My Authors
Read all threads
Como Jair Bolsonaro persegue adversários – Parte 1: As duas ABINs
[thread por @apyus]
No trecho mais polêmico da reunião ministerial de 22 de abril de 2020, Jair Bolsonaro reclama que as Forças Armadas e a Polícia Federal não lhe passavam dados de inteligência. Que a ABIN, apesar do que chama de aparelhamento, compartilhava alguns.
Mas que só um “sistema de informações” particular estaria funcionando como o presidente da República desejava.
noticias.uol.com.br/politica/ultim…
De fato, Bolsonaro já havia deixado escapar que, de alguma forma, vinha sendo alimentado com informações privilegiadas.
Ainda em dezembro de 2019, sem apresentar provas, insinuou que Wilson Witzel teria “gravado conversa entre dois marginais citando meu nome para dizer que eu sou miliciano“.
politica.estadao.com.br/blogs/fausto-m…
Na ocasião, citou como fonte o que chamou de “inteligência“. Meses depois, revelaria que a tal inteligência se tratava de “amigos policiais civis e policiais militares no Rio de Janeiro“.
g1.globo.com/politica/notic…
Em abril de 2020, para sabotar o combate ao coronavírus tocado por Luiz Henrique Mandetta, Bolsonaro deu a espiões da ABIN e ao que a Veja chamou de “militares do Exército” a missão de montar um dossiê contra o ministro da Saúde.
veja.abril.com.br/politica/plana…
Um dia após a demissão de Mandetta, veio a notícia de que o presidente comentava com parlamentares que recebera da “inteligência” informações de que Rodrigo Maia, João Doria e parte do STF estariam se articulando para derrubá-lo.
www1.folha.uol.com.br/colunas/painel…
Na reunião ministerial do dia 22, o presidente chega a reclamar de um pessoal que estaria “se reunindo de madrugada, pra lá, pra cá“. Era uma referência à articulação do presidente da Câmara.
oantagonista.com/brasil/a-chave…
Ao final daquele mês, Bolsonaro insinuou que teria um áudio que faria de Joice Hasselmann investigada por disseminação de fake news.
No mesmo 28 de abril, o Jornal da Record apresentaria um áudio em que a deputada federal solicitava a criação de perfis falsos para defendê-la nas redes sociais.
Já em maio, dois dias antes de a PF tornar público o depoimento que Moro prestara a respeito da interferência presidencial na corporação, Bolsonaro deu a entender que tivera acesso precoce aos relatos do ex-ministro da Justiça.
crusoe.com.br/diario/bolsona…
Mas nada chamou mais atenção do que o ocorrido em 26 de maio, quando a mesma PF cumpriu mandados de busca e apreensão no gabinete do governador do Rio de Janeiro.
oglobo.globo.com/rio/2272-pf-fa…
As denúncias que apuravam saíram de um dossiê contra Witzel que passara pelas mãos de Bolsonaro antes de chegar, por intermédio de um aliado, a Augusto Aras, na PGR.
crusoe.com.br/edicoes/110/a-…
Naquela semana, Filipe Martins...
archive.li/uolAk
...Carla Zambelli...
g1.globo.com/jornal-naciona…
...e Eduardo Bolsonaro deram a entender que souberam antecipadamente que desafetos de Bolsonaro em breve teriam problemas com a Justiça.
archive.vn/LFtfN
Sem perceber, a imprensa batizou o “sistema de informações” particular de Bolsonaro ainda no segundo mês do mandato. Porque a primeira manchete sobre a “ABIN Paralela” data de 17 de fevereiro de 2019.
blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/p…
Tratava-se de uma sandice de Carlos Bolsonaro que contava com a participação de Alexandre Ramagem, mas seria vetada por Gustavo Bebianno e Carlos Albertos dos Santos Cruz.
oglobo.globo.com/brasil/bebiann…
Com o veto inicialmente atribuído a Augusto Heleno, na época não foi percebida a estranha coincidência de Bebianno ser demitido um dia após a agência clandestina de espionagem virar notícia.
g1.globo.com/politica/notic…
Questionado por Rodrigo Maia, que reportava o temor parlamentar de uma arapongagem presidencial, o chefe do Gabinete de Segurança Institucional garantiria que “isso aí já acabou“.
blogs.oglobo.globo.com/merval-pereira…
Mas, apenas três dias após a queda de Bebianno, Marcelo Costa Câmara foi nomeado Assessor Especial do Gabinete Pessoal do Presidente da República.
in.gov.br/materia/-/asse…
Apesar do cargo pomposo, o coronel do Exército comandaria a tal Abin Paralela dentro do Palácio do Planalto.
veja.abril.com.br/politica/o-cor…
Mais adiante, vazariam à imprensa que o araponga contava com o auxílio de Márcio Cavalcante de Vasconcelos, um tenente-coronel da Polícia Militar do Distrito Federal.
politica.estadao.com.br/noticias/geral…
Co-autor do veto que nada vetou, Santos Cruz findou demitido em junho de 2019. Ou justamente quando a ABIN Paralela conseguiu provas de que o então secretário de governo havia criticado o presidente da República em uma conversa com colegas militares.
veja.abril.com.br/politica/o-cor…
Um mês depois, sem Santos Cruz para atrapalhar, Carluxo emplacou Ramagem na direção-geral da ABIN.
abin.gov.br/en/alexandre-r…
Ao final do ano, os gastos sigilosos da Agência Brasileira de Inteligência tinham mais que dobrado.
crusoe.com.br/diario/contrat…
Mas Heleno não se incomodou. Tanto que, em fevereiro passado, delegou a Ramagem poderes para: conceder diárias e passagens a servidores ligados à agência; autorizar e prorrogar contratos; e dispensar licitações.
oantagonista.com/brasil/general…
Ainda aos cuidados do homem de confiança de Carluxo, a Abin pediria ao Serviço Federal de Processamento de Dados acesso a fotos e informações pessoais de mais de 76 milhões de brasileiros que possuem carteira de motorista.
theintercept.com/2020/06/06/abi…
Uma semana após a reunião ministerial de 22 de abril, a queda de Moro permitiu a Bolsonaro nomear Ramagem ao comando da PF, mas a decisão seria contida no STF por Alexandre de Moraes.
portal.stf.jus.br/noticias/verNo…
O cargo, no entanto, foi entregue a Rolando Alexandre. E o braço-direito do braço-direito de Carluxo assumiu o posto topando a missão de aproximar a PF da ABIN.
veja.abril.com.br/brasil/policia…
Em decreto do final de julho, Bolsonaro não só criou novos cargos na agência...
brpolitico.com.br/noticias/bolso…
...como deu vida ao Centro de Inteligência Nacional, um novo órgão que contaria com 17 agentes para “planejar e executar ações de inteligência voltadas ao enfrentamento de ameaças à segurança e à estabilidade do Estado e da sociedade”.
oglobo.globo.com/brasil/bolsona…
Em paralelo, Heleno estudava no GSI a criação de uma norma que permita punir servidores até mesmo pelo que publicam em perfis privados nas redes sociais, o que abriria uma brecha para avançar contra o aparelhamento do qual Bolsonaro reclamava na ABIN.
blogs.oglobo.globo.com/sonar-a-escuta…
Foi quando “a grande ficha caiu”, e o STF decidiu por 9 a 1 que a espionagem da agência deveria se ater a um mínimo de interesse público.
g1.globo.com/politica/notic…
Quatro dias depois, contudo, o plano seguiu adiante, com Ramagem usando o decreto de Bolsonaro para reposicionar 83 servidores na agência.
blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/p…
Quanto à ABIN Paralela tão noticiada pela imprensa nacional, é possível conferir neste link tudo o que foi feito pelas autoridades competentes contra a estrutura clandestina que Bolsonaro montou no Planalto.
bigassmessage.com/a8b7a
Uma versão mais completa dessa thread pode ser lida e compartilhada por este link.
jornalismo.art/como-jair-bols…
Se você gostou da leitura e gostaria de ajudar, é possível neste link fazer doações de qualquer valor via Catarse, Apoia-se, PagSeguro, PayPal, PicPay e Patreon. Desde já, muito obrigado a todo mundo que tem doado.
jornalismo.art/como-ajudar/
Se quiser receber atualizações do projeto por e-mail, cadastre-se em nossa newsletter.
mailchi.mp/987c3cebb1b9/j…
Para compartilhamentos no Facebook, sugerimos este link (curtam e sigam a página também):
facebook.com/jornalismo.art…
E este link para compartilhamento no LinkedIn:
linkedin.com/posts/jornalis…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Jornalismo Arte

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!