, segurança, educação e limpeza urbana.
(7/n) O Poder executivo vetou o dispositivo para não permitir exceções ao dispositivo que veda aumento de despesas com pessoal, CABENDO RESSALTAR QUE O EXECUTIVO FEDERAL FORÇOU A APROVAÇÃO DA MP QUE REAJUSTOU SALÁRIOS DE MILITARES, DIAS ANTES DA APROVAÇÃO DA LC 173.
(8/n) Lideranças da CÂMARA DOS DEPUTADOS e do Senado destacaram esse veto específico para análise em separado. O Senado votou pela derrubada do veto, primeiramente, e a Câmara dos Deputados irá deliberar na sequência.
(9/n) Ainda que se reconheça a importância das carreiras excepcionalizadas, o veto pode ser mantido. Vale ressaltar que a lei em análise autoriza - em outro dispositivo (§ 5º, art. 8º) – o pagamento de bônus e vantagens a profissionais de saúde e de assistência social.
(10/n) A razão da derrubada do veto pelo Senado tem uma razão. Não impedir a autonomia dos governos estaduais e municipais de contratar funcionários, realizar concursos ou conceder reajustes ou AUXÍLIO financeiro para carreiras da saúde, educação, segurança e limpeza urbana.
(11/n) A derrubada do veto Não gera impacto fiscal. Somente permite que cada governador ou prefeito, juntamente com o legislativo, tenha possibilidade de contratar servidores, realizar concurso, conceder reajuste ou algum tipo de auxílio financeiro para DETERMINADAS carreiras.
(12/n) Quais são essas DETERMINADAS CARREIRAS:

policiais, militares, agentes socioeducativos, profissionais de limpeza urbana, serviços funerários, assistência social, profissionais da educação pública e da saúde.
Fim
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Leonardo Ribeiro

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!