My Authors
Read all threads
Quando ouvimos sobre escravidão já vem à nossa mente as imagens do negro no engenho, né? Mas a história da escravidão vem de muito antes disso e se expandiu para muito além daqui.
“A propriedade de escravos! O nômade é inventor da escravidão, e, assim, criou a semente do Estado, a primeira exploração econômica do homem pelo homem.”
– Franz Oppenheimer, O Estado (1908)

[Ainda não há tradução desse livro para o português, mas estou o traduzindo :) ]
Oppenheimer defendia que as tribos de pastores nômades subjugavam as tribos de camponeses sedentárias, destruindo suas aldeias, tomando seus recursos, pegando suas crianças e aqueles que estivessem aptos a trabalhar e sequestrando suas mulheres para abusar delas.
As tribos de pastores dominantes, então, percebem que o camponês morto não produz, e deixa de destruí-los para apenas visitá-los para tomar seus recursos, usando de violência em suas visitas e os protegendo de outras tribos de pastores. Depois, o camponês subjugado, ao invés de
receber a visita dos pastores dominantes, passa a levar seus recursos a eles, assim o camponês subjugado não sofria com a violência direta, apenas a ameaça dela, e o pastor dominante poderia usar seu tempo para outras coisas, ou seja, subjugar outras tribos de camponeses.
Com o tempo, o pastor dominante passa a viver no mesmo território que os subjugados, e passa a criar instituições que interferem nos assuntos internos deles. Em decorrência disso, a tribo dominantes e a tribo subjugada passa a se misturar, tornando-se uma só raça, uma só etnia
um só povo. Mas as instituições de exploração econômica dos subjugados pelos dominantes persistem, tanto a divisão entre dominante e subjugado quanto a exploração econômica de um pelo outro continuam existindo. A pergunta é: qnd isso deixou de ser a história de senhor e escravo?
Quando isso deixou de ser a história de uma classe dominante para uma classe de subjugados?

É daí que vem a pergunta de Nozick, até hoje não respondida.
E a escravidão, que antecede o Estado e cria os meios pelos quais o último atua, foi repleta em seus tipos. Ela está longe de se resumir apenas à horrível história da escravidão racial nas Américas.
Por muito tempo foi comum o escravo por dívidas, quando o homem não havia meios de pagar uma dívida era tomado como escravo. Ou ainda em Roma, por exemplo, temos exemplos como o filósofo Epiteto e o famoso Espártaco, que liderou uma rebelião de gladiadores escravos
Na China Antiga e no Egito Antigo, era comum haver uma corte formada por escravos eunucos, e no Brasil ainda havia escravos urbanos, como o escravo de ganho, que deveria dar parte do que recebia em seu trabalho para o seu senhor, por enquanto buscava a alforria com o restante.
Eu, o @lybrjack e o @omunicipalista gravamos um AnarcoCast para falar sobre o assunto da escravidão #escravodoestado

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Medeiros – N.E.P.I. 🏴‍☠️

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!