My Authors
Read all threads
Quer descobrir os melhores lugares pra trabalhar na TI? Procure quem usa agilidade de verdade, quem exige a escrita de testes, quem tem uma política clara de inclusão (e meios pra denúncia anônima de abusos). Fuja de empresas em que gerentes de projeto têm muito poder. Fio.
Mais palpável: a empresa busca diversidade na contratação, respeita as pessoas pelo que elas são, e as incentiva a serem elas mesmas no ambiente de trabalho. Se esforça por usar linguagem neutra de gênero.
Pergunte se a empresa já teve conflito com clientes (internos ou externos) por assédio. Se disser que não teve, está mentindo. Daí pergunte como ela lidou. Ela ficou do lado do lucro ou dos funcionários?
Peça referência a ex-funcionários e (ex) terceiros. Pergunte sobre o foco em excelência técnica. Sobre assédio.
Conhece alguém que trabalha em um cliente da empresa? Pergunte como eles são.
Algumas vezes você vai se surpreender. Tem muita empresa mentirosa por aí.
Se você aceitou a proposta e mentiram, pergunte como e quando vão mudar o comportamento. Se não mudarem em muito breve, saia de lá. Gente mentirosa não vai melhorar. Cuidado, nesse caso tem muita enrolação. "semana que vem" vira "mês que vem" que vira "ano que vem". It's a trap.
E lembre-se que o mercado de TI é concorrido. Os piores lugares precisam pagar os maiores salários, e acabam ficando com gente que topou esse assédio, que não costumam ser as melhores pra nada. É a turma do "sim senhor" e do "sabe com quem tá falando".
Isso é economia básica.
Quem trata bem paga a média de mercado. Há exceções, mas não muitas. Faça uma análise das empresas que conhece e confirmará. Fora do Brasil tem mais dinheiro e é menos comum (mas ainda é comum), mas essa é a realidade daqui.
Prêmios como o GPTW e reviews no Glassdoor nem sempre revelam a verdade. Sei de empresas entre as que estão em destaque que assediam os funcionários pra darem nota alta e que falsificam reviews.
Nada substitui falar com gente de verdade.
E não gaste tempo com trolls do Twitter que gritam o contrário com voz de autoridade. Não o são. Não tem poder de contratar ninguém, muitas vezes nem de influenciar. São só isso, trolls barulhentos. O caminho da seriedade, respeito ao próximo e inclusão sempre terá gente melhor.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Giovanni Bassi 🇧🇷

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!